Olá, pessoal, tudo bem?
Este post é sobre termômetros!
Quem é tentante há um bom tempo, já tem o seu e com certeza já até colocou nome nele. (O meu é Fred, abafa) =D
Quem nunca ouviu falar do termômetro basal? Ele é um dos itens principais do Método Sintotermal ou do Método de Billings combinado. Com um pouco de estudos e uma tabela (ou aplicativo), você poderá facilmente detectar quando está ovulando, ou seja, teu período fértil, aqueles dias em que há maiores chances de conceber.
Quem nunca ouviu falar do termômetro basal? Ele é um dos itens principais do Método Sintotermal ou do Método de Billings combinado. Com um pouco de estudos e uma tabela (ou aplicativo), você poderá facilmente detectar quando está ovulando, ou seja, teu período fértil, aqueles dias em que há maiores chances de conceber.
Clássica tabela para marcar a temperatura! |
Bom, por que um bom termômetro é imprescindível para uma tentante? Porque ele é fundamental para ajudar na detecção do período fértil, aumentando (e muito!) as chances de engravidar a cada ciclo! Muitas tentantes combinam a aferição da temperatura basal com o método de Billings (observação do muco cervical), e passam a ter pleno conhecimento do seu corpo. Esse auto-conhecimento chama-se empoderamento.
Um bom termômetro, de preferência digital, irá te auxiliar a detectar o pico do LH, pois há um pequeno aumento na temperatura basal da mulher.
Veja o gráfico a seguir. Ele não poderia ter sido construído sem o auxílio de um termômetro.
O aumento da temperatura, por si só, não é confiável para determinar o início da fase lútea, uma vez que o evento pode representar uma pequena infecção. A medição da temperatura basal para detecção da ovulação deve vir sempre acompanhada da observação do muco cervical e de preferência com o auxílio dos testes de ovulação.
A medição pode ser feito via oral ou vaginal. A vaginal é mais confiável, no entanto, se você não se sente bem para fazer dessa forma, pode utilizar a forma oral.
- Para a medição oral: o termômetro deve ser colocado de baixo da língua por mais ou menos 5 minutos ou até você ouvir o beep (aviso sonoro).
- Para medição vaginal: o termômetro deve ser inserido pelo menos 5 centímetros no canal vaginal por mais ou menos 5 minutos ou até você ouvir o beep (aviso sonoro).
A aferição da temperatura basal com o objetivo de detectar a ovulação, deve obedecer algumas regras.
- Medir todos os dias pela manhã;
- Dormir pelo menos 4h seguidas antes de medir;
- Medir todos os dias no mesmo horário (eu meço todos os dias as 6:30 da manhã);
- Não comer, levantar, urinar ou até mesmo falar nada antes de medir. Apenas estender o braço, lentamente, pegar o termômetro e fazer a medição;
- Anotar a temperatura em um papel ou no próprio aplicativo em que é construído o gráfico. Pode ser que o seu termômetro não armazene a última temperatura, e daí ficará difícil lembrar. Dica: de todos os aplicativos, para mim, o mais confiável e completo é o Fertility Friend.
Lembre-se que ovular no 14º DC (dia do ciclo) não é uma regra.Tipos
Existem diversos tipos de termômetros, os de mercúrio, os infravermelhos, os digitais comuns e os digitais com alta precisão, com duas casas decimais, próprios para detectar a ovulação. Há variações do termômetro digital, como por exemplo, aqueles que possuem cabo flexível, para maior conforto nas medições por via vaginal.
Aplicativos para auxiliar na marcação e detecção da ovulação
Abaixo, seguem alguns aplicativos para te auxiliar a acompanhar a temperatura basal.
1) Mercúrio; 2) Infravermelho, 3) Digital comum com ponta flexível. |
Abaixo, seguem alguns aplicativos para te auxiliar a acompanhar a temperatura basal.
- Fertility Friend Tracker: esse é sem dúvida o mais usado por todas as tentates. Possui mais de 10 anos de experiência. Eu uso ele e digo que nunca encontrei nenhum parecido em termos de confiança e precisão. Possui calculadora de ovulação avançada, calendários menstrual e tabelas de fertilidade. O FF (sigla para Fertility Friend) te ajuda a engravidar porque ele interpreta os teus próprios sinais de fertilidade, e não um padrão qualquer definido. Acompanha seu ciclo e outros sinais de fertilidade (temperatura corporal basal/BBT, fluido cervical, sintomas, etc).
- Passo-a-passo em português para usar o aplicativo Fertility Friend: AQUI.
Aplicativo Fertility Friend |
- OvuView: Promete ser um anticoncepcional poderoso, um calendário menstrual simples e também ajudar a aumentar as chances de engravidar. Possui 14 métodos de decteção de fertilidade, permite fazer anotações e dá dicas. Possui versão em Português.
Aplicativo OvuView |
- Glow: Calendário menstrual e de ovulação e companheiro da fertilidade. Grava temperamento, sintomas, relações sexuais e medicamentos. Apenas IOS e idioma em inglês.
Aplicativo Glow |
- WomanLog: Calendário menstrual e de fertilidade para mulheres. Possui previsão de ovulação, resumo trimenstral, gráficos, sintomas, registro de peso, pílula, temperamento, avisos (menstruação, peso, tempertatura basal). Permite fazer anotações. Apenas IOS. Possui versão em Português.
Aplicativo WomanLog |
Termômetro basal de alta precisão (centesimal)
O termômetro ideal para ajuda a detectar a ovulação, é o termômetro de alta precisão, com duas casas decimais. A única loja que vende esse termômetro é a Baby to Be. Além de ser super preciso, ele ainda possui a haste flexível, ideal para as tentantes que preferem medir a temperatura por via vaginal. Para comprar, clique aqui.Termômetro de precisão com duas casas decimais e haste flexível, vendido pela Baby to Be. |
Onde comprar:
- Farmácias (as farmácias vendem apenas o termômetro comum, nenhuma possui a precisão de duas casas decimais).
- Lojas virtuais: Baby to Be, que vende o termômetro digital de precisão Flexterm por R$ 59,90.
Nenhum comentário:
Postar um comentário