Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Teste de Ovulação de Microscópio com Saliva - Método da Arborização - Ferning Test

Olá, meninas, tudo bem?

Hoje gostaria de compartilhar com vocês um pouquinho sobre o Método da Arborização, mais comumente chamado de Teste de Ovulação de Microscópio com Saliva (do inglês Saliva Ovulation Microscope ou Saliva Ovulation Predictor. Há outros termos também como Método da Cristalização da Saliva ou em inglês Ovulation Monitor, Ferning Microscopes, Saliva Fertility Monitor, Saliva Tests). O famoso padrão de samambaias na saliva (do inglês Ferning Pattern) é o indicativo da ovulação, pois ele aparece de acordo com o aumento do estrogênio.

Padrão de samambaias (do inglê Ferning Pattern)
Pelas minhas pesquisas, o microscópio para detecção da ovulação via saliva existe para venda na internet (sites gringos) desde 2001, ou seja há pelo menos 15 anos. Há diversos estudos que comprovam a eficácia do método de ovulação pelo estudo da saliva. Porém há muitos outros que desencorajam o uso, afirmando que testes de ovulação de detecção do LH pela urina e até mesmo o método da temperatura basal são mais confiáveis. Seguem alguns estudos:
Teste de Ovulação de Microscópio com Saliva

O chamado Fenômeno da Arborização é um método auxiliar natural para detecção do período fértil da mulher. Este método pode ser usado para maximizar a possibilidade de uma concepção desejada ou também como método contraceptivo natural, caso o desejo seja evitar uma gravidez.

Esse método consiste na visualização em microscópio da estrutura da saliva seca ou de uma amostra do muco cervical colhida durante o período fértil. A observação de um aspecto semelhante às folhas de uma samambaia é conhecido como efeito de arborização. Este fenômeno ocorre pois os cristais dos minerais presentes na saliva ou no muco cervical no período fértil agrupam-se em forma de folhas de samambaia e podem ser visualizados ao microscópio com uma ampliação de 100 vezes. Estas alterações começam a acontecer 3 ou 4 dias antes da ovulação e desaparecem 1 ou 2 dias após a ovulação.

Durante as outras fases do ciclo menstrual, apenas cristais caóticos sob a forma de areia ou grãos são observados ao microscópio. Este fenômeno natural é conhecido de pesquisadores e médicos há muito tempo mas apenas com a introdução dos mini-microscópios ele pôde ser amplamente utilizado. Hoje em dia, toda mulher em qualquer lugar e a qualquer hora pode testar em que fase do ciclo se encontra. A saliva é um fluido corporal facilmente acessível.

Como definir a estrutura nos cristais de saliva seca?

Durante a primeira fase do ciclo menstrual, os níveis de estrogênio aumentam lentamente e atingem um pico um dia antes da ovulação. Durante 1 ou 2 dias subsequentes, os níveis de estrogênio caem muito. A segunda metade do ciclo menstrual é caracterizada pela presença de outro hormônio sexual, a progesterona. Como pode ser visto na figura 1, os níveis de estrogênio mudam e são seguidos por alterações da cristalização da saliva (fenômeno da arborização).

Geralmente o primeiro padrão de cristalização aparece em torno de 5-7 dias antes da ovulação (o dia da ovulação coincide com a máxima cristalização, também chamada de visualização de folhas de samambaia). Com a ajuda de um microscópio, podemos determinar qual o hormônio que está predominando e verificar o dia aproximado da ovulação.

Figura 1.
Uma ampliação de 100 vezes da saliva permite uma visualização das variações que são vistas acima:
( - ) Nenhum cristal (possibilidade “zero” de concepção).
( + + ) Mais e mais “tubos” são visualizados (a possibilidade de concepção cresce).
( + + + ) Cristalização em forma de folhas de samambaia é observada ao microscópio, os cristais estão agrupados em “hastes” grossas (a ovulação começa e a possibilidade de concepção é maior e encontra-se no seu pico).
Padrão ferning (samambaias) no 13DC, 14DC e 15DC (mais expressivo no dia da ovulação).
Como acompanhar as mudanças de características no ciclo menstrual?

É necessário fazer as observações diariamente no microscópio e registrar a estrutura cristalina de maneira regular em uma tabela (todos os dias por pelo menos 3 meses). O registro pode ser feito anotando em uma tabela o dia do ciclo, a data e a estrutura dos cristais.

Você estará apta a conhecer a duração do seu ciclo e a identificar o dia aproximado da ovulação (atenção, ele varia individualmente!). Baseado nas informações anotadas, mais tarde você será capaz de prever o dia da sua ovulação num ciclo em andamento assim que observar os primeiros sinais de cristalização. Você também terá informações mais detalhadas sobre o seu ciclo menstrual e será capaz de notar oportunamente os desvios de tempo que podem ocorrer.

