quarta-feira, 26 de abril de 2017

Folliculinum + Ovarinum - a dupla homeopática milagrosa que ajuda a engravidar

Olá, meninas, tudo bem?

Mais uma vez trazendo informação de qualidade para vocês.

A primeira vez que ouvi falar sobre esses medicamentos homeopáticos, acabei não indo a fundo, porque havia fitoterápicos que eu tinha muito interesse em estudar. Eu me trato com homeopatia há muitos anos e ela me curou de uma enfermidade muito complicada. Sou eternamente grata ao meu médico homeopata que foi capaz de entender o problema e receitar a homeopatia correta.

Quando comecei a pesquisar a fundo novamente, fiquei espantada com a quantidade de relatos positivos. Não eram poucos. Eram inúmeras páginas de fóruns e blogs com relatos. Resolvi então que iria pesquisar mais. Em português há pouquíssima informação, então fui pesquisar direto na fonte, em inglês, nos artigos da Dra. Melissa Assilem, médica homeopata, criadora da homeopatia Folliculinum.  


Muito indicado para os casos de Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), endometriose e casos em que o endométrio foi superestimulado com excesso de estrogênio. O Folliculinum é feito a partir da estrona, uma forma sintética do estrogênio. Há todo um estudo a respeito da personalidade da "mulher Folliculinum", e esse é o trabalho do homeopata, traçar um paralelo entre a personalidade da paciente e do medicamento. 

Folliculinum:
A função do Folliculinum é restaurar o equilíbrio do organismo, dessa forma, é muito indicado para ser tomado após parar a pílula anticoncepcional.
É indicado para os casos de ovulação desiquilibrada (também anovulação), TPM (Síndrome pré-menstrual), inchaço, secura vaginal, baixa libido, cólicas menstruais, miomas, cistos ovarianos, Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). É muito indicado para a mulher que tem desejos de comer açúcar e/ou trigo, pois o estrogênio sintético ajuda a controlar a compulsão. Nos casos de anovulação (ausência da ovulação), quando tomado antes do período fértil, esse medicamento ajuda na maturação do folículo e posterior liberação do óvulo no ovário.
O Folliculinum também é muito utilizado para estimular a ovulação em mulheres com baixa reserva ovariana e FSH (hormônio folículo-estimulante) alto, principalmente aquelas que passaram por tratamentos de infertilidade e/ou usaram pílula anticoncepcional por muitos anos.
Folliculinum ajuda a melhorar a auto-estima e trazer uma sensação geral de bem estar.
Folliculinum pode produzir efeitos negativos se usado em excesso.

Ovarium:
O Ovarium é uma mistura de vários componentes homeopáticos que agem em diferentes questões da fertilidade feminina. O Ovarium  atua regulando os ciclos menstruais ao agir diretamente no controle dos hormônios envolvidos no processo. Cada um de seus componentes atua num ponto diferente.
É indicado para casos de cólicas menstruais, parametrite (inflamação do paramétrio, camada mais externa), endometrite (inflamação do endométrio, camada mais interna), osteomalacia (amolecimento dos ossos devido à mineralização anormal e carência de vitamina D), menorragia (período menstrual anormalmente carregado em fluxo e prolongado em tempo), metrorragia (sangramentos uterino fora do ciclo menstrual), bem como vários outros distúrbios metabólicos.

Posologia:

Segundo a Dra. Melissa Assilem, o momento ideal para usar o Folliculinum é entre o 10º e o 14º dia do ciclo. Claro que nem sempre dá para usar dessa maneira, como no caso de amenorréia (ausência da menstruação) onde não se sabe o dia da ovulação. De acordo com ela, há um mito de que não se deve repetir o medicamento, no entanto ela o tem receitado repetidamente durante vários meses. Também há outras variações, como dar apenas durante 5 noites consecutivas.

Notas sobre a posologia: na homeopatia não há um consenso sobre a posologia de nenhum medicamento, na maioria das vezes, porque vai do histórico, doença e característica (física e psicológica) de cada paciente. Seguem algumas posologias comuns e suas devidas fontes.

Segundo o Tratado de Homeopatía:
  • Se a ovulação existe, é bom prescrever uma dose de Folliculinum 9CH nos dias 7, 14 e 21 do ciclo menstrual.
  • A ausência da ovulação em meninas jovens, indicará a prescrição de Folliculinum 4CH na razão de 3 gotas/glóbulos por dia.
  • Na mulher de 35 anos ou mais a ausência de ovulação indicará a prescrição de Folliculinum 9CH na razão de 3 gotas/glóbulos por dia a fim de frear o hiperestrogenismo por insuficiência luteínica.

A prescrição de Folliculinum deve combinar-se com um remédio de base e um de drenagem, determinados em função das característica próprias de cada paciente.



Fonte: BENKEMOUN, Pierre. Tratado de Homeopatía. Historia. Editorial Paidotribo. Segunda edição. 2002. Barcelona. Pág. 370.

Segundo a autora Jocelyne Gréco:
  • Folliculinum 9CH, 15CH ou 30CH: uma dose ao mês por diversos meses, dois ou três dias antes do aparecimento do distúrbio (dois dias antes da ovulação ou dois dias antes do segundo pico de estrogênio).
  • Folliculinum 5CH ou 7CH: tomado duas ou três vezes por semana, irá agir como regulador e é prescrito em casos onde há apenas um sintoma dominante ou sintomas diferentes.
Fonte: GRÉCO, Jocelyne. Omeopatia in ginecologia. Editora Tecniche Nuove. Edição italiana. 1995. Pág. 57.

Segundo o Dr. Paulo Cesar Peçanha:
  • Folliculinum 9CH (inibição) 15º dia do ciclo (outros: 7CH - regulação - no 7º, 14º e 21º dia do ciclo) se houver hiperfoliculinia (menorréia) com TPM (síndrome pré-menstrual, algias, mamite pré-menstrual);
  • Folliculinum 4CH 15º dia do ciclo se hipo hormonal (menstruação escassa com dismenorreia - ou 7º, 14º e 21º dia do ciclo). Alguns autores dão Folliculinum 5 dias antes da menstruação.
Tratamento de todos os casos:
  • Se há ovulação (curva térmica): Folliculinum 9CH no 7º, 14º e 21º dia do ciclo;
  • Sem ovulação: Folliculinum 4CH 3 glóbulos/gotas por dia;
  • Se mulher com 35 anos ou mais, sem ovulação (hiperestrogenismo por insuficiência lútea): Folliculinum 9CH 3 glóbulos/gotas por dia;
+
Dar glóbulos/gotas de manhã de 1 dos medicamentos abaixo:
  • DESBLOQUEIO (se sicose): THUYA nos psóricos e SILICIA nos tuberculínicos.
Fonte: PEÇANHA, Paulo Cesar. Meu Guia De Homeopatia Digital. Editora Clube de Autores, 2012. Pág. 507.

Segundo María Soledad Legros, médica homeopata:
  • Diluições baixas, de 4CH a 5CH são estimulantes.
  • Diluições médias, de 7CH a 9CH são reguladoras.
  • Diluições altas, de 15CH a 30CH freiam, embora alguns autores afirmem que essas diluições são também reguladoras.
Folliculinum em altas diluições (15CH a 30CH) é indicado nos quadros em que há hiperestrogêno (absoluto ou relativo), onde aparecem sintomas genitais e mamários (mastalgia, inchaço) e neuropsiquiátrica (distúrbios de caráter e comportamental). Parece sensato prescrever este medicamento imediatamente antes ou no momento de picos de estrogênio: por exemplo, nos 8º e 20º dia do ciclo (considerando um ciclo normal de 28 dias).

Por outro lado, diluições baixas (4CH a 9CH) serão prescritas com o objetivo de estimular a secreção de estrogênio e são dados 5 grânulos (ou gotas) por dia, pelo menos nos primeiros 20 dias do ciclo (hipofertilidade, menopausa, osteoporose).

Fonte: http://www.elsevier.es/es-revista-revista-medica-homeopatia-287-articulo-utilizacion-homeopatia-endocrinologia-ginecologica-uso-S1888852610700473

Fonte: LEGROS, María Soledad. Utilización de la homeopatía en endocrinología ginecológica. Uso terapéutico de las hormonas diluidas y dinamizadas. Elsevier Doyma, Revista Médica de Homeopatía. 2010.

A que mais recomendamos nos grupos é essa:
  • Tome 5 gotas, 3 vezes ao dia, durante 15-20 dias, começando no primeiro dia do ciclo. Se a menstruação vier, começar novamente a tomar no primeiro dia do ciclo, continuando por 15-20 dias.
    • Ciclos curtos (abaixo de 30 dias): tomar 5 gotas, 3 vezes ao dia, durante 15 dias.
    • Ciclos longos (acima de 30 dias): tomar 5 gotas, 3 vezes ao dia, durante 20 dias.
  • Temos notado que, nas tentantes que usam essas homeopatias, a ovulação não acontece enquanto não parar seu uso. Dessa forma, o mais indicado é tomar por 15-20 dias, dependendo do tamanho do ciclo, e esperar a ovulação acontecer.

Relatório da Dra Christina Ari e um estudo de caso em que obteve sucesso com o Folliculinum.
Um importante estudo foi feito em em agosto de 2016 e publicado na revista Reprodução & Climatério. Esse estudo objetiva a "avaliação do papel dos medicamentos homeopáticos no tratamento de distúrbios reprodutivos ovarianos e no seu uso para melhorar as biotécnicas reprodutivas."

Nesse estudo foi avaliada a eficicácia dos medicamentos homeopáticos na formação e desenvolvimento do folículo feminino (um folículo maduro, normalmente contém um óvulo).
Para acessar o artigo:
Para quem se interessou por essa dupla homeopática, recomendo a consulta com um médico homeopata. Porém, caso você não tenha condições, a recomendação é tomar 5 gotas, 3 vezes ao dia, durante 15-20 dias, começando no primeiro dia do ciclo.

ONDE COMPRAR:
Recomendo a Tito Farma, que possui uma grande quantidade de produtos de fertilidade à pronta entrega.
Para comprar o Folliculinum + Ovarinum, CLIQUE AQUI.
Veja nossa seleção de produtos de fertilidade na Tito Farma. CLIQUE AQUI.

ATENÇÃO: Este post e estas dicas não substituem a consulta presencial de um profissional. Consulte regularmente teu ginecologista, endocrinologista e nutrólogo/nutricionista.

10 comentários:

  1. Olá!
    A primeira vez que tomei esse medicamento fiquei sem menstruar 1 mês inteiro,porque a farmácia de homeopatia não me explicou que deveria começar no primeiro dia do ciclo. Liguei lá perguntando e ninguém sabia me informar nada... Fui pesquisar na internet o que fazer e foi difícil achar alguma coisa sobre esse assunto.
    Depois disso, passei por um médico homeopata e agora voltei a tomar o medicamento, de maneira correta. Espero ter bons resultados em breve!
    Obrigada pela matéria, muito completa e útil!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que me explicasse melhor pois tomei allurene por seis meses sem intervalos e já se fzd 4 meses que parei e não desceu e meu endometrio está exageradamente baixo 1,79 mm
    C
    Como vou tomar o folliculiunm?

    ResponderExcluir
  3. Como tomar o folliculiunm ,fiz uso de allurene por sem meses e já se fz quatro meses que parei e a monstra não desceu....

    ResponderExcluir
  4. Olá boa tarde meninas!!!
    Eu estou tomando sem menstruar ,pois fiz o uso de allurene por 6 meses por conta de endometriose e já se faz 4 meses que parei e a monstra nao desceu ,mas estou me sentindo ótima com esse remédio ....
    Só não sei qto tempo posso tomar.

    ResponderExcluir
  5. Quero agradecer esse artigo ,engravidei no 2 ciclo de ovárium, muito feliz!

    ResponderExcluir
  6. Como funciona esses 2 remédios pra quem não menstrua todo mês que é no meu caso.. primeiro tenho que esperar descer a menstruação pra depois começar a tomar ou já posso tomar pra vê se regula e desce..

    ResponderExcluir