Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2016

Ácido fólico para tentantes: sim, ele ajuda a engravidar

Olá! Mais um post de utilidade pública para as tentantes!

Este post é sobre o ácido fólico, sua importância para um bebê saudável e sim, sua contribuição na fertilidade do casal.

Esse assunto me chamou a atenção depois que vi uma resposta no Yahoo Respostas. Fui procurar a fonte da informação e encontrei o blog da Alessandra, do canal Da Fertilidade à Maternidade. O post dela (para quem quiser, aqui está), foi escrito em 2009 mas ainda está bem atual. Ela elenca algumas pesquisas que relacionam a ingestão de ácido fólico à capacidade reprodutiva.

De forma geral, aqui estão listados alguns benefícios dessa vitamina:
  • Evita a má formação fetal (formação do tubo neural e das terminações da coluna vertebral);
  • Evita problemas como o de espinha bífida;
  • Evita anencefalia (feto sem cérebro);
  • Evita deformações como lábio leporino;
  • Previne síndrome de down;
  • Aumenta a qualidade dos óvulos da mulher;
  • Aumenta a produção e qualidade dos espermatozóides;
  • Reduz o risco de anormalidades nos espermatozoides;
  • Ajuda a diminuir os sintomas de enjôos e náuseas do início da gestação;
  • Previne a anemia;
  • Diminui as chances de parto prematuro;
  • Ajuda na produção de leite materno.
Antes de falar a respeito da ajuda dessa vitamina para engravidar, gostaria de bater um papo com vocês a respeito da comum superdosagem de ácido fólico.

Os profissionais de saúde recomendam começar a suplementação 3 meses antes de engravidar. Sabemos também que a recomendação diária de ácido fólico é de 400mcg ou 0,4mg (400 microgramas), que devem ser tomados até a 12ª semana de gestação.

Eu sempre fui muito desconfiada em relação ao ácido fólico. Se nós sabemos que a recomendação diária é de 0,4mg, porque a maioria dos profissionais receitam marcas que possuem 4mg ou 5mg de ácido fólico em cada cápsula? São 10 vezes mais do que o recomendado. E não, isso não passa batido para o organismo. Não é tão simples assim "o que não precisa o organismo elimina". Vitaminas em excesso podem ter efeitos catastróficos na saúde. 

Uma das últimas notícias a respeito, é super atual, do dia 13/05/2016, onde diz que "excesso de ácido fólico na gravidez dobra risco de autismo". Essa "conclusão é de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, apresentado nesta sexta-feira durante o Encontro Internacional para Pesquisa sobre Autismo de 2016, em Baltimore" (Fonte: Veja). O interessante é que ácido fólico na quantidade ideal reduz em quase 40% o risco de autismo em recém-nascidos, pois é essencial para a síntese de DNA e processos de reparação de nosso organismo (Fonte: Veja).

Há um post mais recente, falando exclusivamente a respeito dos perigos da superdosagem do ácido fólico, para ler, clique aqui. Vamos nos empoderar e bombardear nossos médicos com pergutas.

ATENÇÃO portadoras de trombofilia (mutação da MTHFR) e hipotireoidismo, leiam este artigo:
Bom, mencionado o assunto da superdosagem de ácido fólico, falemos a respeito da importância dessa vitamina para os casais tentantes.

Importância do ácido fólico na fertilidade feminina
Não há muita informação a respeito do assunto, principalmente em português. De forma geral, estudos sugerem que a ingestão diária de ácido fólico aumente a qualidade dos óvulos da mulher.

Um estudo conduzido por médicos do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Messina, Itália, analisou os resultados de uma suplementação com mio-inositol, melatonina e ácido fólico nas mulheres que estavam em tratamento para realização de Fertilização in Vitro (FIV). Esse estudo concluiu que o tratamento com mio-inositol, melatonina e ácido fólico melhoraram a qualidade dos ovócitos (células que darão origem ao óvulo) e aumentaram as chances de gravidez em mulheres que tinham históricos de baixa qualidade do ovócito. Também reportaram a alta qualidade dos embriões das mulheres que foram submetidas ao tratamento. Veja o estudo aqui.

Uma outra pesquisa, demonstrou que um tratamento pré-natal com ácido fólico afeta positivamente o microambiente do ovócito maduro, ao reduzir as concentrações de homocisteína no fluido folicular, acarretando no aumento do diâmetro do folículo. Veja a pesquisa aqui.

Importância do ácido fólico na fertilidade masculina
Gostaria de compartilhar com vocês três pesquisas muito interessante.

A primeira foi feita por nutricionistas brasileiras. Esse primeiro estudo analisou a o resultado da suplementação de vitaminas e minerais (chamados micronutrientes) em um homem de 38 anos, portador de oligoastenoteratozoospermia (baixa quantidade de espermatozóide). Dentre essas vitaminas, estava o ácido fólico (5mg/dia). 
Os resultados indicavam que houve melhora na motilidade (120% após 24h) e a contagem geral de espermatozóides foi 30,5 vezes maior após a suplementação. Além disso, houve um aumento de 2% dos espermatozoides normais e uma redução de 10% dos espermatozoides anormais. 
Veja o estudo aqui.

A segunda pesquisa, realizado pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, na Holanda, constatou que suplementação com ácido fólico e zinco elevam a produção das célular sexuais masculinas. Ao fim do estudo, observaram um aumento de 74% no número de espermatozóides. De acordo com o médico nutrólogo Dr. Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), "uma dieta rica em ácido fólico é fundamental para a multiplicação celular, o que acaba resultando no aumento na produção dos espermatozóides."