ABCMED, 2010. Dia da ovulação: o que é o método da arborização?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/saude-da-mulher/59374/dia-da-ovulacao-o-que-e-o-metodo-da-arborizacao.htm>. Acesso em: 30 nov. 2016.

Orientações para realização do teste

Para uso deste método observar as seguintes orientações: 
  1. Deve-se coletar a saliva após duas horas sem comer, beber ou fumar, de preferência a primeira saliva da manhã;
  2. Lavar bem as mãos ou o coletor da saliva, assim com a lâmina do microscópio;
  3. Após a coleta estourar as bolhas da saliva com a ponta do dedo ou coletor;
  4. Esperar secar (uns trinta minutos) efetuar a observação e anotação;
  5. Efetuar a coleta e a observação duas vezes ao dia.
Microscópios de ovulação a venda no mercado

Nos sites gringos existem diversas marcas de microscópios de ovulação. Eles são facilmente encontrados no Amazon e no Ebay. 

Em 2016, a empresa Geratherm lançou um aqui no Brasil, chamado Ovu Control. É o primeiro microscópio brasileiro (com registro na Anvisa) com o objetivo de auxiliar na detecção da ovulação.
A seguir, alguns microscópios encontrados no Amazon (em todos eles é preciso conferir o frete para o Brasil):
  • Fertile Focus da Fairhaven Health - $ 27,95. Link
  • Moonlight da Fertility Plan - $ 17,99. Link
  • KNOWHEN Saliva Ovulation da Knowhen - $ 44,99. Link
  • Ovatel - $ 25,95. Link
  • Maybe Baby Saliva Ovulation Tester da Maybe Baby - $ 59,95. Link
Ampliação da lente

Algo que achei interessante é que embora o artigo no início do post fale da necessidade do microscópio ter capacidade de aumento (ampliação da lente) de 100 vezes, todos os microscópios de ovulação no mercado possuem até no máximo 60 vezes de aumento. O brasileiro Ovu Control, o Fertile Focus e Moonlight tem 50x, o Ovatel tem 54x e o Maybe Baby 52x. Segundo a Maybe Baby, o ideal é 52x para melhor identificação do padrão ferning (samambaias). No entanto, vários pesquisadores afirmam que o padrão pode ser visto com qualquer microscópio, inclusive de brinquedo (alguns possuem amplicação de até 1600x).

Porém, a Tatiana da Costa, do blog Mãe à Flor da Pele, fez um vídeo no YouTube explicando como fazer o teste. Nesse vídeo, ela informa que a melhor ampliação para ver é 1200x. Aí fica a dúvida. Como que em alguns microscópios próprios para a ovulação a lente é de 50x se o melhor é ver na lente de 1200x? É um aumento de 24 vezes! Se alguém tiver alguma explicação, favor deixar nos comentários.

Concluo que praticamente qualquer microscópio permita a análise do padrão da saliva. Apenas é necessário tomar cuidado com os microscópios que possuem aumento fixo, pois não permitem ajustar ao tamanho da amostra.

Combinar com o aplicativo

Não sei se outros aplicativos permitem alimentar a fonte de dados com as informações do teste de ovulação de microscópio, mas o Fertility Friend tem essa opção. 

No Fertility Friend, na aba "Tests", vá em "Ferning Test". Selecione 'none' caso não veja nenhum padrão de samambaia, 'partial' caso veja algumas samambaias e 'full' caso o padrão seja claramente de samambaias.

Muco Cervical

O muco cervical também pode ser analisado no microscópio com o objetivo de se identificar a ovulação. Veja a imagem e a tabela abaixo:


Tipos de muco Microscopia Viscosidade Hormônio
Muco L Formação de cristais finíssimos com forma de folhas retangulares Média Estrogênio
Muco S Formação cristais em configuração de "agulhas pequenas e estreitas". Baixa (muito fluído) Estrogênio
Muco G Não apresenta formação de cristais. Presença de células epiteliais, linfócitos, leucócitos, células com núcleos abundantes. Alta Progesterona
Muco P (apresenta variações) Formação de cristais finíssimos e ramificações hexagonais Baixa Estrogênio

* Esse post terá atualizações. Pretendo usar o microscópio, juntamente com o método da temperatura basal e o método de Billings para detecção do período fértil.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Melhores vitaminas e minerais para aumentar a fertilidade masculina

Olá, pessoal.

Hoje gostaria de compartilhar um pouco sobre vitaminas que ajudam na fertilidade masculina.

