Minha suplementação na gravidez - lugol, vitamina D3, cloreto de magnésio, entre outros
Olá, minhas queridas.
Várias gestantes tem me perguntado a respeito da suplementação na gestação, então vou passar para vocês o que eu estou tomando. Já gostaria de deixar bem claro que essa suplementação é para o meu caso, baseado nos meus exames, prescritas pelo meu médico nutrólogo e ortomolecular.
Várias gestantes tem me perguntado a respeito da suplementação na gestação, então vou passar para vocês o que eu estou tomando. Já gostaria de deixar bem claro que essa suplementação é para o meu caso, baseado nos meus exames, prescritas pelo meu médico nutrólogo e ortomolecular.
Minha suplementação até a 20ª semana de gravidez:
- Vitamina D3 + Vitamina K2: 10.000UI de vitamina D3 + 100mcg de vitamina K2, em cápsulas, manipuladas juntas (já estou tomando há 1 ano).
- Veja AQUI porque eu tomo essa dosagem.
- Clique aqui para ver onde comprar.
- DHA: 500mg da Vitafor. Embora na embalagem venha escrito 1g por cápsula, ao verificar atrás da embalagem as informações nutricionais, você verá que cada cápsula possui 500mg de DHA e 100mg de EPA.
- Lugol: Cuidado. Não recomendo o uso de lugol na gestação. Eu desenvolvi Tireoidite Pós-Parto (leia minha experiência aqui), devido à alta ingestão de iodo. Leia este artigo: "A alta ingestão de iodo é um fator de risco para tireoidite pós-parto: resultado de uma pesquisa realizada em Shenyang, na China."
- Selênio: 2-3 castanhas do Pará por dia.
- Cloreto de magnésio: 2x por dia de 70ml.
- Vitamina C: 500mg da Synth, produto em pó, 2-3x por dia (uso a pontinha de uma colher de café). Tomo depois das refeições pra aumentar a absorção de ferro.
- Comprei no Mercado Livre, junto com o cloreto de magnésio PA. Sai mais em conta comprar em pó e trazer ambos no mesmo frete. Link do vendedor.
- Zinco: 30mg, l-optizinc da NOW Foods.
- Água de côco e óleo de côco.
Estou com anemia. E agora?
Dia 24/04, com 6s4d (6 semanas + 4 dias) de gestação, fiz alguns exames de sangue. Quando o resultado saiu, a médica me chamou, para alertar para uma possível anemia. Embora estivesse dentro da faixa de referência, minha hemoglobina deu 12,5 g/dL e as plaquetas deram 297.000 /mm³. Levei meus exames para um nutrólogo, que achou tudo normal e não quis passar nenhuma suplementação. Mas pra ser sincera, fiquei com uma pulga atrás da orelha. Esperei um tempo pra fazer novos exames.
Dia 17/07, com 18s4d realizei novos exames. Infelizmente a hemoglobina e as plaquetas tinham caído ainda mais! A hemoglobina deu 11g/dL e as plaquetas deram 243.000 /mm³. Além disso, dosei a vitamina B12, que deu extremamente baixa, 228 pg/mL (deve dar acima de 800 pg/mL segundo os nutrólogos e ortomoleculares) e a vitamina D3, mesmo suplementando há mais de 2 anos, deu 57,8 ng/mL (para gestantes deve estar acima de 70 ng/mL, pois dessa forma funciona como um potente anti-viral. Alguns médicos pedem valores acima de 80 ng/mL). Então resolvi falar com um outro nutrólogo e ortomolecular, com muito mais experiência, colega do Dr Lair Ribeiro. Ele analisou meus exames e pediu mais dois: ferritina e homocisteína. Como a minha vitamina B12 deu muito baixa, talvez eu estivesse tendo problemas na metilação. Esse outro médico me explicou que sem a devida metilação, não há plasticidade neuronal (formação de sinapses nervosas - inteligência). A falta destas causam para o feto lesões graves, como abortos, danos ao sistema nervoso central, entre outros. Os exames ficaram prontos, e embora a ferritina estivesse baixa, 50 ng/mL (ideal entre 70-90 ng/mL), a homocisteína estava boa (5,33 micromol/L). Dessa forma, ele me passou a seguinte suplementação:
- Fórmula A:
- Metilcobalamina 500 mcg;
- Metilfolato 500 mcg.
- Gotas, sublingual. 30 ml.
- Fórmula B:
- Ferro quelado (com glicina) 30 mg;
- Selênio metionina 100 mcg;
- Vitamina B6 50 mg.
- 120 caps.
