domingo, 15 de novembro de 2015

Dicas que ninguém dá: iodo, auto-hemoterapia e cloreto de magnésio no tratamento para a infertilidade

Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje eu gostaria de falar sobre três importantes tratamentos naturais para a infertilidade: iodo (solução de lugol), auto-hemorapia e cloreto de magnésio. Por que o título é "dicas que ninguém dá"? Porque simplesmente não existem essas informações em nenhum outro lugar. Esse post é o resultado uma pesquisa incessante de meses, entrevistas, traduções e busca por fontes confiáveis.

Tenho encontrado sites muito bem intencionados que dão algumas dicas interessantes para tentantes; mas é basicamente um a cópia do outro. Ninguém se dá o trabalho de pesquisar, conferir, e acima de tudo: poucos usaram aquelas dicas. Será que realmente funcionam? Repetir que funcionam, quase como um mantra, é perda de tempo. Esse post é para casais que estão há meses/anos procurando tratamento para a infertilidade. Este post é para casais empoderados, que já não se contentam com dicas superficiais. Diferente dos outros post, nesse eu começo com "olá, pessoal", e não "olá, meninas". Esses tratamentos naturais são eficazes para a infertilidade feminina e masculina. E mesmo que apenas um dos cônjuges seja infértil, é de extrema importância o outro acompanhar no tratamento (além de mostrar apoio e solidariedade, sentimentos que irão auxiliá-los no processo de gerar uma nova vida, há um ganho imenso para a saúde de forma geral ao ser participante dos tramentos).

Esse post é o resultado de muita pesquisa, sim, mas vai depender de você pesquisar ainda mais. E posso te dizer uma coisa? Não há nada que pague o conhecimento que se adquire ao buscar um estilo de vida saudável.

Aqui falaremos sobre: iodo (solução de lugol), auto-hemorapia e cloreto de magnésio no tratamento para a infertilidade.

Antes de mais nada: iodo e magnésio são sais minerais de importância extrema para o bom funcionamento do organismo. A deficiência desses minerais, relacionada a inúmeras doenças e disfunções, tem assustado os médicos. E as pesquisas alertam: a ingestão de alimentos fontes desses minerais tem dimuido a cada ano.

Fase lútea curta e sua relação com a deficiência de iodo e magnésio
Caso você tenha algum problema relacionado à fase lútea curta (menor ou igual a 10 dias), você pode ler o post "6 Steps I Took to Help Conceive Naturally", da canadense Kathleen Quiring. Diante das dificuldades para engravidar, ela reconheceu que seu problema era dificência na fase lútea/fase pós-ovulatória. Essa condição não dá ao óvulo fertilizado tempo suficiente para chegar ao útero e se fixar antes que comece a descamação do endométrio (menstruação).

A seguir, uma tradução desse post, onde Kathleen Quiring fala sobre essa condição:
Então, comecei a me aprofundar neste problema específico. Comecei a concentrar-me na interação entre estrogênio e progesterona, os dois hormônios-chave envolvidos na fase lútea.
Aqui um resumo do processo: durante a fase lútea, o folículo ovariano que lançou o ovo - agora o "corpo lúteo" - começa a liberar progesterona, o que faz com que o revestimento uterino (endométrio) engrosse para se preparar para o a implantação do ovo fecundado - até que o corpo lúteo se desintegre. Mas se ele não libera progesterona suficiente, o revestimento interno do endométrio começa a descamar prematuramente, impedindo a implantação do ovo fecundado. O que significa que a gravidez não pode acontecer.
Assim, em outras palavras, uma fase lútea curta - o que torna impossível a gravidez - está associada com níveis baixos de progesterona. Médicos de fertilidade frequentemente tratam a condição com a suplementação de progesterona. Eu tenho a tendência de ser cautelosa com a intervenção médica ao menos que seja absolutamente necessária, e, por isso, fui à procura de maneiras de aumentar os níveis de progesterona de forma natural.
Eu aprendi com a Marilyn Shannon’s Fertility, Cycles and Nutrition, que baixos níveis de progesterona estão normalmente associados ao estrogênio elevado (conhecido como "predominância estrogênica"). Então, parte do aumento dos níveis de progesterona envolve a redução dos níveis de estrogênio. Muitos dos passos que eu lista abaixo tem isso em mente. Fonte: 6 Steps I Took to Help Conceive Naturally
Em seguida, a autora lista as suplementações que ela fez em sua dieta: vitamina B6, cloreto de magnésio e iodo.

