quinta-feira, 15 de março de 2018

Relato de positivo - Ludmila

Olá queridos e querida!

A Lud demorou pra fazer o relato dela, mas caprichou! Que baita relato! Não precisa pedir desculpas não, Lud, a gente ama relatão! 😍


Olá meninas, peço mil desculpas pelo relato atrasado, mas minha vida virou de cabeça pra baixo depois da gravidez, entre idas e vindas entre FR e BR, mas ca estou pra contar um pouquinho deste período angustiante que foi de tentativas e da felicidade do positivo.

Pra começar, hoje tenho praticamente 32 anos. Descobri que era portadora de SOP aos 17 pra 18 anos, após 1 ano inteiro sem menstruação. Ela nunca foi regular, tive minha 1a m aos 14 anos e até essa descoberta devo ter tido menos que 8 menstruações. Na médica, ela me explicou que essa síndrome era algo muito "novo", n havia ainda explicação científica para tal, e que o tratamento para ter uma m regular era a pílula, mas q ela podia não resolver o causa do problema. Optei por tomá-la.

Foram praticamente 12 anos sem interrupção da pílula. Sempre senti que quando quisesse engravidar eu teria problemas, pois todo ultrassom feito ano a ano para acompanhar a SOP acusava quadro policistico. Ou seja, a pílula só não me deixava engravidar e ter minha m mensalmente.

Bom, anos passaram, namoros, me casei e me mudei de país. Foi na França que começamos a conversar mais sobre a vontade de sermos pais. Final de 2015, fizemos exames de doenças e estávamos liberados para os inícios dos treinos. Procurei um GO brasileira por lá (q tb tinha cursado ginecologia na FR) devido a facilidade de comunicação. Mesmo assim, ela n quis investigar nd de SOP. Disse que devido a síndrome eu tentaria por 6 meses e se n desse certo eu voltasse nela par daí fazer exames suplementares.

Dentro desses 6 meses só tive minha 1a m num ciclo de 45 dias após interrupção. Nada mal pra quem tinha tido uma experiência de 12 meses sem m antes da pílula. Mas alegria de pobre dura pouco, e depois desta viriam longos 8 meses sem nenhum sangramento. Voltei nela em junho e ela me passou uma pilha d exames... Mas eu tava frustrada com essa dra. Então sabia que em 3 meses estaria no BR e poderia ir na minha GO e ter uma visão dela. Decidi então não fazer aquele monte de exames.

No BR tomei remédio para a m vir e fazer os exames que minha GO daqui tinha pedido. Pra minha não surpresa, meus ovários estavam repletos de micro cistos e a resposta da minha GO foi ainda mais frustrante. Ela não podia fazer nada, pois ficaria aqui apenas 1 mês, então ela n poderia me acompanhar. Mas q era para eu tomar Diane durante 3 meses para limpar os ovários até ir na GO nova qu tinha marcado antes de vir. Comprei o remédio, mais n tomei...

Na FR, decidi fazer os tais exames da primeira GO. Tomei de novo remédio para m vir e os fiz. Eram exames bem completos, a histerossalpingografia, US com contagem dos antrais, espermograma do marido, vários hormonais, inclusive o anti-muleriano... Minha GO disse que os resultados eram ótimos, tanto meu qt do marido, mas q eu realmente tinha um quadro de SOP e a solução era indutor. No fundo foi o que eu sempre quis, como disse não tinha esperanças de engravidar naturalmente. Foram 4 ciclos seguidos com clomid+utrogestan. 2 primeiros perdidos, pq a GO me ensinou igual a cara dela o método sintotermal, então começava o utrogestan antes da hora, além da dificuldade de entender o gráfico, pegava s tb erradamente, um caos! E os 2 últimos perfeitos! Porém, negativos. 5o ciclo foi sem hormônio. Pausa para uma explicação. Na FR praticamente 100% dos medicamentos só podem ser retirados das farmácias com receitas. Seja remédio de tratamento contínuo ou não. Isso nos obriga a estar frequentemente nos consultórios médicos. A parte boa é que a saúde lá, seja atendimento médico/hospitalar, medicamentos, óculos, cirurgias, tratamentos, são também praticamente bancados pelo governo. Então não onera pro paciente. Foi por isso que meu 5o ciclo foi sem hormônio, tinha já iniciado o ciclo qd voltei a médica. Neste ciclo ela me solicitou o teste pós coito, mas não era certo que eu conseguiria fazer devido a uma viagem que aconteceria na semana seguinte e sem o clomid não sabia se ia e qd ia ovular. Ela disse não ter problemas, e voltar nela no próximo ciclo.