Além dessas duas fórmulas, estou tomando também 4.000UI de vitamina D3 em gotas, sublingual, para somar aos 10.000UI que tem na cápsula que já tomo há mais de ano. A vitamina em gotas, sublingual, é mais eficiente em aumentar com rapidez os níveis séricos no sangue.
- Vitamina D3 + Vitamina K2: continua igual.
- Vitamina D3 sublingual: 4.000UI, para somar aos 10.000UI que tem na cápsula acima.
- DHA: continua igual.
- Lugol: continua igual.
- Selênio: continuo comendo as castanhas, mas passei a suplementar com 100 mcg de selênio metionina.
- Cloreto de magnésio: continua igual.
- Vitamina C: continua igual.
- Água de côco e óleo de côco: continua igual.
- Fórmula A: metilcobalamina (vitamina B12) 500 mcg + metilfolato (ácido fólico natural) 500 mcg, em gotas, sublingual, devido à anemia e deficiência dessas vitaminas. Essas são as formas bioativas da vitamina B12 e do ácido fólico, naturais e muito mais saudáveis. Aqui eu falo sobre o perigo de se tomar o ácido fólico sintético, principalmente em altas doses.
- Vitamina B: ferro quelado (com glicina) 30 mg + selênio metionina 100 mcg + vitamina B6 50 mg, em cápsulas, para ajudar a melhorar na anemia ferropriva (por deficiência de ferro). As vitaminas B6, B9 (ácido fólico) e B12 são essenciais para aumentar a ferritina (eu estava deficiente por conta da anemia).
Como intruzir a suplementação nas refeições:
- Ao acordar: 70ml de Cloreto de magnésio PA.
- Café da manhã (sem cafeína):
- 1 cápsula de Ferro quelado (com glicina) 30mg + Selênio metionina 100mcg + Vitamina B6 50mg;
- 500 mg de Vitamina C em pó. A vitamina C aumenta a absorção de Ferro e Selênio.
- Almoço:
- 1 cápsula de Vitamina D3 10.000UI + Vitamina K2 100mcg;
- 2 gotas de Metilcobalamina 500mcg + Metilfolato 500mcg (sublingual);
- 2 gotas de Vitamina D3 4.000UI (sublingual);
- 1 cápsula de Mega DHA 500mg;
- 500 mg de Vitamina C em pó.
- 3h após o almoço: Lugol 5%, 2 gotas.
- Jantar:
- 70ml de Cloreto de magnésio PA;
- 500 mg de Vitamina C em pó.
Dieta Low Carb
Há muito tempo eu faço a dieta Low Carb. Para quem não sabe o que é, segue uma breve explicação:
A dieta Low Carb é bastante simples: a gente come uma menor quantidade de carboidratos e aumenta a ingestão de proteínas e gorduras boas. O importante aqui é reduzir o açúcar, os doces e o amido, e passar a comer “comida de verdade” ao invés de alimentos ricos em calorias vazias e pobres em nutrientes.
Simplificando, é assim: quando a gente ingere uma quantidade menor de carboidratos, os níveis de açúcar no sangue estabilizam e os níveis de insulina são reduzidos. Isso aumenta a saciedade, aumenta a queima de gordura e facilita a perda de peso. E sim, isso é comprovado por diversos estudos científicos
Eu costumo dizer que Low Carb não é (apenas) uma dieta. Low Carb é um estilo de vida! Low Carb é uma mudança permanente na alimentação. Porque não é apenas um questão de emagrecer, é sobre ter mais saúde. É sobre fazer escolhas alimentares mais conscientes e equilibradas. É pesquisar muuuuuito sobre nutrição, ler artigos científicos e ir contra a maioria que diz que você tem que comer de 3 em 3 horas. Na low carb você come quando tem fome!
Quem faz a Low Carb sabe que tem 3 níveis:
- Low carb restrita (cetogênica): menos de 20 gramas de carboidratos ao dia;
- Low carb moderada: 20-50 gramas de carboidratos ao dia;
- Low carb liberal/generosa: 50-100 gramas de carboidratos ao dia.
Procurando um médico ortomolecular
Você está procurando um médico ortomolecular para te acompanhar na gravidez? Pois saiba que existe uma lista bem completa, que é atualizada regularmente, com o contato de todos os médicos no Brasil e no exterior que foram treinados pelo Dr Lair Ribeiro. Essa lista está separada por estado e cidade. Acesse a lista no link abaixo:
Mais informações
Abaixo vou listar alguns vídeos, artigos e mais informações adicionais para vocês.
Benefícios do cloreto de magnésio na gravidez:
- Intervém na formação dos tecidos do bebê.
