segunda-feira, 1 de maio de 2017

Ovulação precoce e seu impacto na fertilidade: como isso pode dificultar para engravidar

Todas nós sabemos que é normal o tamanho do ciclo variar a cada mês. Normalmente isso ocorre em função da ovulação, quanto mais tarde ela acontece, mais tarde a mulher irá menstruar e com isso o ciclo será mais longo. Um ciclo variando de 24-36 dias, é considerado normal, desde que haja suficiente fase folicular e fase lútea.

Ovulação tardia é mais comum, também tem seus impactos na fertilidade e pretendo escrever sobre isso daqui um tempo.

Porém esse post é sobre ovulação precoce, também chamada de ovulação antecipada ou ovulação adiantada. Gostaria de traduzir alguns artigos e colocar algumas informações para vocês.

O que é ovulação precoce?
Antes de mais nada, precisamos esclarecer o que é fase folicular. A fase folicular começa logo após a menstruação. Nessa fase, que dura em média 15 dias (podendo ir até 20 ou 30 dias), o revestimento do útero, o endométrio, começa a ficar espesso, preparando-se para receber um possível óvulo fecundado, um embrião. Ao mesmo tempo um dos folículos contendo um óvulo começa a crescer. Esse folículo, que se torna dominante, libera um óvulo, e esse fenômeno é conhecido como ovulação. O óvulo sai do ovário e percorre as trompas, onde deverá acontecer uma possível fecundação.

Se a tua fase folicular dura pelo menos 12-14 dias, não há motivos para preocupação. No entanto, se o teu gráfico de temperatura basal ou os teus testes de ovulação indicarem que você está ovulando no 11DC (11º dia do ciclo) ou antes disso, provavelmente teu folículo não está tendo tempo de se desenvolver adequadamente para ser fertilizado. Essa ovulação adiantada pode vir acompanhada de pouco ou nenhum muco cervical e um endométrio fino demais para segurar o óvulo recém fertilizado.

O que pode causar uma ovulação precoce e uma fase folicular curta?
Os pesquisadores ainda estão investigando o que pode adiantar a ovulação e causar uma fase folicular deficiente. Em alguns casos, parece ocorrer aleatoriamente. No entanto, alguns parecem estar relacionados a:
  • Flutuações hormonais causadas pelo estresse, ou problemas no hipotálamo e na glândula pituitária. Muito stress e problemas no hipotálamo e glândula pituitária desencadeiam um aumento no hormônio luteinizante (LH), fazendo com que os ovários liberem o óvulo antes que ele esteja maduro.
  • Idade. Como a quantidade de óvulos é naturalmente reduzida com a idade, o hormônio folículo estimulante (FSH) sobe mais fazendo com que o organismo selecione um folículo dominante para a ovulação antes que ele esteja de fato maduro e em condições de ser fertilizado. No entanto, enquanto a fase folicular durar pelo menos 12 dias e o resto das fases do ciclo menstrual forem equilibradas, isso não é um problema.
  • Tabagismo, consumo excessivo de álcool e excesso de consumo de cafeína, que têm sido associados a uma fase folicular curta e problemas no ciclo menstrual de forma geral.

Melhores dicas para regular o ciclo menstrual e aumentar a fase folicular
  • Se você fuma, faça um plano para parar! O tabagismo está associado à insuficiência ovárica prematura, problemas de ovulação, aumento do risco de aborto espontâneo, gravidez ectópica, diminuição da contagem de folículos e danos ao DNA nos folículos. Fumar é uma má notícia para a sua fertilidade e pode estar ligada a uma fase folicular encurtada.
  • Reduza o álcool e a cafeína. Esses alimentos estressam o organismo. Tanto o álcool quanto a cafeína perturbam a função hormonal, podendo levar à ovulação precoce e aumentar as chances de uma gravidez de risco. Se você precisa de uma bebida quente todos os dias, tome chá de folha de amora! Mais informações abaixo.
  • Reduza e gerencie o estresse. Se você está sob muito estresse, isso pode afetar seu ciclo menstrual e teus padrões de ovulação. Tente terapias de gerenciamento de estresse como meditação, respiração profunda ou aromaterapia. Você vai se sentir melhor usando essas terapias e também estará aumentando a fertilidade.