6o ciclo. Fui nela no início do ciclo, voltou a me passar clomid, acrescentou um gel de estrogenio, se n me engano, e disse para voltar nela no dia 9dc para fazermos um controle de ovulação. Enfim, clomid com US seriada. Outro detalhe a acrescentar, nas 3 GOs que fui lá, todas tinham em seu consultório um aparelho de ultra. Isso era muito prático pq era ela mesma que iria acompanhar minha ovulação, só n entendia pq n fez isso antes. Foram 2 ultras, e já na 2a ela começou a me falar de IA (tb coberta pelo governo). Para eu pegar na farmácia o ovitrel para romper o folículo que iríamos partir para a primeira inseminação artificial. Neste momento eu estava esperando ela me dizer "treine hoje" e não sobre IA. Ela tinha comentado em alguma consulta que era cedo e tal, e pra mim ainda continuava cedo, afinal eram 6 ciclos de tentativas verdadeiras ainda. Enfim, conversei com o marido e decidimos tentar, aproveitar que não desembolsariamos nd, e ainda teríamos 3 ou 5 tentativas d graça. Comprei o ovidrel, voltei nela para a 3a e última ultra. Os folículos ainda estavam lá (1 no OD e outro no OE). Ela me pediu para aplicar o ovitrel na manhã seguinte q a IA seria na quarta ao meio dia (foi segunda essa ultra). Quarta meu marido fez o procedimento de coleta do material dele e fomos lá fazer a IA, tb no consultório da médica. Gente se eu contar, ngm acredita... Bom o consultório dela é arrumadinho, mas super pequeno, diria q a sala dela mesmo com a maca, aparelho de ultra e tal n deve ter 10m2. Eu sempre imaginei uma IA numa clínica d fertilidade, com lugar pra repousar depois... Pelo menos era o que eu tinha visto nas minhas pesquisas do fds hehehe... Descobri que era um procedimento simples e que o mais demorado seria o repouso de uns 20 minutos após a aplicação, para os espermatozoides alcançarem as trompas. Pois bem, para minha desagradável surpresa, ela aplicou o material e em menos de 2 minutos me mandou levantar da maca. Sentei na mesa dela, ela me disse uma meia dúzia de palavras, entre vamos torcer par dar certo, senão n vc volta para a 2a tentativa e leve um vida normal hoje, só não faça jump na academia. Fomos embora... Na FR só usamos transporte público, entre a espera d ônibus e metro, minha calcinha ficava mais úmida a cada minuto. Sentia todos os peixinhos indo embora. Cheguei em casa 1h30 dps da aplicação com a calcinha muito molhada. Sabia que não tinha dado certo... Naquele dia comecei o utrogestan até a m dar a caras. Ah! Achei tb super estranho ela n te feito uma ultrassom antes da aplicação, pois, n sei pq, eu achava que tinha ovulado na terça, devido uma subida d tb, antes de aplicar o ovitrel. Moral dessa história, não quis voltar mais nela, estava frustrada pela forma adotada por ela no procedimento e decidi com meu marido dar uma um tempo nessa história d engravidar. Não voltaria a tomar hormônio seja pílula ou indutor até o fim do ano, eu estava cansada, frustrada, achando que isso de maternidade n era pra mim, enfim. E foi aí que tudo mudou.

Julho/17 - sabíamos que meu marido ficaria em uma missão de 3 meses +/- na Angola, eu provavelmente passaria esse período no BR, longe dele. N fazia sentido algum sair tomando aqueles indutores. E decidi tirar férias disso tudo e das tbs tb.  Mas eu queria entender a causa da minha SOP e já q nem meus médicos do BR queriam investigar, nem os da FR, faria eu isso. Em uma das pesquisas, cai no blog que mudou a minha vida. Cai na página do Vitex, acabei comprando, mas n tomando, pq depois comecei a ler mais e mais o blog e me dei conta de que aquele poderia n ser a melhor vitamina para mim. Acabei me motivando a voltar com as tbs, consegui pegar minha ovulação e comecei então a tomar as primeiras vitaminas (vit. D3 10.000+K2 200,  omega 3, cápsula folha de framboesa, myo-inositol, cloreto de Magnésio PA), tinha comprado óleo de primula, mas só tomaria no próximo ciclo. Neste ciclo eu n tinha nenhum parâmetro, pois embora usasse o método há meses, em todos os ciclos tinha sido na base hormonal... Veio a m, e parti então pro ciclo do meu milagre.

Agosto/17. Continuei tomando tudo da FL e acrescentei o óleo de primula desde o início e a maca lá pro 10dc. Esse ciclo me enlouqueceu um pouco, pq meu gráfico ficou doidinho. Desde o início do ciclo eu sentia meu corpo diferente, tive muito muco watery, via ele reagindo as vitaminas. Qd foi justo no 14dc, meu marido chegou de uma missão de 15 dias e fomos pro BR, ficaria apenas 9 dias com ele. Essa ida pro BR enlouqueceu minhas tb por vários motivos (sinusite + infecção de garganta, mudança de fuso diferença 5h, FR era verão e aqui inverno...) demorei 2 dias pra voltar a medir a tb e tinha dado uma subida, não sabia o que significava, se era ovulação ou resposta a essas variantes aí... Continuava com as vitaminas, como eu estava, talvez, na FL n quis tomar antibiótico/anti-inflamatório pra sinusite/infecção, teve apenas 1 dia q tomei antitérmicos pq tava ficando febril (qd minha tb caiu no gráfico e percebi que provavelmente n tinha ovulado). No 18dc tinha minha GO do BR, ela me olhou fez consulta normal, preventivo e tal e disse que n estava ovulando, pq n tava com muco egg. Fui nela para investigar minha "infertilidade" já que ficaria no BR 2,5 meses. Neste ciclo tive relações com meu marido nesses exatos 9 dias mas qd a gnt vem pro BR cada um fica na sua casa pra curtir sua família e dormiamos juntos alguns desses 9 dias, logo ele voltou pra Angola e eu fiquei. Ficou eu e o nosso milagre, que ainda n sabíamos. No 29dc percebi que havia dias que minha tb só subia, e pensei, "gráfico trifásico ou enfim ovulei?" de qq maneira já tinha dias que meu marido tinha ido e era um ciclo perdido de todo jeito.

Minha família aqui é bem religiosa e eu me sentia bem afastada de Deus e decidi voltar a frequentar a igreja, fui num evento da canção nova q teve em minha cidade, e pedi muito por esse filho. Chorei horrores... Me senti incrivelmente tocada durante o evento, e depois dele me voltava pra Deus todos os dias e conversa muito com Ele... Era Ele quem tinha o poder da minha cura física, mental, emocional... Embora afastada eu nunca duvidei disso. Esse evento aconteceu no dia anterior de uma queda de tb (talvez início da implantação?). Eu só sei que após minha fé restaurada, depois de várias provações e desse caminho tão tortuoso da vida de tentante é que Deus viu que estávamos preparados para honrar essa função tão linda e de doação que é a maternidade.

Descobri no "16dpo"  meu positivo. No 18dpo fiz um segundo beta, que não duplicou (pela lógica, duplicaria em 66h) e o desespero me dominou. Somado a isso, minha pgt  nunca medida antes estava a nem 12. Comecei por conta própria usar o utrogestan (e por conselho da Anne e Jani) , o qual teve a dosagem aumentada 2x pela minha GO posteriormente (fiz outros exames de pgt neste tempo). E embora a pgt n quisesse aumentar por nd, o beta se multiplicava lindamente. Fiz 4 ultras em menos de 2 meses de gestação, e tudo ia bem. Na verdade tudo vai bem... Estou com 15 semanas e 4 dias.

Meninas, façam o que precisa ser feito e tenham fé sempre. Se apeguem ao que acreditam, em Deus, no universo.... Mas não percam nunca a fé que a hora de todas vocês chegará... Estejam prontas para este dia! Pq spoiller a parte, é minha primeira gravidez e até hoje tenho sintomas, foi muito difícil e de certa forma continua sendo. Mas a felicidade é maior e nos faz ter força para superar tudo! Acreditem, já já vcs estarão com seus milagrinhos em seus ventres...

Em muito especial, queria agradecer ao grupo que foi fundamental, e mais ainda a Anne pela dedicação ao blog com tantas informações importantes e paciência em nós ajudar no que grupo, e no particular após o meu positivo. Não posso esquecer da Jani, que tb foi um anjo na minha vida após a descoberta da gravidez, sempre preocupada e disposta a me ajudar e me transmitir tranquilidade. A Su, que tem a mesma DUM e tb sempre foi muito presente. E a todas outras admis e participantes do grupo, sempre dispostas a contribuir e a torcer por nos... Saibam que cada uma, a sua maneira,  faz parte desse meu positivo.

Desculpem o tamanho, mas tenho problemas com resumos.

Gráfico de temperatura basal da Ludmila
Acima: desenho que a Lud fez para anunciar a gravidez ao marido; lado esquerdo: teste de gravidez; lado direito: Beta HCG


-------------

Um comentário:

  1. Emoção demais!! Parabéns!!! Que sua gestação seja maravilhosa e que seu bebê chegue ao mundo com mta luz!

    ResponderExcluir