A terceira, feita pela Universidade da Califórnia, publicada recentemente pela revista Human Reproduction, sugeriu que uma dieta rica em ácido fólico pode proteger homens contra a produção de espermatozóides com anormalidades em seus cromossomos. Nesse estudo, foram analisadas amostras de espermatozóides de 97 homens saudáveis, não-fumantes, com idades entre 22 e 80 anos, e entrevistou-os para saber sobre sua ingestão de zinco, ácido fólico, vitaminas C e E e beta-caroteno. Depois de levar em conta fatores como idade, consumo de bebidas alcoólicas e histórico médico, os cientistas constataram que os homens com maior ingestão de ácido fólico tinham um nível 19% mais baixo de espermatozóides com número anormal de cromossomos em relação aos homens que ingeriram uma quantidade moderada do nutriente, e 20% menor em relação a homens com baixa ingestão de ácido fólico.
Fonte: Bonde

Bom, espero que vocês tenham gostado das pesquisas e possam continuar a discussão. Um abraço!


-------------


GRUPOS DE APOIO:
Temos grupos para tentantes (mulheres que querem engravidar) e para evitantes (mulheres que querem evitar uma gravidez).

Tentantes:
Evitantes:


-------------

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Dica de melhores fitoterápicos para engravidar de forma rápida e natural

Olá, tentantes, tudo bem? 

Hoje fiz um post especial, super completo para quem quer indicação de melhores fitoterápicos para engravidar rapidamente e de forma natural.

Espero que vocês gostem. Deixem comentários! =)

Antes de prosseguir com a leitura dos fitoterápicos, gostaria de indicar o livro "Fertilidade Natural", dos Drs. Arnaldo Schizzi Cambiaghi e Daniella Spilborghs Castellotti. Você pode acessar o livro aqui. Sobre o livro:
"FERTILIDADE NATURAL é um livro diferente daqueles que até hoje foram publicados para casais que não conseguem engravidar. Enquanto os outros explicam somente sobre os exames e tratamentos convencionais para este problema (Coito Programado, Indução da Ovulação, Inseminação Artificial e Fertilização In Vitro), esta obra vai além destes temas, pois descreve os Tratamentos Naturais ou Complementares que podem melhorar a fertilidade da mulher e do homem.
Mudanças de hábitos, estilo de vida, alimentação, aspectos emocionais, Yoga, Homeopatia, Acupuntura, Fé e Religiosidade são alguns dos capítulos envolventes deste livro.
Esta obra não pretende a substituição dos tratamentos convencionais, enraizados pela comprovação científica ao longo dos anos, mas quer informar ao leitor sobre algumas práticas que podem melhorar sua qualidade de vida, diminuir a ansiedade e aumentar as chances de gravidez."

COMPRA DOS PRODUTOS

Em cada um dos produtos mencionados, há uma indicação de local de compra. Indico 2 lugares de confiança: Tito Farma, farmácia brasileira situada em Santa Bárbara D´Oeste, interior de SP e o site americano iHerb
Já tenho parceria há anos com a Tito Farma e indico por conhecer o trabalho deles. Eles têm preços excelentes e uma enorme gama de produtos. 
O iHerb é meu site gringo preferido. São milhares de produtos, de suplementos a alimentos. Compro lá todo mês. Caso deseje fazer compra no iHerb, eu te disponibilizo um cupom de 10% de desconto, é só usar no carrinho de compras: AEO7725.

1. Fitoterapia

A fitoterapia é ou terapia pelas plantas é uma das mais antigas práticas terapêuticas da humanidade. Consiste no estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças.

Vários fitoterápicos poderiam ser listados aqui, no entanto, indicarei os mais comuns: Água Inglesa, Saúde da Mulher, Chá ou Elixir de Inhame, Vitex, Yam, Ginseng Siberiano, Maca Peruana e Tribulus Terrestris.

Acredito que a maioria das tentantes já ouviram falar sobre a Água Inglesa e a Saúde da Mulher. São medicamentos fitoterápicos, devidamente registrados na Anvisa e no Ministério da Saúde, comumento vendidos em farmácias e até na Internet, sem a necessidade de prescrição médica. Eles não são iguais, são medicamentos com propósitos diferentes e não devem ser tomados juntos. Caso queira usar os dois, recomendo começar pela Água Inglesa e tomar por 1 ou 2 ciclos, para limpar o organismo. Caso a gravidez não ocorra apenas com a Água Inglesa, então comece a tomar o Saúde da Mulher, por 2 ciclos.
_____________________________

  • Água Inglesa [Fabricante: Laboratório Catarinense] [Preço: R$ 22,00 - R$ 30,00]
A Água Inglesa, também conhecida como purificadora do útero, é um medicamento fitoterápico, composto de ervas amargosas, cujo propósito é limpar e desintoxicar o organismo. É indicado principalmente para mulheres que tomaram indutor de ovulação ou anticoncepcional por muito tempo, que tiveram aborto recente, quando há endometriose e até  na ocorrência de infecção urinária. Muito recomendada para o pós-parto e para a amamentação, a Água Inglesa vai funcionar como um cicatrizante do tecido uterino. 
A Água inglesa também é indicada no tratamento para diversas complicações estomacais, como hiperacidez estomacal, gastrite, úlceras, colite ulcerosa, azia, síndrome do intestino irritável, problemas do fígado e refluxo.
Apesar de também facilitar a digestão, é necessário estar atento, pois ela funciona como estimulante do apetite e pode acarretar em ganho de peso.

Posologia:
- Iniciar no 1º dia do ciclo (dia de menstruação com sangue vivo). Tomar 30ml (2 colheres de copa), 3x ao dia, depois das principais refeições, até acabar o frasco (em torno de 7 dias). Não é recomendado tomar antes da refeição, pois pode abrir o apetite e ocasionar ganho de peso.
- Para limpar o organismo dos hormônios sintéticos, 1 ou 2 ciclos é o suficiente. Para casos mais sérios de endometriose, aborto recente, e casos que exijam uma maior cicatrização interna, até 3 ciclos são recomendados.