Como ocorre a nidação - implantação do blastocisto no endométrio:

Nidação - implantação do blastocisto no endométrio.
Entre 5 a 7 dias após a ovulação, o blastocisto (conjunto de células resultante da multiplicação da célula única) chega ao útero, onde se continua desenvolver.
Cerca de 9 dias após a fecundação, o blastocisto desenvolve extensões celulares que permitem a penetração no endométrio (revestimento interno do útero).
Durante os próximos dias, estas células continuam a perfurar a parede do útero à procura de nutrientes, ao mesmo tempo que se vão ancorando firmemente nos tecidos. Mais tarde, estas células irão dar origem à placenta.
Por esta altura, a progesterona já preparou o útero para nutrir o seu bebé estimulando o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos que irrigam fortemente toda a área de implantação.
Fonte: Mãe me Quer
1. Lugol (iodeto de potássio) 

O Lugol é fabricado com iodo inorgânico - o iodo orgânico é altamente prejudicial para a saúde. O lugol tem a concentração de 5% e adultos devem tomar duas gotas por dia diluído em um copo de água. ATENÇÃO: esse suplemento em especial deve ser tomado com o acompanhamento de um médico endocrinologista.
O iodo é fundamental para a saúde humana. Ele é a base dos hormônios da tireoide e desempenha muitas outras funções na bioquímica humana. Embora a glândula tireoide contenha a maior concentração do corpo de iodo, as glândulas salivares, o cérebro, o líquor, a mucosa gástrica, as mamas, os ovários e uma parte do olho também concentram o iodo. No cérebro, o iodo é encontrado no plexo coroide, a área dos ventrículos do cérebro onde o líquido cefalorraquidiano (LCR) é produzido, e na substantia nigra, uma área associada à doença de Parkinson. 
O iodo é essencial para o crescimento e desenvolvimento normal. A deficiência de iodo no útero e durante o crescimento pode resultar em cretinismo, uma condição de grave atraso no crescimento físico e mental devido à deficiência nutricional de iodo prolongada ou de deficiência congênita não tratada dos hormônios da tireoide (hipotireoidismo). A condição é caracterizada por baixa estatura, atraso na maturação óssea e puberdade, infertilidade, comprometimento neurológico e déficits cognitivos que variam de leve a grave. A carência de iodo também provoca o bócio, um progressivo alargamento da glândula tiroide. Ambas as condições têm levado a campanhas de saúde pública da administração de iodo em muitos países. A adição de compostos de iodo ao sal de mesa ou à água representa a primeira tentativa de suplementação de nutrientes através de "fortificação" de alimentos comuns.
Fonte: Artigo de Sally Fallon Morell
2. A grande importância do magnésio na fertilidade