Vitamina B12: A Vitamina B12 esta associada à síntese do DNA espermático e maturação celular. Deficiência de vitamina B12 está relacionada com queda da concentração de motilidade espermáticas. Recomenda-se dosagens de 300 - 500 mcg de Vitamina B12.

Vitamina B9: mais conhecida como ácido fólico, é largamente recomendada para mulheres que querem engravidar, para evitar má-formação no feto. Para a fertilidade masculina, estudos sugerem que o ácido fólico pode aumentar a quantidade de espermatozóides e também proteger contra a produção de espermatozóides com anormalidades em seus cromossomos. Ácido fólico sintético (vitamina B9 sintética) NUNCA deve ser tomado - ou qualquer outro complexo B que contenha ácido fólico sintético. Apenas metilfolato ou ácido fólínico. Infelizmente aqui no Brasil só temos ácido fólico sintético à venda. A alternativa e pedir para manipular. Leia mais sobre isso aqui.

Vitamina D3: Relacionada à produção de espermatozoides e testosterona. Produzida pelo organismo por meio da radiação solar. Normalmente as doses vendidas prontas no Brasil são insuficientes e os valores de referências dos laboratórios estão ultrapassados. a fertilidade masculina, age diretamente na qualidade do sêmen e na quantidade de testosterona. Homens que tem uma boa taxa de vitamina D no organismo tem espermatozoides mais rápidos. O espermograma mostrou peixinhos lentos, preguiçosos? Dê uma turbinada neles com a vitamina D, que parece ser como um combustível natural para os espermatozoides. Recomenda-se tomar entre 5.000UI - 10.000UI por dia. Recomenda-se fazer em farmácia de manipulação de confiança (recomendo comprar na Tito Farma).

Vitamina C: A vitamina C é um poderose anti-oxidante. Melhora a motilidade e a qualidade da produção de espermatozoides. Encontrada nos alimentos cítricos e nas frutas vermelhas. Vários estudos concluíram que uma dose diária de apenas 200 mg de vitamina C pode resultar em melhorias significativas na contagem de esperma. Aumentar a dose (entre 1.000 mg e 2.000 mg) oferece resultados um pouco melhores. O PhD Andrew Saul, especialista em megadoses de vitaminas, sugere, por algumas semanas, a ingestão de pelo menos 6.000 miligramas por dia e até 20.000 mg por dia para garantir uma alta produção de esperma. Fonte: Doctor Yourself.

Vitamina E: Melhora a qualidade dos espermatozoides, já que auxilia a reparar danos nas mutações na espermatogênese. Para quem não tem problemas de fertilidade, os dermatologistas alertam que ela tende a aumentar a oleosidade da pele, já naturalmente maior nos homens. Os alimentos ricos em vitamina E são, na sua maioria, alimentos de origem vegetal, como cereais integrais, óleos vegetais e sementes (óleo de gérmen de trigo, sementes de girassol, avelá, amendoim, óleo de amêndoa, amêndoa, castanha-do-pará). Porém, a gema do ovo, o fígado e a gordura que envolve a carne também são ricos nesta vitamina. É recomendada uma dose diária de 400UI. A carência de vitamina E pode levar a problemas no sistema reprodutor, como degeneração dos testículos e supressão da fertilidade. Acetato de tocoferol é um nome genérico dado às duas formas de vitamina E, a natural (d-alfa tocoferol) e a sintética (dl-alfa tocoferol). A forma sintética, chamada de dl-alfa-tocoferol (acetato de racealfatocoferol, nº CAS 7695-91-2), é largamente disponível e é a forma mais vendida no Brasil. Alguns estudos têm mostrado que ela pode até trazer prejuízos à saúde (forma sintética). Foi demonstrado que a forma natural, a d-alfa-tocoferol (acetato de dextroalfatocoferol, nº CAS 58-95-7) é até 50% mais potente do que a versão sintética (dl-alfa-tocoferol), que é uma mistura dos dois isómetros D e L devido a que o organismo só é capaz de aproveitar a forma D. A forma L não apresenta atividade vitamínica, sendo assim, esta forma sintética é até 50% menos potente do que a natural. A forma natural (D) tem maior absorção e potência (lembrando que a DL é a forma sintética). Ao manipular, portanto, especifique a "d-alfa-tocoferol". (Fonte: Medicina BiomolecularNutritienda, Anvisa). Apesar do que falamos de que a forma natural do tocoferol tem muito mais benefícios do que a forma sintética, é importante lembrar que a melhor forma de ingerir vitamina E é combinando os tocoferóis e tocotrienóis, e não apenas tocoferóis. Resumindo:
  • Forma natural: d-alfa-tocoferol, também chamada de acetato de dextroalfatocoferol, nº CAS 58-95-7.
    • Conversão USP: 1 UI de Vitamina E é igual a 0,74 mg. 1mg de Vitamina E é igual 1,36 UI.
    • Conversão Molar: 1 UI de Vitamina E é igual a 1,56 µmol.
    • Conversão Alfatocoferol: 1 UI de Vitamina E é igual a 0,67 mg.
  • Forma sintética: dl-alfa-tocoferol, também chamada de acetato de racealfatocoferol, nº CAS 7695-91-2.
    • Conversão USP: 1 UI de Vitamina E é igual a 1 mg. 1 mg de Vitamina E é igual 1 UI.
    • Conversão Molar: 1 UI de Vitamina E é igual a 2,12 µmol.
    • Conversão Alfatocoferol: 1 UI de Vitamina E é igual a 0,45 mg.
  • Notas: 
    • UI (unidades internacionais), mg (miligrama), µmol (micromol). 
    • Atualmente, unidades USP são utilizadas pela indústria farmacêutica em bulas de suplementos de vitamina E. Tanto as Ul quanto as unidades USP são baseadas na mesma equivalência. A conversão de UI de Vitamina E em miligramas de alfatocoferol para obtenção da IDR (Ingestão Diária Recomendada) pode ser realizada com as fórmulas acima.
    • A vitamina E é geralmente disponibilizada no mercado na forma de “alfa-tocoferol”, que representa apenas uma das formas de apresentação da vitamina. Na natureza, a vitamina E é encontrada sob diferentes formas (são 8 isômeros: alfa, beta, gama e delta-tocoferol e alfa, beta, gama e delta-tocotrienol), sendo que o alfa-tocoferol é apenas um dos 8 isômeros que o corpo necessita e utiliza em seus processos metabólicos. Sendo assim, recomenda-se o uso da forma potencializada de vitamina E com todas as suas frações (alfa, beta, gama e delta). Os estudos clínicos com apenas o alfa-tocoferol isolado não conseguiram reproduzir os resultados da vitamina E provenientes dos alimentos, uma vez que na natureza, é apresentada com suas frações. Além disso, os polivitamínicos disponíveis no mercado nacional oferecem apenas o alfa-tocoferol sintético. Muitos estudos clínicos que propagaram o risco aumentado de desenvolvimento de câncer de próstata e outras patologias, utilizaram suplementação de vitamina E convencional, com alfa-tocoferol sintético, sem levar em consideração as doses e as diferentes isoformas da vitamina. Fonte: Essentia Pharma 
    • Alguns sites apontam que 1 UI = 1,49 mg. No entanto, segundo o guia Medicamentos Lexi-comp Manole e a portaria da Anvisa, a conversão é ao contrário, sendo 1 mg = 1,49 UI (1 mg d-alfa-tocoferol = 1,49 UI).
    • Fontes: Nutrição Contemporânea e Medicamentos Lexi-comp Manole.
Cromo: Fundamental no processo de formação de novas células da linhagem germinativa. Os principais alimentos ricos em cromo são: pão integral, batata, ovo, frango e pimenta verde. Nós precisamos de 50 mcg à 200 mcg de cromo por dia. Em uma colher de chá (5g) de levedo de cerveja tem 112 mcg de cromo que é o suficiente para suprir em 100% a quantidade de cromo recomendada. O excesso da dosagem pode acarretar em intoxicação, pois o organismo só absorve a quantidade que necessita para desempenhar seu papel.

Zinco: Tem papel importante também na espermatogênese. Aumenta a concentração de espermatozoides no sêmen. As principais fontes de alimentos ricos em zinco são ostras, camarão, carne de vaca, frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.  Já as frutas e hortaliças, em geral, são pobres em Zinco e são menos aproveitadas pelo organismo. O PhD Andrew Saul, especialista em megadoses de vitaminas, recomenda entre 50mg e 100mg de zinco por dia. O gluconato de zinco é bom, mas a monometionina de zinco é uma forma bio-disponível de zinco melhor absorvida. Caso vá fazer uma manipulação, peça por monometionina de zinco. Cuidado com o consumo de cafeína, pois ela pode interferir com a absorção de zinco em até 50%. Fonte: Doctor Yourself e Dr Mercola.

Ômega 3 (ácido eicosapentaenóico - EPA e ácido docosahexaenóico - DHA): Estudos sugerem que o ômega 3, mais especificamente os ácidos docosahexaenóico (DHA) e ácido eicosapentaenóico (EPA), esteja relacionado à melhora na motilidade dos espermatozoides (ou seja, na sua movimentação). Estudos em ratos, nos Estados Unidos, demonstraram reversão do estado de infertilidade com o uso prolongado de Omega 3. Estudos com ômega 6 e 9 ainda não demonstram ligação específica com a melhora da fertilidade no homem. O ômega 3 é facilmente encontrado nos peixes gordas de águas pronfundas, e a sua maior concentração está na pele dos peixes e, por isso, esta não deve ser retirada. Para garantir a presença do ômega 3 é importante que o alimento não seja confeccionado em altas temperaturas, nem seja frito. É encontrado também nas sementes de chia, linhaça e nozes. Recomenda-se a dosagem de 2-4g ao dia.

Selênio: O selênio é um poderoso anti-oxidante. Muito utilizado nos casos com elevada % de radicais livres de oxigênio ou com elevada fragmentação de DNA espermático. Isto levando em consideração que geradores de radicais livres estejam compensados, como obesidade, tabagismo e varicocele. A dose de 50mcg parece ser suficiente, colaborando com mais de 70% da dose diária recomenadada. Esta diretamente associado a integridade da cauda dos espermatozoides, portanto ligado diretamente à % de espermatozoides rápidos progressivos.

Coenzima Q10: A coenzima Q10 é outro poderoso anti-oxidante, ligado diretamente também ao funcionamento mitocrondrial e ao metabolismo da cauda dos espermatozóides, ou seja, atua mais diretamente sobre a motilidade espermática. Recomenda-se doses altas diárias, por volta de 150 a 200mg /dia.

L-arginina: um estudo demonstrou que ao tomar uma dose diária de 4.000 mg de L-arginina, 75% dos homens com esperma com motilidade insuficiente conseguiram melhorar seus espermogramas significativamente.  Em um estudo de acompanhamento conduzido na Itália, homens com concentração normal de esperma (mais de 20 milhões por ml), porém esperma com motilidade limitada, receberam L-arginina. A dose diária de 8.000 mg foi muito alta. Os resultados deste estudo também indicam uma melhora expressiva na motilidade espermática.

L-carnitina (L-Carnitina e Acetyl-L-Carnitina – LC / ALC): A LC e  ALC formam grupo de nutrientes relacionados a energia para a motilidade seminal. Os estudos sobre seu uso e impacto na fertilidade masculina são bastante interessantes. Homens com infertilidade parecem apresentar níveis reduzidos de L-Carnitina no plasma seminal. Estudos demonstraram que homens com astenozoospermia podem melhorar a motilidade de esperma existente significativamente consumindo L-carnitina. Em um estudo onde homens receberam uma dose diária de 3.000 mg de L-carnitina, a proporção de esperma móvel foi melhorada em 75% (de 10.8% para 18.0%). Um estudo italiano, conduzido seguindo os padrões clínicos mais elevados, demonstrou que tomar L-carnitina por um período maior de seis meses melhorou expressivamente a motilidade espermática. Essas descobertas foram confirmadas depois por um estudo subsequente. Link dos estudos.

Licopeno: O nutriente chave que dá aos tomates sua cor vermelha brilhante pode aumentar a fertilidade em homens. É o que aponta um estudo publicado pela Clínica Cleveland de Medicina Reprodutiva, de Ohio, Estados Unidos, e que mostra que o licopeno — substância responsável por dar cor e brilho ao fruto — pode aumentar a qualidade do esperma em até 70%. A ingestão de licopeno está associada a um aumento da contagem de esperma em homens com baixas taxas de fertilidade. 

Algo muito interessante que encontrei foram as discrepâncias em relação às doses. Sites gringos indicam doses muito maiores de vitaminas. Por exemplo, o Alive, indica:
  • Vitamina B12: 1000mcg/dia.
  • Vitamina C: 2000mg a 6000mg/dia.
  • Vitamina E: 800UI
  • Zinco: 100mg a 200mg/dia.
  • Cromo: 1000mcg/dia.
  • Cobre: 2mg/dia.
  • Ácidos graxos: 9g a 12g diariamente.
  • Selênio: 200mcg/dia.
  • Coenzima Q10: 400mg/dia.
A empresa Fairhaven Health, que fabrica polivitamínicos e poliminerais próprios para incrementar a fertilidade masculina, apresenta as seguintes dosagens em seus produtos:

Produtos da Fairhaven Health.

FertilAid for Men: fornece suporte nutricional abrangente para melhorar todos os três parâmetros de saúde do esperma: motilidade, quantidade e morfologia.
  • Vitamina A (beta-caroteno): 5000UI
  • Vitamina B1 (tiamina): 1,5mg
  • Vitamina B2 (riboflavina): 1,7mg
  • Vitamina B3 (niacina): 20mg
  • Vitamina B5 (ácido pantotênico): 10mg
  • Vitamina B6 (piridoxina): 2mg
  • Vitamina B9 (ácido fólico): 500mcg
  • Vitamina B12 (cobalamina): 25mcg
  • Vitamina C (ácido ascórbico): 250mg
  • Vitamina D3 (colecalciferol): 400UI
  • Vitamina E (dextroalfatocoferol): 150UI
  • Vitamina K (fitonadiona): 80mcg
  • Iodo: 150mcg
  • Magnésio: 120mg
  • Zinco: 30mg
  • Cromo: 120mcg
  • Cobre: 2mg
  • Selênio: 100mcg
  • Manganês: 2mg
  • Mistura própria: L-Carnitina, Maca Peruana, extrato de semente de uva, raiz de Ginseng e Coenzima Q10.
Countboost: Projetado especificamente para homens com baixa contagem de esperma.
  • Vitamina B2 (riboflavina): 15mg
  • Vitamina B3 (niacina): 25mg
  • Vitamina B12 (cobalamina): 500mcg
  • Vitamina C (ácido ascórbico): 500mg
Motilityboost: Projetado para os homens com problemas de motilidade espermática.
  • Vitamina B6 (piridoxina): 25mg
  • Vitamina B12 (cobalamina): 500mcg
Se alguém está se perguntando se é saudável tomar esses três juntos, sim, eles foram projetados para serem tomados dessa forma também. Após 2 meses de suplementação os resultados já começarão a aparecer.

Proxeed Plus:
Entre os produtos gringos, temos também o Proxeed Plus, do laboratório Sigma-Tau Healthscience.

Proxeed Plus. Veja mais aqui
Sua composição:
  • L-Carnitina: 1000mg
  • Acetyl-L-Carnitina: 500mg
  • Selênio: 50mcg
  • Zinco: 10mg
  • Coenzima Q10: 20mg/dia
  • Vitamina C (ácido ascórbico): 90mg
  • Vitamina B9 (ácido fólico): 200mcg
  • Vitamina B12 (cobalamina): 1.5mcg

Wellman Conception:
O Wellman Conception foi uma supresa para mim, pois não conhecia. Foi o suplemento mais completo que encontrei de todos. Além de grande quantidade de vitaminas e minerais, ele possui também alguns fitoterápicos como maca peruana, casca de pinheiro e antioxidante como o licopeno. Algumas vitaminas possuem dosagem extremamente baixas, que para mim não fazem muita diferença, apenas encarem o produto, como a Coenzima Q10 que aqui possui 2mg, no Proxeed Plus possui 20mg e deve-se de fato consumir cerca de 200mg por dia. Ou seja, a dosagem de Coenzima Q10 do Wellman Conception é 100 vezes menor do que deveria ser.

Wellman Conception. Veja mais aqui.
Sua composição:
  • Maca peruana: 250mg
  • Licopeno: 1,5mg
  • Casca de pinheiro: 30mg
  • Octacosanol: 3mg
  • Inositol: 40mg
  • L-glutationa: 2,5mg
  • L-Arginina: 10mg
  • Ginseng siberiano: 30mg
  • Coenzima Q10: 2mg
  • Acetyl-L-Carnitina: 50mg
  • Bioflavonoides Cítricos: 10mg
  • Vitamina A (retinol): 750mcg/2500UI
  • Vitamina D3 (colecalciferol): 15mcg/600UI
  • Vitamina E (dextroalfatocoferol): 30mg
  • Vitamina C (ácido ascórbico): 90mg
  • Vitamina B1 (tiamina): 12mg
  • Vitamina B2 (riboflavina): 5mg
  • Vitamina B3 (niacina): 18mg
  • Vitamina B5 (ácido pantotênico): 10mg
  • Vitamina B6 (piridoxina): 10mg
  • Vitamina B7 (biotina): 150mcg
  • Vitamina B9 (ácido fólico): 400mcg
  • Vitamina B12 (cobalamina): 5mcg
  • Magnésio: 60mg
  • Ferro: 6mg
  • Zinco: 15mg
  • Cobre: 1000mcg (1g)
  • Manganês: 0,5mg
  • Selênio: 150mcg
  • Cromo: 50mcg

Vitergan Zinco Plus:
No Brasil temos o Vitergan Zinco Plus como uma boa opção de suplemento polivitamínico e polimineral. Infelizmente esse produto não possui vitamina essenciais do Complexo B. Apesar das doses mais concentradas de algumas vitaminas e minerais, possui muito menos ingredientes que o Wellman Conception.
Produto da Marjan Farma. Veja a bula aqui.

Sua composição:

  • Pró-vitamina A (betacaroteno): 10.000UI
  • Vitamina C (ácido ascórbico): 600mg
  • Vitamina E (acetato de racealfatocoferol): 200UI/298mg (usa vitamina E sintética!)
  • Cobre: 1 mg 
  • Selênio: 100 mcg 
  • Zinco: 30 mg 

PreFolin:
Não encontrei bula desse suplemento Vitamínico - Mineral, portanto não sei dizer a forma de cada um dos componentes. É um dos suplementos com menores dosagens, porém é largamente recomendado pelos médicos. Não acredito que baixas dosagens assim possam fazer alguma diferença na contagem ou motilidade dos espermatozóides, porém irei listar aqui para não ficar de fora:
Sua composição:

  • Vitamina C: 45mg
  • Vitamina E: 10mg
  • Vitamina B9 (ácido fólico): 200mcg
  • Zinco: 7mg
  • Selênio: 30mcg

Fórmula Thor:

Fórmula manipulada para auxiliar no tratamento da infertilidade masculina. Pode ser manipulado em qualquer farmácia de manipulação ou comprar na Tito Farma. Existem 2 versões: a Fórmula Thor e a Fórmula Thor Plus.


Composição da Fórmula Thor:
  • Vitamina C (ácido ascórbico): 600mg
  • Vitamina D3 (colecalciferol): 10.000UI
  • Vitamina E - Tocotrimax (4 tocoferois e 4 tocotrienóis NATURAIS ("D" e não "DL"): 100mg
  • Zinco (quelato): 35mg
  • Vitamina B9 (metilfolato): 500mcg
Composição da Fórmula Thor Plus:
  • Vitamina C (ácido ascórbico): 1000mg*
  • Vitamina D3 (colecalciferol): 10.000UI
  • Vitamina E - Tocotrimax (4 tocoferois e 4 tocotrienóis NATURAIS ("D" e não "DL"): 100mg
  • Zinco (quelato): 35mg
  • Cobre glicina: 1,5 mg
  • Vitamina B9 (metilfolato): 500mcg
  • Vitamina B9 (ácido fólico): 4mg
  • Licopeno: 10 mg
  • Vitamina K2: 100 mcg
*Sobre a vitamina C: o organismo não absorve mais do que 500-600 mg de vitamina C de uma só vez, dessa forma, 500 mg de vitamina C está junto da fórmula e os 500 mg restantes vem num frasco separado, com a instrução de ser tomado com pelo menos 8h de intervalo do restante da fórmula.

Para comprar a Fórmula Thor, clique aqui.
Para comprar a Fórmula Thor Plusclique aqui.

-------------------

Saindo um pouco da esfera de suplementos vitamínicos e minerais, vou listar alguns medicamentos conhecidos por seu efeito na fertilidade masculina.

O citrato de clomifeno (também conhecidos pelos nomes comerciais de Indux e Clomid) é um conhecido medicamento de indução de ovulação para mulheres (resulta em estimulação ovariana, com conseqüente maturação do folículo ovariano e desenvolvimento do corpo lúteo). No entanto, esse medicamento também é receitado para homens, pois age diretamente na hipófise, favorecendo a espermatogênese, maturação dos espermatozóides e normalizarando a testosterona.
Qual então o papel do citrato de clomifeno na prática clinica urológica? O citrato de clomifeno é um antagonista do receptor de estrogênio na hipófise, ou seja, ele evita que o estrogênio circulante “sinalize” para a hipófise que ela deve diminuir ou parar a secreção dos hormônios LH e FSH e em última instância, leva ao aumento nos níveis destas gonadotrofinas. O LH e FSH, em níveis mais elevados, atuarão nos testículos elevando os níveis de testosterona e a espermatogênese. Em homens com níveis normais ou baixos de LH e FSH, este efeito pode ser bastante positivo. Não há estudos, no entanto, demonstrando que tais efeitos aumentam as taxas de gravidez em casais sub ou inférteis por fator masculino. Estudos mais recentes parecem revelar que o uso apenas do isômero en-clomifeno, ao invés da mistura racêmica (en + zu-clomifeno – CC), leva a efeitos melhores tanto no perfil hormonal quanto na melhora da produção de espermatozóides. Vale lembrar que ainda não temos para uso comercial o en-clomifeno.
A grande maioria dos pacientes já ira responder o uso do clomifeno nos primeiros 3 meses de uso e temos reports relatando não apenas aumento nas concentrações seminais mas também na motilidade total. Outros serão respondedores tardios, e elevarão os níveis de testosterona com 6 a 15 meses de uso. Ou seja, a mensagem é que o tratamento com foco em elevação da testosterona e melhora seminal pode ser extendido a 12 ou 15 meses. Sabemos também que doses acima de 300mg semanais podem ser nocivas e levar piora nos parâmetros seminais. A mensagem que fica é: baseados no que temos de evidencia médica científica ate hoje, o uso do citrato de clomifeno parece ser efetivo nos casos de infertilidade masculina associada a hipogonadismo, sem elevação dos níveis de FSH pré tratamento.
Fonte: Dr. Conrado Alvarenga
Outro medicamento bastante recomendado pelos urologistas é o mesterolona (nome comercial Proviron), usado para melhoria da quantidade e qualidade do esperma. O mesterolona é um esteróide utilizado para o tratamento de distúrbios decorrentes da deficiência androgênica em homens, resultando em aumento nos níveis de testosterona periférica e melhora a função das células de Leydig, fazendo com que aumentem a qualidade, motilidade e quantidade dos espermatozóides para homens com contagem entre 5 a 20 milhões.

Há também os medicamentos fitoterápicos como o Tribulus Terrestris (marca Androsten). O principal constituinte do Tribulus Terrestris é a harmina, que tem sido utilizada na medicina tradicional da Índia e da China durante séculos. É uma medicina diurética usada para tratar a urolitíase, dysurea, infertilidade, disfunção erétil e impotência. A pesquisa mostra que o Androsten Tribulus terrestris aumenta os níveis dos hormônios de testosterona, DHEA e estrogênio. Tribulus terrestris aumenta os níveis de testosterona. Além de fortalecer os musculos e aumentar a fertilidade e a libido, a testosterona também tem um efeito positivo sobre a atividade da medula óssea e aumenta a produção de glóbulos vermelhos, assim, impulsiona o sistema imunológico.

Fontes:

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Passo-a-passo em português para usar o aplicativo Fertility Friend

Olá, meninas, tudo bem?

Sei que tem muita gente que tem dificuldade de usar o Fertility Friend! Não porque ele é difícil, mas porque é em inglês.

Mas é fácil, eu prometo! Neste post um passo-a-passo, com imagens, em português, tudo bem explicadinho para vocês.

O que é o Fertility Friend Tracker? Esse é sem dúvida o mais usado por todas as tentantes. Possui mais de 10 anos de experiência. Eu uso ele e digo que nunca encontrei nenhum parecido em termos de confiança e precisão. Possui calculadora de ovulação avançada, calendários menstrual e tabelas de fertilidade. O FF (sigla para Fertility Friend) te ajuda a engravidar porque ele interpreta os teus próprios sinais de fertilidade, e não um padrão qualquer definido. Acompanha seu ciclo e outros sinais de fertilidade (temperatura corporal basal/BBT, fluido cervical, sintomas, etc).
Aplicativo Fertility Friend
Baixar o aplicativo Fertility Friend no celular:

Comprar um termômetro:

  • Pode ser termômetro comum de febre, que se acha na farmácia.
  • Caso façam questão do termômetro basal, comprem na loja da Baby to Be. Link para comprar.
Segue o Manual explicativo para usar o Fertility Friend desde o início.

1. Manual em português com o passo a passo:






































































2. Aulas do Fertility Friend em português:
Além desse passo a passo, gostaria de compartilhar com vocês as aulas oficiais do Fertility Friend, traduzidas para o português pela Camila (KK Faria), do grupo MAMIS.

São 20 aulas, rápidas e muito informativas! Bom estudo!

  • Lições 1 e 2
    • Lição 1 - A janela fértil
    • Lição 2 - O essencial
  • Lições 3 e 4
    • Lição 3 - As fases do ciclo
    • Lição 4 - Seus hormônios
  • Lições 5 e 6
    • Lição 5 - Tudo sobre o muco cervical
    • Lição 6 - Como observar o muco cervical
  • Lições 7 e 8
    • Lição 7 - Tudo sobre temperatura basal
    • Lição 8 - Como medir a temperatura basal
  • Lições 9 e 10
    • Lição 9 - Posição do Colo
    • Lição 10 - Aparelhos e testes de fertilidade
  • Lições 11 e 12
    • Lição 11 - Sinais Opcionais
    • Lição 12 - Tudo sobre ovulação
  • Lições 13 e 14
    • Lição 13 - Interpretando seu gráfico
    • Lição 14 - Padrões nos gráficos
  • Lições 15 e 16
    • Lição 15 - Variações dos gráficos
    • Lição 16 - Ilustrações
  • Lições 17 e 18
    • Lição 17 - Identificando gravidez
    • Lição 18 - Ferramentas avançadas
  • Lições 19 e 20
    • Lição 19 - Administrando seus ciclos
    • Lição 20 - Ajudando umas às outras - Compartilhando sua jornada