ATENÇÃO: A Água Inglesa NÃO pode ser tomada junto com a Saúde da Mulher (Elixir de Agoniada) ou qualquer outro medicamento à base de hormônios. 

Principal ingrediente: Quina amarela (Cinchona calisaya Weddel). Outros ingredientes: Calumba (Jateorhiza palmata Miers), Losna (Artemisia absinthium L.), Camomila vulgar (Matricaria recutita L.), Carqueja amarga (Baccharistrimera), Centáurea menor (Centauriumerythraea Rafn) e Canela da China (Cinnamomum cassia Blum).

Veja a bula completa aqui.
_____________________________
  • A Saúde da Mulher ou Elixir de Agoniada [Fabricante: EMS] [Preço: R$ 8,00 - R$ 15,00]
O medicamento fitoterápico A Saúde da Mulher, também conhecido como Elixir de Agoniada, é recomendado para regular os ciclos menstruais, como nos casos de amenorreia (ausência de menstruação), dismenorreia (cólicas menstruais), disfunções hormonais, menopausa etc. Contraindicado na presença de doença renal e gravidez.

Posologia: 
- Para regular o ciclo menstrual: iniciar no 15º dia do ciclo (15 dias depois do 1º dia da menstruação com sangue vivo). Tomar 10 mL duas vezes ao dia (a cada 12 horas) durante 7 dias

- Nos casos de cólicas menstruais: tomar durante a menstruação 10 mL três vezes ao dia (a cada 8 horas). 

- Nos casos de inflamações e hemorragias uterinas: tomar 10 mL 4 vezes ao dia (a cada 6 horas) até o alívio dos sintomas.

Principal ingrediente: tintura da casca da Agoniada (Plumeria lancifolia). Outros ingredientes: salicilato de sódio, Maracujá-doce/Flor-da-paixão (Passiflora alata) e Laranja amarga (Citrus aurantium L.).

ATENÇÃO: Tomar esse medicamente sempre diluído em meio copo d'água (100 mL).

*A bula cita o "copo-medida" e pode gerar confusão quanto ao volume. As duas principais medidas doseadoras utilizadas para administração de medicamentos são o copo-medida (geralmente de 10 mL) e a colher-de-chá (5 mL).

Veja a bula completa aqui.
_____________________________

  • Elix & Inhame Goulart [Fabricante: Poly Flora] [Preço: R$ 20,00 - R$30,00]
O chá de inhame é muito conhecido no mundo das tentantes por estimular naturalmente a ovulação. No entanto, por conta do sabor, sua ingestão pode ser um pouco difícil além da dificuldade de preparar o chá todos os dias. Nesse caso, recomendo o elixir de inhame, muito mais concentrado e de maior eficácia. O mais conhecido deles é o Elix & Inhame Goulart.

O elixir de inhame tem propriedade depurativa, que consiste na limpeza do sangue, fazendo sair todas as impurezas através da pele, dos rins e dos intestinos. Fortifica os gânglios linfáticos e atua no tratamento de cólicas espasmos musculares e asma.

O elixir de inhame é muito conhecido por ser responsável pelo aumento da fertilidade das mulheres que o consomem habitualmente. O aumento da fertilidade se dá por conta dos fitoestrógenos, hormônios vegetais que auxiliam no controle da TPM e regulação do fluxo menstrual.

O elixir de inhame também é útil para:
  • Ajudar a eliminar as toxinas do organismo através do suor e da urina;
  • Limpar a pele, diminuindo o aparecimento de acne;
  • Aliviar os sinais de inflamação das articulações provocadas por reumatismo e atrite;
  • Diminuir as dores provocadas por cólicas, como dores menstruais ou de parto;
  • Facilitar a digestão de alimentos gordurosos, como batata frita e salgadinho.
Posologia: 2 colheres de sopa, pela manhã, em jejum.
- Para ciclos curtos a médios (de 21 a 24 dias): recomenda-se tomar 2 colheres de sopa do elixir de inhame, em jejum, durante 7 dias, iniciando no 5º dia do ciclo e terminando no 11º dia do ciclo.

- Para ciclos longos (de 28 a 35 dias): recomenda-se tomar 2 colheres de sopa do elixir de inhame, em jejum, durante 10 dias, iniciando no 7º dia do ciclo (dia de menstruação com sangue vivo) e terminando no 16º dia do ciclo.

*Há diversas diferentes posologias indicadas na Web.

Ingredientes: Água, polpa de inhame, polpa de salsa, vitamina C e vitamina A. Corante natural caramelo. Estabilizante carboximetilcelulose. Conservador sorbato de potássio. Edulcorante sacarina e sorbitol.

Fórmula:
Cada 15 mL do produto contém :
Extrato fluído de Colocasia antiquorum Schott (Inhame)....... 11,25 mL

Extrato fluído de Smilax papyracea (Salsaparrilha)................ 1,00 mL

ATENÇÃO: esse fitoterápico não deve ser tomado por mais de 3 meses. Quem tem a Síndrome do Ovário Policístico não deve usar o elixir ou o chá, deve apenas consumir o alimento em sua forma natural (cozido, frito ou assado).

Também é possível encontrar o inhame em cápsulas e claro, em sua forma natural. Existem inúmeras receitas para fazer um saboroso inhame, seja frito, cozido ou assado.

Caso você ainda tenha interesse em preparar o chá de inhame, segue a receita:
- 250 ml de água;
- Cascas de 1 inhame médio. 
Lave bem as cascas e deixe ferver por 5 minutos. Tomar, em jejum, ainda morno. Ele deve ser tomado do 7º ao 14º dia do ciclo. Somente durante esses dias.
O inhame em sua forma natural:
Em sua forma natural, o inhame promete estimular a ovulação, regular os hormônios, restaurar o sistema imunológico, depurar o sangue, ajudar a emagrecer e a engravidar.
O poder do inhame em aumentar a fertilidade vem de vários pontos. Um deles é o fito-hormônio Diosgenina que em nosso organismo se transforma em outra substância de nome dehidroepiandrosterona (DHEA). A DHEA é responsável pela  derivação de 70% dos hormônios femininos fabricados pela indústria farmacêutica.  
No organismo da mulher pode ser convertido em progesterona,  estradiol entre outros.
Além disso o inhame é rico em vitaminas do completo B.  A deficiência do complexo B pode levar ao excesso de estrogênio no sistema, e por outro lado o excesso de estrogênio pode levar a deficiência do Complexo B, dificultando a fertilidade. 
Possui também vitamina B6. A vitamina B6 tem ajudado muitas mulheres a ficarem grávidas. Sua deficiência causa desequilíbrio hormonal, TPM, acne pré-menstrual e depressão. Mulheres que sofrem de TPM têm níveis baixos de vitamina B6 em seus organismos. Pílulas anti concepcional também diminuem a vitamina B6 do corpo. 
Uma dieta rica em alimentos fonte de vitamina B6 devolve o equilíbrio entre os hormônios, regulando assim os ciclos e devolvendo a fertilidade da mulher. É também eficaz no controle da prolactina, que em doses exageradas no organismo feminino causa dificuldades para engravidar.  
Além de ser rico em ferro e cálcio, itens também importantes na fertilidade. Se consumido com moderação ainda ajuda no emagrecimento por diminuir a absorção de gorduras pelo intestino. 
O aumento de consumo deste tubérculo nas duas primeiras semanas do ciclo menstrual estimula o crescimento dos folículos ovarianos  aumentando  a produção de FSH e LH respectivamente.
Fonte: Mãe à Flor da Pele

Terra da Fertilidade:
A revista Superinteressante publicou, em 1999, um estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, conduzida pelo pesquisador nigeriano Obinwanne Ugwonali. A equipe da universidade constatou altas taxas de concepção de gêmeos entre as mulheres nigerianas, mais precisamente àquelas pertencentes à tribo ioruba.

A incrível descoberta foi feita primeiramente pelo professor inglês Percy Nylander na década de 60. Em 1999, Ugwonali refez a contagem do professor Nylander e confirmou os dados: "de cada 1000 gestações de mulheres iorubas, 45 são duplas ou triplas. Parece pouco? As mães de Bangladesh, na Ásia, estão em segundo lugar na lista e seu índice é de 20, menos da metade das iorubas." 

Segundo as pesquisas, tudo indicava que a alta fertilidade se dava em função do inhame, esse tubérculo tão parecido com a mandioca. Em testes com ratos, notou-se também o aumento da taxa de fecundidade. 

Através dessas descobertas, suspeitou-se que o inhame estimulava a produção de mais de um óvulo por ciclo reprodutivo. Até então, não havia pesquisas suficientes que indicassem que o inhame era 100% responsável pelas altas taxas de fecundação. A reportagem denota também que o inhame constitui no prato principal de vários povos da África, mas nem por isso eles apresentam fertilidade acima da média. Acredita-se que juntamente com a ingestão do tubérculo, fatores genéticos sejam determinantes.

Link para a notícia aqui.

Compre o Elixir de Inhame AQUI.
_____________________________
  • Vitex agnus-castus [Fabricante: Nature's Way] [Preço: R$ 119,90]
O Vitex agnus-castus também conhecido como Chaste tree berry, é um potente regulador hormonal feminino, atualmente comercializado com o nomes Lutene, Tenag, Evocanil, Normaciclo, Nalle ou Vitenon. Diminui prolactina e incrementa o LH, tensão pré-menstrual, cefaléia, acne juvenil, por desarranjo hormonal, infertilidade feminina, insuficiência do corpo lúteo, enxaqueca menstrual, coadjuvante no tratamento da endometriose. O produto pode ser manipulado ou comprado pronto em farmácias. Para manipular, consulte um farmacêutico e siga as instruções da posologia.

Eu tomo Vitex e tenho um post específico sobre o assunto, com atualizações. Segue link: Fase lútea curta + baixa progesterona + Vitex agnus-castus - Minha experiência

Indicações do Vitex para tentantes:
  • Deficiência/Insuficiência do corpo lúteo (baixa progesterona)
  • Fase lútea menor do que 12 dias
  • Sangramento durante a fase lútea
  • Abortos espontâneos
  • Tratamento hiperprolactinemia (excesso de prolactina)
  • Equilibrar o ciclo depois do uso descontinuado de pílulas anticoncepcionais
  • Síndrome de Ovários Policísticos (SOP) 
  • Endometriose
  • Amenorréia (ausência da menstruação)
Posologia (como tomar):
A quantidade de cápsulas vai depender da miligramagem e do estado do produto, se é extrato seco ou em pó. Normalmente recomenda-se 1 cápsula de 40mg de extrato seco ou 400mg de vitex em pó por dia, iniciando no 1º dia do ciclo (dia de menstruação com sangue vivo). Recomenda-se tomar por pelo menos 3 ciclos. Recomendo a leitura do artigo "O que fazer e o que não fazer com Vitex no tratamento de problemas menstruais", da naturopata canadense Lara Briden. Algumas dicas importantes que ela dá:
  • Tome o Vitex pela manhã, antes do café da manhã, pois é quando a glândula pituitária está mais receptiva.
  • Tome durante a fase folicular (primeira fase do ciclo) e continue, mesmo identificando a ovulação. Continue tomando até o primeiro dia da próxima menstruação.
  • Se você tiver ciclos regulares, dê uma pausa de 5 dias assim que vier a menstruação. Se o teu ciclo for irregular tome Vitex por 25 dias e pare por 5 dias. Assim que vier a menstruação, novamente dê uma pausa de 5 dias. Isso evita que que seja reduzido o efeito do Vitex na pituitária.
  • Não tome Vitex assim que parar a pílula. O Vitex é forte, e a transição deve ser suave para não confundir a comunicação entre a hipófise e os ovários.
  • Não combine Vitex com nenhuma outra medicação, principalmente as de indução hormonal. Isso pode resultar em uma grave condição chamada síndrome de hiper-estimulação ovariana. Os ovários podem ir à falência.
  • Considere usar para regular o teu ciclo menstrual, mas tome cuidado ao usar para a SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos). O Vitex ajuda a ovular e irá ajudá-la a menstruar em 2 ou 3 ciclos. Porém, é importante frisar, que ele não funciona para todos. Se você tiver SOP, ele pode piorar o quadro. Isso acontece porque ele aumenta o LH (hormônio luteinizante), um hormônio já muito alto em alguns tipos de SOP.
  • Não tome por muito tempo. O Vitex é mais eficaz durante os primeiros três a seis meses de uso. Depois disso, o seu efeito sobre a pituitária começa a diminuir. Se Vitex é o tratamento certo para você, ele vai trabalhar dentro dos primeiros três ou quatro meses. Depois disso pode parar, porque a ovulação e a menstruação estarão regulares. Você pode voltar a tomar Vitex depois de 2 ciclos de pausa se você se sentiu melhor tomando.
Importante:
- Extrato seco concentrado: 100 a 300mg/dia
- Em pó: 350mg a 1,5g/dia.
- ATENÇÃO 1: opte por uma das duas formas, mas antes converse com o teu médico.
- ATENÇÃO 2: o extrato em pó é mais barato, porém é cerca de 10 vezes menos concentrado que o extrato seco. Ou seja, uma cápsula de 40mg de extrato seco, corresponde à 400mg de Vitex em pó. Portanto, questione o farmacêutico antes de comprar.
- ATENÇÃO 3: Dependendo da posologia, ao detectar a ovulação, o uso do Vitex deve ser interrompido, só voltando a ser tomado no primeiro dia da menstruação.

Onde comprar o Vitex: o Vitex pode ser comprado na farmácia online Tito Farma ou no exterior, no site iHerb.
_____________________________
  • Yam Selvagem / Yam Mexicano / Wild Yam [Fabricante: diversos] [Preço: R$ diversos ]
O Yam Selvagem (Dioscorea villosa) é tradicionalmente utilizado para tratar útero irritado e ameaça de aborto com contrações uterinas presentes. Também tem sido usado para hiperemese gravídica (náuseas extremas e vômitos durante a gravidez). Também muito indicado para os casos de dismenorreia (menstruação dolorosa) e dor pélvica crônica, pois age sobre o tecido musculas liso, reduzindo o espasmo muscular do útero, trompas e ovários.

Posologia (como tomar):
Pode ser tomado sem interrupções durante todo o ciclo.

- Extrato seco: 2 a 4 gramas diárias em cápsulas ou em infusão de 1 copo diário.

_____________________________
  • Ginseng Siberiano [Fabricante: diversos] [Preço: R$ 40,00 - R$ 50,00 ]
O Ginseng Siberiano (Eleutherococcus senticosus) é indicado principalmente nos casos de estresse. Dessa forma, torna-se um suplemento muito eficaz no tratamento da infertilidade provocada pelo estresse de não conseguir engravidar. Seu uso é muito recomendado no tratamento de baixa contagem de espermatozóides e a fertilidade masculina de forma geral. Assim como outras ervas, ajuda a regular o ciclo menstrual nas mulheres e a promover a implantação do embrião.

Outras indicações:
Ginseng Siberiano beneficia o sistema imunológico, melhorando a taxa de hemoglobina e os glóbulos vermelhos, balancea o metabolismo celular e as funções cerebrais, atrasando o envelhecimento celular, o que fortalece a resistência dos agentes químicos, físicos e biológicos. Ele evolui a ação da insulina, inibe os níveis séricos e hepáticos do colesterol, prevenindo doenças coronarianas e hipertensivas, ajuda a dilatação das coronárias amplificando seu andamento, de modo que a resistência miocárdia proteja e previna doenças hipertensivas. Ginseng Siberiano também traz benefícios aos tendões e ossos.

Posologia (como tomar):
Em situações crónicas de fadiga ou stress, pode tomar-se ginseng siberiano durante 3 meses, e depois parar 2 a 3 semanas antes de reiniciar novo tratamento; estes tratamentos devem ser sempre seguidos por um profissional de saúde desta área.

- Raiz seca: a dose recomendada é de 500 a 3.000 mg, diariamente (chá ou em cápsulas).
- Xarope: (pode ser tomado simples ou misturado com água), 1 / 2 – 1 colher de chá, 2-3 vezes ao dia
- Extracto padronizado: (contém entre 0,8 e 1% de eleutherosides) 100 a 200 mg, duas vezes por dia.

_____________________________
  • Maca Peruana [Fabricante: diversos] [Preço: diversos]
A Maca Peruana é outro poderoso aliado das tentantes! Lembrando que o nome não é maçã, é Maca! igual aquela cama de paciente! A Maca é uma raiz, parente da batata. É originária da montanhas andinas, com um cultivo que remonta há 2mil anos atrás, pelos incas. 

Tem diversos fins medicinais, mas um dos principais é a cura da infertilidade, indicado tanto para homens quanto para mulheres, com um plus: servir como afrodisíaco para homens e mulheres. É recomendado o casal tomar a Maca juntos.