- Previne as contrações uterinas antes da semana 35.
- Brinda a sensação de ter mais energia e mais ânimo, assim como proporciona mais calma.
- Ajuda na formação de ossos, dentes e unhas.
- Mantém equilibrada a concentração de glicose no sangue.
- Melhora a motilidade intestinal.
- Previne a pré-eclâmpsia e eclâmpsia (duas complicações provocadas pela hipertensão durante a gravidez).
Importância da vitamina D3 na gravidez, segundo o Dr Cícero Coimbra:
Autismo explode no mundo. Vitamina D3 e ácido fólico na gestação, segundo o Dr Cícero Coimbra:
Importância do lugol (iodo) na gravidez segundo o Dr José Roberto Kater:
Importância do lugol (iodo) na gravidez segundo o Dr José Roberto Kater:
Suplementação de lugol (iodo) na gestação:
Suplementação importante na gravidez segundo o Dr Lair Ribeiro:
Suplementação importante na gravidez segundo o Dr J Bussade:
Comentários
Comecei tomar hoje e não aguentei...
Agradeço.
O lugol é o mais recomendado. Mas tem tbm o Kelp Iodine, só cuidado com a farmácia que for comprar, mtas vezes o produto está alterado!
Recomendo a Tito Farma!
B12=612 ( Pq o ortomolecular deu uma injeção p/ aum
Ac fólico = 15,78
E também o ortomolecular receitou L-5-Methyltetrahydrofolate 1000 mcg (sublingual 1x dia)
esta quantidade é recomendável pra gestantes?
Meu ortomolecular pediu pra eu tentar manter minha B12 na faixa dos 800.
Essa dosagem de metilfolato parece adequada, veja este post e as dosagens usuais que os médicos indicam: http://projetandoumbebe.blogspot.com.br/2017/01/precisamos-falar-sobre-o-acido-folico-metilfolato-e-o-perigo-do-acido-folico-sintetico.html
É admirável notar o quanto é dotada de uma capacidade de ajudar o próximo. Que o nosso pai, te dei sabedoria de sempre aproveitar inspiração do Espírito. E a guie incentivando a nos ajudar com suas experiências... Parabéns por seu desenvolvimento por aqui, por causar esse delicioso impacto positivo.
Sua surpreendente energia brilha e nos encanta. Que. Benção do criador desça sobre você e sua família.
É admirável notar o quanto é dotada de uma capacidade de ajudar o próximo. Que o nosso pai, te dei sabedoria de sempre aproveitar inspiração do Espírito. E a guie incentivando a nos ajudar com suas experiências... Parabéns por seu desenvolvimento por aqui, por causar esse delicioso impacto positivo.
Sua surpreendente energia brilha e nos encanta. Que. Benção do criador desça sobre você e sua família.
Gostaria de te fazer algumas perguntas.... O magnésio que vc toma é o PA OU DIMALATO?
A vitamina C faço uso de 1 limão pela manhã juntamente com o lugol. Não suplemento. Estou fazendo correro ?
Você nao fez exame pra medir o B9 metilfolato (ácido fólico) ?
Fez alguma dosagem hormonal pra contar pra gente?
Eu tomo o magnésio PA (em líquido) e magnésio glicina em cápsulas.
Dizem que o ácido fólico deve estar entre 10-20, mas não consegui confirmar essa informação com nenhum médico ortomolecular.
Ia fazer os exames hormonais pela saliva, mas descobri a gravidez e meu médico cancelou, pq os resultados, com a gravidez, não seriam confiáveis.
Abraço!
Apareça sempre!
Um forte abraço!
http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2016/05/medicos-treinados-pelo-dr-lair-ribeiro.html
Aqui está uma lista completa de médicos treinados pelo Dr Lair Ribeiro, por estado e por cidade:
http://www.nasestradasdoplaneta.com.br/2016/05/medicos-treinados-pelo-dr-lair-ribeiro.html
Eu tomei o ferro glicina, que é um ferro quelado, de melhor absorção para o organismo! Bjo!
vita a oral 2700ui,
zinco quelado 20 mg,
metilcobalamina 500 mcg
vitamina b2 2,5 mg
tocotrimax 200 mg
iodo oral 100 mcg
ferro 80 mg
cobre quelado 2 mg
vitamina b6 3 mg
vitamia b1 3 mg
manganez quelado 1 mg
calcio 300 mg
vitamina c 200 mg
metifolato 500 mcg
biotina 30 mcg
magnezio 70 mg
Uso a fórmula Sophia Suprema da Tito Farma que vem junto um pote de ferro, é esse do link: https://bit.ly/suprema_ferro