quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Estou grávida - o bebê que veio sem projeto

Olá, minhas queridas.

Eu demorei pra fazer esse post... Alguns meses... E sim, o título está certo: eu estou grávida.


Por quê este bebê veio sem projeto? Afinal a descrição do blog é (era): 
O Projetando um Bebê é blog que relata a experiência de uma arquiteta e de um engenheiro em tentar engravidar.

Enquanto não engravidamos, vou compartilhando minhas pesquisas com vocês.
Pois é, não chegamos a tentar engravidar. Eu nunca fui tentante. A cada ano o nosso plano de ter um filho era adiado para o próximo ano. Parei a pílula em agosto/2014, porque pretendíamos começar a tentar em maio/2015. Seriam 9 meses de empoderamento, para meu ciclo se regularizar e eu estudar sobre minha fertilidade. Que romântico, né? Durante esse período eu mediria minha TB (temperatura basal), faria testes de ovulação, alguns exames, tomaria ácido fólico, enfim, saberia tudo sobre meu ciclo e me prepararia para uma gravidez. Chegou maio/2015 e estávamos longe de estar preparados para ter um filho. Meu marido foi demitido, eu terminei a faculdade, não consegui emprego e ninguém comprava nosso apartamento... tivemos que voltar para a minha cidade natal (saímos do ES e viemos pra SP), onde iríamos arriscar um novo projeto (que aliás, não deu certo). Então pensei... "bom, de 2016 não passa. Daqui 1 ano, em maio/2016, certamente vamos tentar um bebê." Pois é. Mas o ano de 2016 foi conturbado. Montei um loja de produtos de fertilidade, me envolvi muito com tentantes e o desejo de ter um bebê... ao invés de aflorar, começou a murchar. Embora eu me apaixonasse cada dia mais pela área da saúde, principalmente ao estudar o impacto da nutrição na fertilidade da mulher, o desejo meu, de ser mãe, foi sendo engavetado aos poucos. A situação política/econômica/social do país também não ajudava em nada. Mas o que mais me travou... foi perceber aos poucos como a maternidade era romantizada (pela mídia, pela sociedade). Descobri aos poucos uma maternidade pouco revelada. Era uma maternidade real, onde havia dor, choro e frustrações. E eu não estava preparada para essa maternidade drástica, crua, cinza.

Cheguei a comentar algumas vezes com o marido sobre a possibilidade de não ter filhos. Não era algo que ele estava de acordo, e pra ser sincera, eu mesmo tinha medo de dizer essas palavras. Mas me perguntava diariamente: será que é pra mim?

Embora me questionasse isso diariamente, não voltei a tomar a pílula anticoncepcional. É um veneno que eu nunca mais vou tomar, e vou fazer o possível para alertar todas as mulheres sobre isso. Fazendo o método de Billings combinado ao método sintotermal eu sempre sabia quando estava ovulando e poderia me proteger de forma adequada.

Começou o ciclo de março/2017. Mais um ciclo, nada de diferente, apenas uma suplementação nova: óleo de prímula. Meu 31º ciclo após a pílula. 31 ciclos medindo a TB (temperatura basal), analisando muco e anotando tudo no FF (aplicativo Fertility Friend). A prímula era mais uma tentativa para controlar minha acne hormonal. Comecei com 2 cápsulas de 500mg e no 13DC tive muito muco eggwhite. Não é muito meu padrão ter muco eggwhite, muito menos tão cedo assim no ciclo. Afinal, uma coisa que "lutava" desde que comecei o método sintotermal era ovular um pouco mais cedo (sempre tive ovulação tardia) e aumentar o tamanho da fase lútea. Falei sobre isso no post do Vitex e continuei no post dos outros tratamentos (aliás, nesses dois posts eu resumo toda a minha luta contra a acne). E foi justamente no 13DC que eu ovulei. E nesse 31º ciclo, eu engravidei. O óleo de prímula adiantou minha ovulação e várias outras meninas do grupo notaram isso.