Posologia (como tomar):
Sua forma mais comum é em cápsulas, e recomenda-se tomar de 1 a 2 cápsulas de 500mg de Maca Peruana em pó, 2 vezes ao dia. Para comprar na Tito Farma, clique aqui, para comprar no iHerb, clique aqui.

As indicações para tentantes são muitas. Seguem algumas:
  • Para a mulher: equilibra os níveis hormonais; aumentar a libido; melhora a qualidade dos óvulos; trata a endometriose e a SOP (síndrome dos ovários policísticos); trata os abortos de repetição e ajuda na preparação da IA (Inseminação Artificial) e FIV (Fertilização In Vitro).
  • Para o homem: aumentar a libido; aumenta o volume de líquido seminal, contagem de espermatozóides por ejaculação e motilidade dos espermas;
  • Nas mulheres, a maca controla os níveis de estrogênio. Quando este hormônio aumenta ou abaixa muito nos períodos errados, ele impede a mulher de ficar grávida ou de levar sua gestação até ao fim. O excesso de estrogênio também faz com que a progesterona fique baixa demais. Tomar maca pode ajudar a aumentar os níveis de progesterona que são essenciais para uma gestação saudável (sem precisar ficar tomando hormônios).
  • O estrogênio nos homens produz disfunção erétil e falta de libido, baixa contagem de espermatozóides e pouca produção de líquido seminal.
  • O consumo da Maca Peruana pode resultar em melhoria no fluxo sanguíneo corporal e também na zona pélvica de homens e mulheres. Em razão deste efeito, a maca tem sido reconhecida há anos como um alimento capaz de aumentar o vigor e a potência sexual.
Segue uma explicação de como ela atua no organismo:
Maca é um alimento nutritivo ao sistema endócrino, auxiliando as glândulas pituitária, suprarenal e tireóide que são responsáveis pelo equilíbrio hormonal. A maca tem a capacidade de afetar os hormônios chave tanto dos homens quanto das mulheres sem conter hormônios em sua composição.
Ela ajuda a estimular e alimentar a glândula pituitária, agindo como um tônico para o sistema hormonal. Quando esta glândula funciona corretamente, todo o sistema endócrino se mantém equilibrado, pois ela controla a produção de hormônio das outras glândulas.
Nas mulheres, a maca controla os níveis de estrogênio. Quando este hormônio aumenta ou abaixa muito nos períodos errados, ele impede a mulher de ficar grávida ou de levar sua gestação até ao fim. O excesso de estrogênio também faz com que a progesterona fique baixa demais. Tomar maca pode ajudar a aumentar os níveis de progesterona que são essenciais para uma gestação saudável (sem precisar ficar tomando hormônios).
O estrogênio nos homens produz disfunção erétil e falta de libido, baixa contagem de espermatozóides e pouca produção de líquido seminal.
Fonte: Mamãe Online
_____________________________
  • Tribulus Terrestris [Fabricante: diversos] [Preço: R$ 40,00 - 150,00]
O extrato seco de Tribulus Terrestris é obtido das frutas dessa planta, riquíssima em saponina, além de possuir grandes concentrações de esteróides, flavonóides, alcalóides, ácidos de óleos insaturados, cálcio, fósforo, ferro e proteína.

O Tribulus Terrestris é indicado tanto para os casos de infertilidade feminina quanto para os casos de infertilidade masculina. Inclusive, é recomendado que o casal que esteja tentando engravidar, tomem juntos.

No caso da infertilidade masculina, o Tribulus Terrestris é bastante recomendado, principalmente na presença da oligospermia (quando a contagem de espermatozóides tem um valor inferior a 20 milhões por mililitro de sémen ejaculado). Há inúmeros relatos, inclusive de médicos, relatando os rápidos efeitos do Tribulus Terrestris em ajudar homens com baixa produção e baixa motilidade de espermatozóides. Devido à sua ação vasodilatora, é indicado também para os casos de impotência sexual, contribuindo para um melhor desempenho na ereção. Tem sido muito usado mesmo por aqueles que não apresentam qualquer problema de impotência, mas desejam aumentar o desempenho sexual.

O Tribulus Terrestris é um adaptógeno da testosterona. Adaptógenos são substâncias raras encontradas apenas em algumas poucas ervas especiais, que possuem o poder de reequilibrar o organismos quando este se encontra em um estado alterado. Dessa forma, a testosterona age de uma forma geral, aumentando desde a massa magra até na melhoria da produção de espermatozóides, contribuindo para o reequilíbrio da fertilidade.