O Magnésio é vital para balancear os hormônios femininos, como a progesterona e o estrogênio. Conforme a concentração de Magnésio diminui, os níveis de estrogênio aumentam, resultando em sangramento excessivo, enquanto a progesterona deficiente, causa amenorréia ou falta de menstruação.
  • Na puberdade: manter bons níveis de Magnésio pode contribuir além do equilíbrio hormonal, para regular as glândulas sudoríparas apócrinas que entram em atividade nessa fase. A importância do Magnésio está em todas as fases de alterações hormonais que a mulher sofre ao longo de sua vida. 
  • Na síndrome pré-menstrual: ajuda nos incômdos das enxaquecas, irritabilidade, apatia, nas cãibras das extremidades, tensão nos seios, ajudando ainda à diminuição na retenção de líquidos. 
  • Na fertilidade: muitos estudos foram realizados a respeito, nos quais foi possível estabelecer que existe uma estreita relação entre a deficiência de magnésio e a infertilidade nas mulheres. Em uma investigação realizada com pacientes de um centro de fertilidade em Los Angeles, se constatou que a falta de magnésio era uma constante em quem tinha problemas de fertilidade. Ao aumentar a ingestão diária de magnésio, antes de se submeter a um tratamento de fertilidade, como a fecundação in vitro, estes pacientes aumentaram suas possibilidades de uma concepção bem-sucedida e posteriormente do desenvolvimento de uma gravidez saudável.
  • Durante a gravidez: o magnésio ajuda na formação dos tecidos do feto, além de aumentar as reservas da criança contribui ainda, na depressão da mãe pós parto. 
  • Na menopausa: é também de suma importância manter bons níveis de Magnésio no organismo diminuindo assim, todos os sintomas que essa fase provoca além principalmente, em manter a prevenção para as doenças provenientes das alterações hormonais como artrite, artrose, osteoporose, etc. A reposição de Magnésio principalmente na menopausa é necessária para a manutenção dos ossos e na melhor absorção do cálcio da alimentação. 
  • Além de tudo, o magnésio reduz o açúcar no sangue pois participa do metabolismo da glicose. 
O que é o Cloreto de Magnésio?
Uma das formas mais baratas de se repôr Magnésio é sem dúvida com o Cloreto de Magnésio P. A. (PA significa "Puro para Análise", uma forma pura do mineral sem excipientes e outros aditivos químicos).

Cada dose de 50mL de solução de Cloreto de magnésio PA (diluição de 33g em 1,5L) contém 131,5mg de magnésio elementar

O cloreto de magnésio PA (tem que ter a sigla PA) vem em saquinhos de 33g, parece um sal grosso. Você deve diluir esses 33g em 1,5L de água mineral ou filtrada. Colocar em uma garrada de vidro escura (garrafa do suco de uva Aurora) e colocar na geladeira. Todos os dias a noite tomar 50ml dessa água de cloreto de magnésio antes de dormir. Caso te dê insônia (para algumas pessoas ajuda a dormir, para outras tira o sono), tome de manhã. Caso dê diarréia, diminua 10ml. Caso não dê nada, pode aumentar 10ml. O gosto é amargo e existe a opção de tomar em cápsulas. Mas o produto líquido é muito mais barato, faz efeito muito mais rápido, e o organismo absorve melhor.

Garrafa verde-escuro de suco de uva Aurora, com capacidade de 1,5l.

A opção em sachês de 33g é a mais comum. É possível comprar em farmácias de manipulação, casa de produtos naturais e pela internet. A Meissen é uma das marcas mais conhecidas, mas existem diversas marcas, inclusive marca própria da farmácia de manipulação. O importante é que esteja escrito "P. A." no final do nome.

Cloreto de magnésio PA em sachês de 33g.

Caso você queira economizar, é possível comprar o pote com 1kg, que dura mais de um ano. É possível dividir entre a família e dessa forma todos recebem os benefícios do magnésio.

Cloreto de magnésio PA 1kg.

Uma outra opção é consumir em cápsulas, porém eu não recomendo muito. Demora-se muito tempo para ver os efeitos, cada cápsula possui uma quantidade muito ínfima de magnésio  ée não possui boa biodisponibilidade (capacidade do organismo de absorver o mineral), possui excipientes e custo elevado.

Cloreto de magnésio PA em cápsulas de 500mg.

O mais recomendado seria o cloreto de magnésio em sachês diluído em água. Porém, como o sabor não é muito agradável (ele é amargo), seguem duas dicas para melhorar o sabor:
  • Após de servir de 50ml, acrescente meio limão. Se sentir necessidade, acrescente um limão inteiro.
  • Tome com um canudinho e não deixe o líquido entrar em contato com a língua.
Além de consumir o líquido, recomenda-se muito que utlize também o óleo de magnésio. Segue a receita para fazer o óleo de magnésio para aplicação tópica (via transdérmica, ou seja, aplicação na pele).
Óleo de Magnésio
Ingredientes
- 1 sachê (33 g de cloreto de magnésio P.A.);
- ½ xícara de água filtrada (118 ml);
- Tigela de vidro ou copo medidor de vidro;
- Um frasco com borrifador escuro (pode ser de plástico transparente também, caso não encontrar escuro. Porém conserve na geladeira. Farmácias de manipulação costumam vender esses frascos).
Modo de preparo
Coloque o cloreto de magnésio em uma tigela de vidro ou em um copo medidor (de vidro) e despeje a água fervente sobre ele.
Mexa bem até dissolver completamente. Deixe esfriar completamente e guarde no frasco com borrifador. Deixe descansar durante dois dias e em ambiente escuro antes de começar usar. Pode ser armazenado à temperatura ambiente durante pelo menos seis meses.
Como usar o óleo de magnésio

Borrife-o nos braços, pernas e barriga diariamente. Pode ocorrer uma sensação de leve coceira na pele (pinica levemente), isso é perfeitamente normal e de curta duração; este efeito desaparece após 10 a 20 minutos. Depois de um tempo de aplicação rotineira do óleo de magnésio, você provavelmente não vai mais experimentar esta sensação na pele. Use o óleo de magnésio, começando com 6 a 8 borrifadas por dia e aumente 1 borrifada a cada dia, até chegar a 20 borrifadas.

Você pode deixá-lo na pele ou lavá-lo depois de 30 minutos da aplicação. Eu costumo aplicar o óleo de magnésio após o banho e, em seguida, uso o óleo de côco como hidratante, cerca de 5 minutos mais tarde. Não pode haver cremes hidratantes na pele, antes da aplicação do óleo de magnésio. 
Se causar desconforto no seu intestino reduza o número de borrifadas para a quantidade inicial. 

O que é o Malato de Magnésio (ou magnésio dimalato)?

Uma de suas formas mais biodisponíveis de magnésio é na forma de magnésio dimalato, também conhecido como malato de magnésio. Vamos explorar a relação entre o magnésio dimalato e a fertilidade feminina, e como este mineral pode ser um aliado para mulheres que buscam a concepção.

O magnésio dimalato é a combinação do mineral magnésio com o ácido málico. Esta combinação é especialmente eficaz porque o ácido málico ajuda na absorção do magnésio pelo corpo, tornando-o mais biodisponível e, consequentemente, mais eficaz.

Magnésio e Fertilidade Feminina

A relação entre o magnésio e a fertilidade feminina é multifacetada:
  • Equilíbrio Hormonal: O magnésio desempenha um papel crucial na regulação dos níveis hormonais. Um equilíbrio hormonal adequado é essencial para a ovulação regular e a preparação do útero para a implantação do embrião.
  • Redução do Estresse Oxidativo: O estresse oxidativo pode afetar negativamente a qualidade dos óvulos e a fertilidade. O magnésio tem propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, protegendo assim a saúde dos óvulos.
  • Relaxamento Muscular: O magnésio ajuda no relaxamento dos músculos, incluindo os do útero. Isso pode ser benéfico para mulheres que têm contrações uterinas dolorosas ou outros problemas musculares que podem afetar a concepção.
Hoje em dia o magnésio dimalato é minha forma preferida de suplementar magnésio. Inclusive, se você tiver interesse, tem a venda na minha loja, a Vitamia.

Veja o magnésio dimalato na Vitamia.


3. Auto-hemoterapia

A auto-hemoterapia é uma técnica simples, em que, mediante a retirada de sangue da veia e a aplicação no músculo, ela estimula um aumento dos macrófagos, responsáveis pela limpeza do organismo. Eliminam as bactérias, os vírus, as células cancerosas, que se chamam neoplásicas. Fazem uma limpeza total, eliminam inclusive a fibrina, que é o sangue coagulado. Ocorre esse aumento de produção de macrófagos pela medula óssea porque o sangue no músculo funciona como um corpo estranho a ser rejeitado pelo Sistema Retículo Endotelial (SRE). Enquanto houver sangue no músculo o Sistema Retículo Endotelial está sendo ativado. E só termina essa ativação máxima ao fim de cinco dias.

A taxa normal de macrófagos é de 5% (cinco por cento) no sangue e, com a auto-hemoterapia, nós elevamos esta taxa para 22% (vinte e dois por cento) durante 5 (cinco) dias. Do 5º (quinto) ao 7º (sétimo) dia, começa a declinar, porque o sangue está terminando no músculo. E quando termina ela volta aos 5% (cinco por cento). Daí a razão da técnica determinar que a auto-hemoterapia deva ser repetida de 7 (sete) em 7 (sete) dias.

É um método de custo baixíssimo, basta uma seringa. Pode ser feito em qualquer lugar porque não depende nem de geladeira - simplesmente porque o sangue é tirado no momento em que é aplicado no paciente, não há trabalho nenhum com esse sangue. Não há nenhuma técnica aplicada nesse sangue, apenas uma pessoa que saiba puncionar uma veia e saiba dar uma injeção no músculo, com higiene e uma seringa, para fazer a retirada do sangue e aplicação no músculo, mais nada. E resulta num estímulo imunológico poderosíssimo.

Vídeo original do Dr Luiz Moura. Minuto 21:26 fala sobre cistos e miomas:


Vídeo do Dr. Eduardo Fortoul, médico mexicano especialista em autohemoterapia, com seus pacientes, que tão logo começaram o tratamento, conseguiram engravidar. Esse casal tentava engravidar há 13 anos e fizeram todo tipo de tratamento antes de chegar até a clínica do Dr Eduardo Fortoul.



Grupo sobre auto-hemoterapia no Facebook: 

[continua...]


Fonte:
Centro Vegetariano
AskDrSkip
Becoming Peculiar


-------------


GRUPOS DE APOIO:
Temos grupos para tentantes (mulheres que querem engravidar) e para evitantes (mulheres que querem evitar uma gravidez).

Tentantes:
Evitantes:


-------------

8 comentários:

  1. Nossa adorei!!!!
    Já favoritei o blog =)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, nunca tinha ouvido falar.

    ResponderExcluir
  3. tudo que eu pesquisei sobre o lugol está resumido aqui, bem explicado, e esclarecedor, obrigada

    ResponderExcluir
  4. Já vi outros posts seu, gosto muito das informações que você traz, também sou adepta aos tratamentos naturais, mas difícil encontrar médicos dispostos ou que saibam utilizar tais instruções nutricionais.Então hoje estou utilizando indutores do ovulação, junto com meus suplementos, mas estou tentada a deixar e passar para indutores naturais de ovulação. O médico me pressiona por causa da minha idade.gostaria de saber se devo ingerir e aplicar simultaneamente na pele o magnésio, ou seria um ou outro? Os dois tem a mesma absorção no organismo? obrigada pelas informações preciosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim, você pode fazer uso das duas formas.

      Eu não recomendo os indutores de ovulação, são muito perigosos e há opções naturais para induzir a ovulação.

      PS - desculpe a demora em responder, tive um problema com os comentários do blog que não apareciam.

      Excluir
  5. Não existiria nossa Humanidade se não fosse o Magnésio, na formação do mundo. As moléculas de magnésio uniram-se com o azoto (e outras poucas) formando as primeiras células no planeta Terra. Por isso o magnésio é tão importante. Ele continuou presente em todos os organismos vivos: minerais, vegetais, animais. Quando falta magnésio, o organismo reclama. Nos países tropicais, o sol excessivo consome o magnésio do solo e, então, as pessoas comem vegetais com reduzido magnésio. Isso explica uma incrível quantidade de doenças nos Trópicos, principalmente entre as pessoas mais pobres. Também a "industrialização de alimentos" liquida boa parte do magnésio. Por isso tudo, repor o magnésio é uma estratégia de vida, e não apenas um "remédio" para curar um sintoma do momento. Incluir magnésio na alimentação da família é uma forma de economizar - e muito! - na farmácia, médicos e hospitais.

    ResponderExcluir