Nesse ciclo, 2 dias após a ovulação, fui em um médico nutrólogo/ortomolecular e discutimos a possibilidade de eu colocar DIU. Hahaha. Mal sabia eu que já estava grávida. Nunca gostei da expressão "engravidar por acidente", mas foi justamente o que aconteceu comigo. Logo na fase lútea tive uma fortíssima infecção urinária que só foi piorando. Por conta da infecção, tive que tomar antibiótico e tive todas as reações possíveis que a bula citava. Também passei uns 10 dias com febre intensa, dores por todo o corpo e muito muito mal. A febre não me deixava raciocinar direito. Eu apenas sobrevivi a esses dias. Mas antes de tomar o antibiótico, resolvi fazer um teste de gravidez no 14DPO. Minha fase lútea dura 11-12 dias. No 9DPO eu tive um pequeno sangramento, saiu só no papel. No 10DPO tive novamente, de manhã. A minha menstruação costuma chegar de vez, não costumo ter spotting. Então, na minha inocência, o sangramento era por conta da infecção. Eu tive TODOS os sintomas de TPM que tenho todos os meses. Inclusive cólica! Tinha certeza que a menstruação estava chegando.

No 13DPO à noite, comentei com meu marido que faria um teste no dia seguinte, com a primeira urina do dia, caso a menstruação não descesse.

Fiz dois testes de gravidez na manhã do 14DPO (dia 04/04/17), às 7h. O primeiro foi um teste de tiras, daqueles do Ebay, sabem? Que vem junto com os testes de ovulação? Então, aqueles testes possuem uma alegada* sensibilidade de 10mUI/ml. Fiz e depois de 1 min apareceu uma linha bem clarinha. Achei que tava ficando doida (por causa da febre), pisquei várias vezes e acendi a luz. Sem dúvida tinha uma linha ali. Corri acordar meu marido... "amor, amor". Ele acordou assustado, só olhou pra mim, e pela minha expressão adivinhou "o teste deu positivo", disse ele. Fiz que sim com a cabeça. Ele me disse então: "faça o outro!". Por sorte eu tinha um Clearblue digital (de semanas) guardado, estoque que sobrou de quando tinha a loja, e fiz ele com o coração na mão. Como coletei a urina em um copo plástico, não joguei fora depois de fazer o teste em tiras e usei a mesma urina pra fazer o Clearblue. Deixei 20 segundos na urina, como manda a bula, e coloquei ele na horizontal. E esperei, sem olhar pra ele. Fiquei olhando pra parede, pensando se o teste em tiras poderia estar errado, mas no fundinho sabia que não estava. Quando peguei o Clearblue em cima da bancada (acho que não deu nem 1 minutos), o resultado gritava: Grávida 2-3. Dei um grito do banheiro e corri levar pro meu marido. Ele sentou na cama e pegou o teste. Coitado. Ficou olhando em choque. Fomos pra cozinha tomar café e ficamos olhando um para o outro, sem saber o que falar. Mandei a foto abaixo pras administradoras do nosso grupo de tentantes do WhatsApp, só mandei a foto e falei: "estou indo pro laboratório". Elas ficaram quase doidas, porque não escrevi mais nada e elas, todas tentantes, sabiam que eu não era tentante. Depois do café, saímos em busca de um laboratório que fizesse o Beta HCG quantitativo. Depois de muito pesquisar, encontrei um laboratório que entregava o resultado no mesmo dia. Pedi urgência, pois precisava tomar o antibiótico. Às 15h, saiu o resultado. O Beta HCG deu 352,33 mIU/ml.

* Na minha opinião, esses testes devem possuir uma sensibilidade real de 40mUI/ml. O da Clearblue, segundo a bula, possui 25mUI/ml, mas acredito que a sensibilidade real seja de 10mUI/ml. Na minha opinião, a Clearblue é a melhor marca de teste de gravidez e ovulação.

Testes de gravidez feitos no 14DPO. Contrastei a imagem para ser possível visualizar a linha do teste de tiras.
Nesse mesmo dia contei pra minha mãe. Fomos na casa dela e falei: "Mãe, aconteceu uma coisa." E ela na hora: "Você tá grávida!". Gente, que instinto! Mesmo eu dizendo há meses que pensava em não ter filhos, quando eu disse essas palavras, ela adivinhou na hora. Ela ficou extremamente feliz. Pedi segredo e disse que contaríamos para a família só depois da 12ª semana. Só ela e meu pai sabiam e guardaram muito bem nosso segredo. Minha gratidão à família maravilhosa que eu tenho, que sabe respeitar meus desejos e sentimentos.

Dois dias depois repeti o Beta HCG e deu 778,86 mIU/ml. Estava dobrando a cada 48h, e segundo consultei em alguns sites, pelo valor, havia uma grande possibilidade de serem gêmeos!