Na fertilidade feminina, a erva tem função de regular naturalmente a ovulação e impedir que os anticorpos antiesperma ataquem os espermatozoides enquanto seguem seu caminho até o óvulo. A infertilidade num casal pode ocorrer se o muco cervical da mulher criar um ambiente hostil, produzindo anticorpos contra os espermatozóides de seu parceiro. Um estudo observou que esse fator imunológico está presente em até 40% dos casais com infertilidade inexplicada, e em 10% dos casos de infertilidade masculina inexplicada.
Um estudo conduzido sobre homens sadios com 28-45 anos, mostrou que 3 (três) doses de 250 mg, tomadas uniformemente durante todo o dia, por justamente cinco dias, elevou os níveis de testosterona em perto de 30% ou mais. Estudos adicionais confirmaram os estudos feitos anteriormente e também mostraram que, além de uma elevação nos níveis da testosterona, indivíduos observaram um aumento na libido, freqüência e força na ereção e recuperação da atividade sexual. Outras mudanças foram notadas: redução do colesterol, humor melhorado, aumento da auto-confiança e do desejo de enfrentar desafios.
O Instituto Químico-Farmacêutico em Sofia, na Bulgária, conduziu estudos clínicos com Tribulus terrestris, que mostraram uma melhoria nas funções reprodutoras, incluindo aumento na produção de esperma e testosterona em homens.
Nas mulheres verificou-se um aumento da concentração de hormônios, incluindo o estradiol, com alteração ligeira da testosterona e melhoria da função reprodutora, libido e ovulação.
Um outro estudo envolvendo indivíduos saudáveis que tomaram 750mg/dia de Tribulusterrestris, avaliaram as respostas hormonais que revelaram aumentos de LH de 14,38 ml/U/ml para 24,75mI/U/ml. A testosterona livre nos homens também aumentou de 60ng/dl para 84,5ng/dI3.
Outro estudo realizado em mais de 200 homens que sofriam de impotência, revelou que muitos dos homens experimentaram aumento dos níveis de LH e testosterona, da produção de esperma e da sua motilidade.
Fonte: Da Fertilidade à Maternidade
Posologia (como tomar):
Não há recomendações concretas a respeito da posologia. Existem opções de cápsulas de 500mg a 1200mg (ultra concentrado). A maioria dos estudos em homens usou 750 mg de Tribulus Terrestris por curto período de tempo (5 a 7 dias). Cuidado: homens demandam uma concentração da substância muito maior do que mulheres. Consulte um farmacêutico para mais orientações a respeito da posologia. Minha opinião: acredito que o Tribulus é muito forte para mulheres, aumenta muito os hormônios testosterona, estrogênio e LH. Portadoras de SOP podem se sair prejudicadas com o uso desse fitoterápico. Caso queira aumentar a libido, acredito que a maca seja melhor para mulheres.

Para comprar na Tito Farmaclique aqui, para comprar no iHerbclique aqui.
_____________________________
  • Uxi amarelo com unha de gato [Fabricante: diversos] [Preço: R$30,00 - R$50,00 ]
Não poderia deixar de falar sobre Uxi Amarelo e a Unha de Gato. Essa combinação de ervas também é muito conhecida no mundo das tentantes. Estudos conduzidos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma) indicam que a ingestão dessas duas ervas reduz em até 60% os sintomas da endometriose, doença uterina que atrapalha a fertilização.

Esses fitoterápicos promovem uma verdadeira limpeza no organismo da mulher. É bem provável que logo na primeira ou segunda menstruação, o fluxo venha bastante forte. Se houver coágulos, não se preocupe, é normal. Isso ocorre em função da faxina que as ervas estão fazendo no teu útero!

O Uxi Amarelo, possui o nome científico Endopleura uchi, mas também conhecido como uxipuçu, uma árvore de até 30 metros originária do estado do Pará. É uma planta medicinal e que é utilizada para combater cistos, miomas uterinos, infecções urinarias, irregularidade menstrual. É antiviral, depurativa, anti-inflamatória, hipotensoras, imunoestimulantes, diurético, vermífugo e antioxidante.

Já, a Unha de Gato, é uma planta originária da Amazônia, também conhecida como Herinha. Além das ações contra gripes e viroses, o chá de unha-de-gato age como um poderoso anti-inflamatório e estimula o sistema imunológico, além de melhorar a circulação sanguínea e combater a retenção de líquidos.
Em outras palavras, os chás de Uxi Amarelo e de Unha de Gato são verdadeiros tonificantes do sistema reprodutor feminino. É comum também às mulheres fazerem uso das duas plantas ao mesmo tempo e tomar os seus chás de forma intercalada, ou seja, um pela manha e outro durante a noite para que possa garantir um melhor resultado.
Caso queira contar com os poderes medicinais dessas duas plantas o melhor a se fazer é tomar o Uxi Amarelo pela manhã e deixar a Unha de Gato para a noite. É claro que existem compostos que misturam ambas as plantas, mas é melhor fazer o uso natural e separado.
Fonte: Portal Bebês
Como informado acima, os chás devem ser consumidos separadamente. O uxi amarelo deve ser ingerido pela manhã, enquanto a mistura obtida através da unha-de-gato na parte da tarde.
  • Para o chá de uxi amarelo: ferva 2 colheres de sopa da casca da planta com meio litro de água e tome em jejum.
  • Para o chá de unha-de-gato: ferva 2 colheres de sopa da planta ressecada em meio litro de água e toma no final da tarde, antes do jantar.
Fonte: Bolsa de Mulher

Existe também a versão em cápsulas, embora os os médicos naturalistas costumam recomendar os chás, como uma forma de tratamento mais eficaz. Caso deseje fazer uso das cápsulas, a miligramagem padrão é de 250mg de Uxi Amarelo + 250mg de Unha de gato por cápsula. A recomendação é tomar 1 cápsulas 2x ao dia. Para comprar na Tito Farmaclique aqui,

ATENÇÃO: Ao constatar a gravidez, o tratamento deve ser interrompido.

_____________________________
  • Garrafadas [Fabricante: diversos] [Preço: diversos ]
Provavelmente o "fitoterápico" mais questionável e duvidoso é a tão conhecida garrafada! De origem duvidosa, mulheres desesperadas para engravidar, tomam essas substâncias "porque a amiga tomou e engravidou". A grande maioria das garrafadas não possuem registro/cadastro na Anvisa, nem no Ministério da Saúde, as lojas sem CNPJ e sem inscrição estadual. É perigoso! Pode-se pagar um alto preço por tomar uma substância de origem duvidosa.

A garrafada tradicional tem origem no Norte e Nordeste e suas receitas foram passadas de geração em geração com a alegação de curar as mais diversas doenças, entre elas, importência sexual, inflamações, infertilidade e até problemas cardíacos.

