segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Guia da tentante - planejamento e passo a passo

Olá, queridas tentantes.

Quem diria que até para engravidar precisaria de planejamento? Quantas de nós imaginávamos que era só fazer sexo e pimba! Em alguns dias veríamos duas listrinhas no teste de gravidez?

Para algumas até acontece dessa forma. E essas mulheres nunca vão entender o que é ser tentante, e provavelmente dirão "é só relaxar", "você está fazendo errado", "faz uma viagem que acontece". Pior ainda é ouvir essas frases de mulheres que foram tentantes mas que se esqueceram da loucura que é o processo de tentivas. 

Aparecem muitas "tentantes" nos grupos de WhatsApp que não sabem nem por onde começar. Tentaram apenas 1 ciclo, a menstruação veio e se sentem derrotadas. Mas não precisa ser assim. Se todas puderem ter acesso a um manual simples e explicativo, talvez pouparemos algumas lágrimas! =)

Neste guia não listaremos as consultas ginecológicas.

1. Participe dos nossos grupos de tentantes
Participe dos nossos grupos de tentante no Facebook e WhatsApp e tire tuas dúvidas:

2. Baixe o Fertility Friend para auxiliá-la nas tentativas
O que é o Fertility Friend Tracker? Esse é sem dúvida o mais usado por todas as tentantes. Possui mais de 10 anos de experiência. Eu uso ele e digo que nunca encontrei nenhum parecido em termos de confiança e precisão. Possui calculadora de ovulação avançada, calendários menstrual e tabelas de fertilidade. O FF (sigla para Fertility Friend) te ajuda a engravidar porque ele interpreta os teus próprios sinais de fertilidade, e não um padrão qualquer definido. Acompanha seu ciclo e outros sinais de fertilidade (temperatura corporal basal/BBT, fluido cervical, sintomas, etc).

Esse aplicativo é em inglês, mas não desanime! Nós temos um tutorial com passo a passo em português para você utilizá-lo sem qualquer dificuldade.
Aplicativo Fertility Friend
A) Baixar o aplicativo Fertility Friend no celular:
  • Para baixar o aplicativo no celular: só procurar por Fertility Friend Tracker.
  • Para usar o Fertility Friend no computador: www.fertilityfriend.com.
B) Para instalar o aplicativo e começar a usá-lo, preparamos um tutorial explicativo em português com um passo a passo com imagens. Além de seguir o manual, leia com bastante atenção as 20 aulas do Fertility Friend.
C) Para usar as funções de gráfico do aplicativo (que é a parte mais importante e o que mais interessa para uma tentantes), você vai precisar de um termômetro digital. Você pode usar um:
  • Termômetro basal, de duas casas decimais, próprio para medir a temperatura basal.
  • Termômetro comum, digital, de febre, que se encontra em qualquer farmácia.

3. Estude sobre Muco Cervical e aprenda a identificá-lo
Muco cervical (MC) refere-se ao fluido produzido pelo colo durante o ciclo. Ele muda suas características ao longo do ciclo em resposta aos hormônios ovarianos, e pode ser observado no colo ou depois que ele passa pela vagina. O meio mais fácil e eficaz de saber sobre a presença e quantidade de estrogênio no organismo (e ter pistas do seu sinal de fertilidade) é examinar o MC e suas mudanças, que são sinais primários de fertilidade que você poderá usar para saber como você está indo. Leia o post abaixo:


4. Estude sobre os hormônios e o ciclo menstrual
Temos um post explicando a ação dos principais hormônios e sua atuação no ciclo menstrual. A explicação é simples e fácil de entender, falamos sobre LH, FSH, progesterona e estrogênio. Leia com atenção.


5. A importância do ácido fólico e os cuidados com sua suplementação
Os profissionais de saúde recomendam começar a suplementação 3 meses antes de engravidar. Sabemos também que a recomendação diária de ácido fólico é de 400mcg ou 0,4mg (400 microgramas), que devem ser tomados até a 12ª semana de gestação.

6. A extrema importância da vitamina D para a fertilidade
Descobriu-se que essa vitamina é importante tanto para os óvulos quanto para os espermatozoides. 

A vitamina D, existe dentro do folículo ovariano, que depois se transformará em óvulo. Facilita a fecundação por ajudar na produção de óvulos de qualidade. Suspeita-se que a baixa dessa vitamina também esteja presente na síndrome dos ovários policísticos (SOP). A suplementação dessa vitamina no organismo, pode ter ação coadjuvante para induzir a ovulação. Além do que é capaz de aumentar as defesas do organismo, diminuindo as chances de aborto e favorecendo as condições do endométrio para implantação do embrião.

Na fertilidade masculina, age diretamente na qualidade do sêmen e na quantidade de testosterona. Homens que tem uma boa taxa de vitamina D no organismo tem espermatozoides mais rápidos. O espermograma mostrou peixinhos lentos, preguiçosos? Dê uma turbinada neles com a vitamina D, que parece ser como um combustível natural para os espermatozoides.

7. Protocolo para tratamento da SOP
Temos um post com dicas e informações para ajudar as tentantes no tratamento da SOP (Síndrome do Ovário Policístico). 

8. Suplementos e fitoterápicos para melhorar a fertilidade
Temos um post com dicas de suplementos para tentantes, inclusive com links onde podem encontrar.
Para as tentantes que moram nos EUA, na Europa ou até mesmo brasileiras que querem importar suplementos de fora, segue link

9. Tratamento para infertilidade masculina
Nesse post, listamos as principais vitaminas e sua devida importância para a fertilidade masculina.

10. Manual definitivo do método sintotermal
Nesse post vocês poderão acessar o manual do método sintotermal (ou método da temperatura basal), com informações sobre como fazer, dicas e muito mais



11. Siglas comuns e seus significados
Esse post irá auxiliá-las a respeito do significado das principais siglas usadas nos grupos e fóruns de fertilidade.



POST EM CONSTRUÇÃO.

11 comentários:

  1. Amando o blog! =)

    Bjs
    esposaemamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amando o blog, estou muito feliz consegui pois consegui participar do grupo do Whats. Bjs meninas obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Otimas dicas 😘😘😍amando ...

    ResponderExcluir
  4. Para que serve metilfolato minha medica passou

    ResponderExcluir
  5. Muito legal ... sou 1 tentante ...ja sou mae..porem a 1 ano tento e nada esse mes fui em 1 especialista em reproduçao humana e ele esta me acompanhando des do 2 dia do meu ciclo que por fim é bem regular.. ele entrou c clomid indutor parei d tomar ontem e estamos fazendo ultra vaginal seriada a cada dois dias hj msm fiz uma e esta evoluindo bem semana que vem segunda dia 14.08 entrarei na semana de OBS pos comecando a semana fertil na teoria do medicamento e do meu ciclo .. entao estou torcendo pra dia 14 ele ja me da 1 boa not que estou preste a ovular ja que na ultra da p saber e estou no processo de coito programado ele que ira dizer o dia de eu ter relaçoes.. bom meninas cada uma c sua historia neh espero que de ok positivo p todas tentantes e noque precisarem pode me chama no meu zap 19.992160861 janaina gois

    ResponderExcluir
  6. Esse é o primeiro site em português que vejo informações importante sobre mutação MTHFR, citando pesquisa que estão muito mais avançadas nos EUA. Aqui no Brasil só vejo informações de trombofilia e uso de heparina, nada sobre o uso indevido de vitaminas sintéticas. Fico feliz que esse Blog esteja além dos estudos que temos no país e de informações que os médicos não nos contam. Muito Bom!!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Amei todas as postagens, parabéns pela iniciativa 😘

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, um guia de tentante que funciona, com certeza o planejamento é muito importante, obrigado pelo post

    ResponderExcluir