Valores de Beta HCG. Favor não copiar.
Não fiz uma ultra em seguida. A verdade é que todos os centros de radiologia da cidade estavam lotados pelos próximos dois meses, então desisti. A primeira ultra foi a de Translucência Nucal, com 12 semanas. Foi uma ultra assustadora pra mim, que não esperava ver o bebê tão perfeitinho e serelepe. Eu não me sentia grávida, não tinha nenhum sintoma e tinha muita dificuldade em aceitar a minha nova condição. A verdade é que ninguém te conta sobre os sentimentos e emoções no início da gravidez. Conversei com diversas meninas grávidas, que foram tentantes por muito tempo, e a maioria relatou sentimentos super conflitantes no início da gravidez, seguidos por um sentimento de culpa. Aliás, acho que culpa é uma coisa que te acompanha desde o momento que você pega o teste positivo. No meu caso foi por não ser planejado e não estar tomando ácido fólico.

Mas passou a fase conturbada e aqui estamos nós, no auge das nossas 23 semanas de gestação. Já sabemos o sexo, é um menino. Acredito que já temos o nome (ô tarefa difícil que é escolher nomes!), mas quero esperar mais um tempo para definir.

Todo mundo pergunta sobre sintomas, né? Mas vou dizer o que nós sempre repetimos no grupo do WhatsApp: qualquer sintoma que você sinta na fase lútea é resultado da progesterona, esteja você grávida ou não. Anyway, sobre os sintomas: não tive nenhum que fosse diferente da TPM. Em toda TPM eu sentia dor nos seios, leve fraqueza e um pouco de tontura (isso desde que tomava a pílula). Eu só fiz o teste mesmo por desencargo de consciência, pra tomar o antibiótico. Porque tinha certeza que não estava grávida. Aliás, só depois de algum tempo que fui lembrar do pequeno sangramento que tive no 9DPO e 10DPO. Eu tive o raro (mas tão esperado pelas tentantes) sangramento de nidação.

Enfim, isso não é um relato de positivo. Não é uma história bonitinha. Não foi planejado. Relutei muito para contar isso aqui no blog. Tive muito receio (ainda tenho) de machucar os sentimentos de quem tenta há tanto tempo. Meses, anos... eu acompanho a luta diária dessas mulheres, e sei como é difícil para elas quando a colega engravida "sem querer". Eu tive vergonha, mas se tem uma coisa que aprendi, é: a hora é de Deus. Quando Ele quer, o universo conspira a favor. Compete a nós aceitar isso.

Obrigada pelo carinho de todas vocês, desculpem-me a demora em postar. Mas eu precisava digerir a informação e entender tudo o que estava acontecendo. Pretendo postar um novo post sobre suplementação na gravidez. Aguardem!

Aqueeeeeele abraço!

------------
ATUALIZAÇÃO - 20/12/2019

Arthur nasceu! Leia meu relato de parto AQUI.

8 comentários:

  1. Lindo relato. Tudo acontece na hora de Deus. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Anne.
    Deus é maravilhoso!
    Realmente nada acontece sem que Deus permita. Chegou sua vez!
    Parabéns mais uma vez❤️

    ResponderExcluir
  3. Estou com 5 semanas e 5 dias e quando soube chorei em desespero pelo trauma dos 3 abortos sofridos, endometriose e trombofilia , não pensava mais sobre isso, fiz o teste antes do atraso porque estava com enjôo terrível... e ainda estou tentando me situar, pois meus abortos foram todos as 6 semanas e minha primeira usg deu pra ver apenas vesícula... enquanto não ouvir o coração não vou realmente ficar tranquila

    ResponderExcluir
  4. Oi, Anne! Amo seu blog, acompanho há poucos tempo, mas já aprendi demais. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento S2. Sou tentando há alguns meses e gostaria de tirar uma dúvida em razão de uma coisa que li nesse post. Você descobriu a infecção urinária forte na fase lútea, mas não entendi se você chegou a tomar o antibiótico... eu estou numa situação que não sei se posso chamar de parecida hehe No meu período fértil comecei com sintomas muito fortes de infecção urinária, fato este que atrapalhou bastante meus planos, mesmo assim, como a esperança é a última que morre, estou com receio de tomar qq remédio... especialmente nessa fase que seria de implantação... não estou sabendo o que fazer. Estou tomando água com bicarbonato de sódio em jejum há 4 dias para tentar alcalinizar o corpo, e muuuita água, mas não sinto melhora. Pode ser bobagem minha acreditar que este pode ser o mês do positivo, mas e o medinho de desacreditar e colocar tudo a perder? Será que você poderia me ajudar com sua experiência? Muito obrigada :)

    ResponderExcluir