É necessário muito cuidado antes de tomar uma garrafada de substâncias desconhecidas. Não há nenhuma garantia de que aquela garrafa contenha de fato as ervas especificadas, e mesmo que seja fiel à especificação (isso se existir um rótulo com o nome das ervas), segundo os farmacêuticos, "a garrafada não leva em conta a concentração dos princípios ativos de cada substância, e dependendo da mistura, uma erva pode anular o efeito da outra, como resultado quem ingere a bebida pode não ficar curado ou até mesmo piorar de saúde." Fonte: Não Consigo Engravidar.

2. Homeopatia

Os mais conhecidos medicamentos homeopáticos para engravidar são Foliculinum e Ovarium (ou ovarinum)

Folliculinum e Ovarium são duas fórmula homeopáticas, manipuladas juntas, que tem feito muito sucesso! Há inúmeros relatos, inclusive de mulheres que tentavam há anos e engravidaram nos primeiros ciclos usando essa duplinha homeopática milagrosa.

O ovarium estimula a produção de óvulos enquanto o folliculinum faz com que os mesmos se tornem fortes e rompam o folículo e sejam fecundados. 

Folliculinum:
A função do Folliculinum é restaurar o equilíbrio do organismo, dessa forma, é muito indicado para ser tomado após parar a pílula anticoncepcional.
É indicado para os casos de ovulação desiquilibrada (também anovulação), TPM (Síndrome pré-menstrual), inchaço, secura vaginal, baixa libido, cólicas menstruais, miomas, cistos ovarianos, Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). É muito indicado para a mulher que tem desejos de comer açúcar e/ou trigo, pois o estrogênio sintético ajuda a controlar a compulsão. Nos casos de anovulação (ausência da ovulação), quando tomado antes do período fértil, esse medicamento ajuda na maturação do folículo e posterior liberação do óvulo no ovário.
No início do ciclo menstrual, o nível de estrogênio deve ser alto para que os folículos possam crescer adequadamente. Esse é o papel do Folliculinum, já que algumas mulheres têm níveis baixos de estrogênios e por consequência podem ter problemas de ovulação.  
O Folliculinum também é muito utilizado para estimular a ovulação em mulheres com baixa reserva ovariana e FSH (hormônio folículo-estimulante) alto, principalmente aquelas que passaram por tratamentos de infertilidade e/ou usaram pílula anticoncepcional por muitos anos. 
Folliculinum ajuda a melhorar a auto-estima e trazer uma sensação geral de bem estar.
Folliculinum pode produzir efeitos negativos se usado em excesso.

Ovarium:
O Ovarium é uma mistura de vários componentes homeopáticos que agem em diferentes questões da fertilidade feminina. O Ovarium  atua regulando os ciclos menstruais ao agir diretamente no controle dos hormônios envolvidos no processo. Cada um de seus componentes atua num ponto diferente.
É indicado para casos de cólicas menstruais, parametrite (inflamação do paramétrio, camada mais externa), endometrite (inflamação do endométrio, camada mais interna), osteomalacia (amolecimento dos ossos devido à mineralização anormal e carência de vitamina D), menorragia (período menstrual anormalmente carregado em fluxo e prolongado em tempo), metrorragia (sangramentos uterino fora do ciclo menstrual), bem como vários outros distúrbios metabólicos. 

Posologia (como tomar):
Folliculinum + Ovarium CH6. Tomar 5 gotas 3 vezes ao dia. Existem dois protocolos, um toma-se sem pausa e outro toma-se durante 15-20 dias.

Esse medicamento fitoterápico não tem à venda na farmácia convecional. É preciso manipular. Os dois, tanto o Folliculinum quando o Ovarium, devem ser manipulador JUNTOS. Manipular o medicamento em gotas (fuja dos glóbulos de açúcar). Caso não tenha nas farmácias de manipulação da tua cidade, é possível comprar pela internet. Recomendo a farmácia Tito Farma, com a qual tenho parceria. Para comprar Folliculinum e Ovarium, clique aqui.

A importância da homeopatia de fundo:
Cada pessoa possui um medicamento de fundo capaz de harmonizar a energia vital. Este medicamento leva em conta o retrato total do indivíduo, do casal e suas interações. A técnica que o homeopata usa para descobrí-lo chama-se repertorização dos sintomas. Leva-se em conta nesta técnica a forma que cada casal vivencia os sonhos de família e suas ameaças. Estas ameaças geram angústias e reações individuais, neuro-vegetativas, emocionais e físicas, que poderão ser amenizadas pelo chamado medicamento de fundo, criando melhores condições de cura, ajudadas ou não por técnicas de Reprodução Assistida.
A partir desta medicação, e levando em conta a Infertilidade, indica-se a medicação homeopática mais específica (medicamentos para as lesões) para a disfunção que está gerando a dificuldade reprodutiva. Estas lesões ou disfunções possuem, na Homeopatia, medicamentos mais específicos que o medicamento de fundo e que levam em consideração o órgão afetado e suas características. Exemplos destes medicamentos são os nosodios homeopáticos, espécie de vacinas elaboradas com o material de cada paciente. Assim, em diagnósticos de Infertilidade de causa imunológica, em que um parceiro produz substâncias alérgicas ao outro, é possível dissensibilizá-los com nosodios.
São nestas ações medicamentosas, que a Homeopatia vem sendo procurada e útil à Reprodução Humana.
Fonte: Fertilidade Natural, cap. 12.
Este artigo fala sobre a importância e influencia da homeopatia nos folículos. Informação científica para derrubar os mitos de que homeopatia não funciona.
-------------


GRUPOS DE APOIO:
Temos grupos para tentantes (mulheres que querem engravidar) e para evitantes (mulheres que querem evitar uma gravidez).

Tentantes:
Evitantes: