Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Teste de Ovulação de Microscópio com Saliva - Método da Arborização - Ferning Test

Olá, meninas, tudo bem?

Hoje gostaria de compartilhar com vocês um pouquinho sobre o Método da Arborização, mais comumente chamado de Teste de Ovulação de Microscópio com Saliva (do inglês Saliva Ovulation Microscope ou Saliva Ovulation Predictor. Há outros termos também como Método da Cristalização da Saliva ou em inglês Ovulation Monitor, Ferning Microscopes, Saliva Fertility Monitor, Saliva Tests). O famoso padrão de samambaias na saliva (do inglês Ferning Pattern) é o indicativo da ovulação, pois ele aparece de acordo com o aumento do estrogênio.

Padrão de samambaias (do inglê Ferning Pattern)
Pelas minhas pesquisas, o microscópio para detecção da ovulação via saliva existe para venda na internet (sites gringos) desde 2001, ou seja há pelo menos 15 anos. Há diversos estudos que comprovam a eficácia do método de ovulação pelo estudo da saliva. Porém há muitos outros que desencorajam o uso, afirmando que testes de ovulação de detecção do LH pela urina e até mesmo o método da temperatura basal são mais confiáveis. Seguem alguns estudos:
Teste de Ovulação de Microscópio com Saliva

O chamado Fenômeno da Arborização é um método auxiliar natural para detecção do período fértil da mulher. Este método pode ser usado para maximizar a possibilidade de uma concepção desejada ou também como método contraceptivo natural, caso o desejo seja evitar uma gravidez.

Esse método consiste na visualização em microscópio da estrutura da saliva seca ou de uma amostra do muco cervical colhida durante o período fértil. A observação de um aspecto semelhante às folhas de uma samambaia é conhecido como efeito de arborização. Este fenômeno ocorre pois os cristais dos minerais presentes na saliva ou no muco cervical no período fértil agrupam-se em forma de folhas de samambaia e podem ser visualizados ao microscópio com uma ampliação de 100 vezes. Estas alterações começam a acontecer 3 ou 4 dias antes da ovulação e desaparecem 1 ou 2 dias após a ovulação.

Durante as outras fases do ciclo menstrual, apenas cristais caóticos sob a forma de areia ou grãos são observados ao microscópio. Este fenômeno natural é conhecido de pesquisadores e médicos há muito tempo mas apenas com a introdução dos mini-microscópios ele pôde ser amplamente utilizado. Hoje em dia, toda mulher em qualquer lugar e a qualquer hora pode testar em que fase do ciclo se encontra. A saliva é um fluido corporal facilmente acessível.

Como definir a estrutura nos cristais de saliva seca?

Durante a primeira fase do ciclo menstrual, os níveis de estrogênio aumentam lentamente e atingem um pico um dia antes da ovulação. Durante 1 ou 2 dias subsequentes, os níveis de estrogênio caem muito. A segunda metade do ciclo menstrual é caracterizada pela presença de outro hormônio sexual, a progesterona. Como pode ser visto na figura 1, os níveis de estrogênio mudam e são seguidos por alterações da cristalização da saliva (fenômeno da arborização).

Geralmente o primeiro padrão de cristalização aparece em torno de 5-7 dias antes da ovulação (o dia da ovulação coincide com a máxima cristalização, também chamada de visualização de folhas de samambaia). Com a ajuda de um microscópio, podemos determinar qual o hormônio que está predominando e verificar o dia aproximado da ovulação.

Figura 1.
Uma ampliação de 100 vezes da saliva permite uma visualização das variações que são vistas acima:
( - ) Nenhum cristal (possibilidade “zero” de concepção).
( + + ) Mais e mais “tubos” são visualizados (a possibilidade de concepção cresce).
( + + + ) Cristalização em forma de folhas de samambaia é observada ao microscópio, os cristais estão agrupados em “hastes” grossas (a ovulação começa e a possibilidade de concepção é maior e encontra-se no seu pico).
Padrão ferning (samambaias) no 13DC, 14DC e 15DC (mais expressivo no dia da ovulação).
Como acompanhar as mudanças de características no ciclo menstrual?

É necessário fazer as observações diariamente no microscópio e registrar a estrutura cristalina de maneira regular em uma tabela (todos os dias por pelo menos 3 meses). O registro pode ser feito anotando em uma tabela o dia do ciclo, a data e a estrutura dos cristais.

Você estará apta a conhecer a duração do seu ciclo e a identificar o dia aproximado da ovulação (atenção, ele varia individualmente!). Baseado nas informações anotadas, mais tarde você será capaz de prever o dia da sua ovulação num ciclo em andamento assim que observar os primeiros sinais de cristalização. Você também terá informações mais detalhadas sobre o seu ciclo menstrual e será capaz de notar oportunamente os desvios de tempo que podem ocorrer.

ABCMED, 2010. Dia da ovulação: o que é o método da arborização?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/saude-da-mulher/59374/dia-da-ovulacao-o-que-e-o-metodo-da-arborizacao.htm>. Acesso em: 30 nov. 2016.

Orientações para realização do teste

Para uso deste método observar as seguintes orientações: 
  1. Deve-se coletar a saliva após duas horas sem comer, beber ou fumar, de preferência a primeira saliva da manhã;
  2. Lavar bem as mãos ou o coletor da saliva, assim com a lâmina do microscópio;
  3. Após a coleta estourar as bolhas da saliva com a ponta do dedo ou coletor;
  4. Esperar secar (uns trinta minutos) efetuar a observação e anotação;
  5. Efetuar a coleta e a observação duas vezes ao dia.
Microscópios de ovulação a venda no mercado

Nos sites gringos existem diversas marcas de microscópios de ovulação. Eles são facilmente encontrados no Amazon e no Ebay. 

Em 2016, a empresa Geratherm lançou um aqui no Brasil, chamado Ovu Control. É o primeiro microscópio brasileiro (com registro na Anvisa) com o objetivo de auxiliar na detecção da ovulação.
A seguir, alguns microscópios encontrados no Amazon (em todos eles é preciso conferir o frete para o Brasil):
  • Fertile Focus da Fairhaven Health - $ 27,95. Link
  • Moonlight da Fertility Plan - $ 17,99. Link
  • KNOWHEN Saliva Ovulation da Knowhen - $ 44,99. Link
  • Ovatel - $ 25,95. Link
  • Maybe Baby Saliva Ovulation Tester da Maybe Baby - $ 59,95. Link
Ampliação da lente

Algo que achei interessante é que embora o artigo no início do post fale da necessidade do microscópio ter capacidade de aumento (ampliação da lente) de 100 vezes, todos os microscópios de ovulação no mercado possuem até no máximo 60 vezes de aumento. O brasileiro Ovu Control, o Fertile Focus e Moonlight tem 50x, o Ovatel tem 54x e o Maybe Baby 52x. Segundo a Maybe Baby, o ideal é 52x para melhor identificação do padrão ferning (samambaias). No entanto, vários pesquisadores afirmam que o padrão pode ser visto com qualquer microscópio, inclusive de brinquedo (alguns possuem amplicação de até 1600x).

Porém, a Tatiana da Costa, do blog Mãe à Flor da Pele, fez um vídeo no YouTube explicando como fazer o teste. Nesse vídeo, ela informa que a melhor ampliação para ver é 1200x. Aí fica a dúvida. Como que em alguns microscópios próprios para a ovulação a lente é de 50x se o melhor é ver na lente de 1200x? É um aumento de 24 vezes! Se alguém tiver alguma explicação, favor deixar nos comentários.

Concluo que praticamente qualquer microscópio permita a análise do padrão da saliva. Apenas é necessário tomar cuidado com os microscópios que possuem aumento fixo, pois não permitem ajustar ao tamanho da amostra.

Combinar com o aplicativo

Não sei se outros aplicativos permitem alimentar a fonte de dados com as informações do teste de ovulação de microscópio, mas o Fertility Friend tem essa opção. 

No Fertility Friend, na aba "Tests", vá em "Ferning Test". Selecione 'none' caso não veja nenhum padrão de samambaia, 'partial' caso veja algumas samambaias e 'full' caso o padrão seja claramente de samambaias.

Muco Cervical

O muco cervical também pode ser analisado no microscópio com o objetivo de se identificar a ovulação. Veja a imagem e a tabela abaixo:


Tipos de muco Microscopia Viscosidade Hormônio
Muco L Formação de cristais finíssimos com forma de folhas retangulares Média Estrogênio
Muco S Formação cristais em configuração de "agulhas pequenas e estreitas". Baixa (muito fluído) Estrogênio
Muco G Não apresenta formação de cristais. Presença de células epiteliais, linfócitos, leucócitos, células com núcleos abundantes. Alta Progesterona
Muco P (apresenta variações) Formação de cristais finíssimos e ramificações hexagonais Baixa Estrogênio

* Esse post terá atualizações. Pretendo usar o microscópio, juntamente com o método da temperatura basal e o método de Billings para detecção do período fértil.

4 comentários:

  1. Comecei usar há 2 dias, ainda estou engatinhando mas, me parece que o tipo de microscópio, assim como o tipo de lente, influi no ajuste. O meu por exemplo, usei uma lente plana e opaca, luz de "transmissão" e filtro escuro. Não precisei de muitos aumentos, fiquei surpresa, pois pensei q seria necessário mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. =)
      Vou me atentar a essa especificação da lente.
      Abraço!

      Excluir
  2. Eva vc conseguiu qual a marca do microscopio que vc ta usando

    ResponderExcluir