Considere os seguintes fitoterápicos:
  • Dong quai (Angelica sinensis) é um tónico surpreendente para a fertilidade feminina. Dong quai ajuda a aumentar o fluxo de sangue para o sistema reprodutivo e incentiva um revestimento uterino (endométrio) saudável. Funciona especialmente bem para as mulheres mais velhas que desejam estender a fertilidade e para situações de estagnação no corpo (como fibróides, cistos e endometriose). Nota: Evite Dong Quai durante a menstruação, se você tiver fluxo muito forte.
  • Vitex (Vitex agnus-castus) tem um efeito de equilíbrio em todas as fases do ciclo menstrual. O Vitex agnus-castus também conhecido como Chaste tree berry, é um potente regulador hormonal feminino, atualmente comercializado com o nomes Lutene, Tenag, Evocanil, Normaciclo, Nalle ou Vitenon. Diminui prolactina e incrementa o LH, tensão pré-menstrual, cefaléia, acne juvenil, por desarranjo hormonal, infertilidade feminina, insuficiência do corpo lúteo, enxaqueca menstrual, coadjuvante no tratamento da endometriose. O produto pode ser manipulado ou comprado pronto em farmácias. Leia mais sobre o Vitex aqui e aqui.
  • Tribulus (Tribulis terrestris) é uma erva que aumenta a fertilidade e ajuda a estimular a ovulação normal. Em um estudo realizado em 36 mulheres que não estavam ovulando, 67% mudaram para a ovulação normal após 2-3 meses de uso consistente de Tribulus. Leia mais sobre o Tribulus aqui.
  • Chá de folha de amora miúra. A folha amora tem inúmeros benefícios; tem 22 vezes mais cálcio que o leite, ajuda na disposição, fortalece os cabelos e principalmente regulam os hormônios ajudando quem tem SOP). Adquira as folhas secas em casa de produtos naturais ou use 5 folhas de amora colhidas na hora e coloque para ferver em 2 litros de água por 5 minutos. Leia mais sobre o milagre do chá das folhas de amora aqui e aqui.
  • Dupla homeopática Folliculinum e Ovarinum CH6: Folliculinum e Ovarium são duas fórmula homeopáticas, manipuladas juntas, que tem feito muito sucesso! Há inúmeros relatos, inclusive de mulheres que tentavam há anos e engravidaram nos primeiros ciclos usando essa duplinha homeopática milagrosa. Para saber mais sobre essas homeopatias e como tomar, leia aqui.
    • Folliculinum: A função do Folliculinum é restaurar o equilíbrio do organismo, dessa forma, é muito indicado para ser tomado após parar a pílula anticoncepcional. É indicado para os casos de ovulação desiquilibrada (também anovulação), TPM (Síndrome pré-menstrual), inchaço, secura vaginal, baixa libido, cólicas menstruais, miomas, cistos ovarianos, Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). É muito indicado para a mulher que tem desejos de comer açúcar e/ou trigo, pois o estrogênio sintético ajuda a controlar a compulsão. Nos casos de anovulação (ausência da ovulação), quando tomado antes do período fértil, esse medicamento ajuda na maturação do folículo e posterior liberação do óvulo no ovário. O Folliculinum também é muito utilizado para estimular a ovulação em mulheres com baixa reserva ovariana e FSH (hormônio folículo-estimulante) alto, principalmente aquelas que passaram por tratamentos de infertilidade e/ou usaram pílula anticoncepcional por muitos anos. Folliculinum ajuda a melhorar a auto-estima e trazer uma sensação geral de bem estar. Essa homeopatia pode produzir efeitos negativos se usado em excesso.
    • Ovarium: O Ovarium é uma mistura de vários componentes homeopáticos que agem em diferentes questões da fertilidade feminina. O Ovarium  atua regulando os ciclos menstruais ao agir diretamente no controle dos hormônios envolvidos no processo. Cada um de seus componentes atua num ponto diferente. É indicado para casos de cólicas menstruais, parametrite (inflamação do paramétrio, camada mais externa), endometrite (inflamação do endométrio, camada mais interna), osteomalacia (amolecimento dos ossos devido à mineralização anormal e carência de vitamina D), menorragia (período menstrual anormalmente carregado em fluxo e prolongado em tempo), metrorragia (sangramentos uterino fora do ciclo menstrual), bem como vários outros distúrbios metabólicos. 

    Leia mais:

    Um comentário: