terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Tudo sobre muco cervical - como identificar corretamente cada um

Olá, tentantes! Hoje falaremos sobre o nosso amigo muco cervical.

Todo mundo sabe que o muco cervical é um dos principais elementos a ser levado em conta quando se deseja engravidar. O muco não serve apenas para lubrificar a vagina e reduzir o atrito durante a relação sexual, como é um poderoso aliado na hora de engravidar.

Muco cervical (usaremos a sigla "MC" neste post) refere-se ao fluido produzido pelo colo do útero durante o ciclo menstrual da mulher. Ele muda suas características ao longo do ciclo em resposta aos hormônios produzidos pelos ovários e pode ser observado no colo ou depois que ele passa pela vagina. O MC e suas mudanças ao longo do ciclo dão sinais primários de fertilidade que você poderá usar para saber como está teu ciclo.

Nós temos um post muito acessado com as melhores dicas para aumentar o muco cervical. Clique no post abaixo para ler:
Como identificar o meu muco cervical (MC)
Quando você não está fértil, no começo do ciclo ou após a ovulação, o MC (muco cervical) está seco ou pegajoso e não pode ser penetrado pelo esperma. Nessas épocas não-férteis, a vagina está mais ácida e até mesmo hostil para o esperma. O MC nesta época faz uma barreira no colo do útero e evita que bactérias entrem na cavidade uterina. O estradiol é um tipo de estrogênio, hormônio produzido pelos folículos em crescimento no ovário. Conforme o período fértil se aproxima, uma quantidade cada vez maior de estradiol é liberada, e é ele, o estradiol, o responsável pela produção do muco cervical fértil, cuja característica fina, aquosa e alcalina é totalmente receptiva ao esperma. O muco mais fértil assemelha-se a "clara de ovo crua".

O muco "clara de ovo" nutre o esperma e permite que ele se mova e sobreviva nos dias mais próximos à ovulação. Quando este tipo de MC está presente, o esperma pode ser nutrido e ser transportado dentro do aparelho reprodutor feminino. Uma vez lá, neste muco, o esperma pode esperar que o óvulo seja liberado. Esse muco "clara de ovo" é geralmente observado nos dias mais férteis, logo antes da ovulação, sumindo logo após. Em algumas mulheres, a ovulação ocorre no último dia que o muco "clara de ovo" é observado, em outras, a ovulação vai acontecer no dia seguinte ao último dia de muco fértil, quando você já estará seca. Observações do MC, entretanto, não podem lhe mostrar quando você ovulou, só que o estrogênio está alto, e a ovulação está se aproximando.

Fluidez e elasticidade do muco cervical.
Consistência ideal do muco cervical fértil: líquido, transparente, fluido e escorregadio.
Algumas mulheres convivem há anos com seus mucos cervicais e sabem interpretá-los. Outras posssuem muito pouco, não sendo possível identificá-los ou até mesmo deparam-se com a ausência total desse fluido vaginal.

As observações do muco lhe mostram quando você está mais fértil e oferecem uma boa pista para você saber quando ter relações. Para ter certeza se realmente ovulou e não está mais fértil, você vai precisar de fazer um gráfico de sua temperatura basal e observar o aumento da temperatura nele.

A principal vantagem de analisar o muco é a sua capacidade de responder à pergunta: "Estou fértil agora?", que é tão importante quanto a questão: "Quando eu ovulei?", já que não são a mesma dúvida.

Coloque o muco entre os dedos, e veja se o muco estica, se ele apresenta aspecto elástico. Se assim for, é hora de treinar.

É possível engravidar sem ter muco cervical? Sim, é possível. Mas torna a jornada muito mais difícil, pois o muco cervical fértil alimenta, protege e conduz os espermatozóides até as trompas, onde haverá o encontro com o óvulo.

Evolução do muco cervical: 
Evolução do muco cervical. Sticky > Eggwhite > Creamy.
Peak Day

O Peak Day, traduzido como Dia do Pico, também chamado de Dia do Ápice (método de Billings) é, tecnicamente, o dia mais fértil do ciclo de uma mulher. O Peak Day é o último dia em que a mulher tem uma sensação vaginal lubrificante ou produz fluido cervical fértil, independente da quantidade. Ou seja, é o último dia que a mulher tem um muco cervical fértil antes de ele regredir para um muco infértil (normalmente dry/seco ou creamy/creme).

É chamado de "Dia do Pico" porque denota seu dia máximo de fertilidade. Geralmente ocorre dentro de um ou dois dias antes da ovulação. Dessa forma é importante ressaltar: o Peak Day não é necessariamente o dia da ovulação. É o dia em que a relação sexual tem maiores chances de resultar em uma gravidez. O Peak Day pode acontecer tanto dois dias antes da ovulação como dois dias após a ovulação*. Às vezes ele pode coincidir com o dia da ovulação.

*Nesse caso, ele não é o dia mais fértil da mulher, afinal a ovulação já ocorreu, apenas é o último dia em que ela notou o muco cervical fértil ou a sensação de vulva lubrificada/escorregadia.

Você reconhecerá esse último dia de muco fértil apenas quando ele passar. Afinal nunca sabemos se hoje será meu último dia de muco fértil ou se será amanhã. É importante entender que o Peak Day não necessariamente é o dia de máxima quantidade de muco fértil. Esse é um erro comum. O Peak Day é sempre o último dia de muco cervical fértil ou sensação escorregadia na vulva.
Portanto, o seu Peak Day é o último dia de qualquer um desses:
  • Fluido cervical úmido, esticável ou escorregadio;
  • Uma sensação vaginal úmida e escorregadia;
  • Qualquer spotting no meio do ciclo (escapes no meio do ciclo geralmente ocorrem devido à ovulação e é um fluido muito fértil).
A sensação de vulva lubrificante ou escorregadia pode durar mais um ou dois dias após após o desaparecimento dos fios de muco, indicando que você ainda está altamente fértil. A sensação de lubrificação e vulva escorregadia é o sinal de maior valor, afinal algumas mulheres não verão nenhum fio de muco.

Dias 1, 2 e 3 após o Pico: Se a fertilização não ocorrer, o óvulo morrerá dentro de um dia após ovulação. Porém, se o óvulo encontrar algum esperma ao longo das trompas, a fertilização pode ocorrer. Após a ovulação, o folículo vazio se transforma no corpo lúteo, que produzirá um hormônio chamado progesterona. A progesterona prepara o endométrio no caso de haver um óvulo fertilizado pronto para ser implantado (nidação) e também faz com que o muco engrosse, e o tampão comece a formar-se novamente no colo do útero. No dia seguinte ao Pico, você não se sentirá mais molhada nem com a vulva escorregadia. No final de três dias após o Pico, a sua fertilidade para este ciclo acabou. Para as mulheres que querem evitar uma gravidez, na manhã do 4º dia após o pico já estará infértil novamente.

Veja a tabela abaixo que mostra as probabilidades de se conceber em relação ao peak day e em relação ao shift da temperatura basal. Caso não saiba o que é o Método da Temperatura Basal (ou Método Sintotermal), clique aqui.

Essa tabela poderá ajudá-la a identificar os melhores dias para ter relações sexuais, caso deseja-se engravidar, ou evitar as relações sexuais caso o objetivo seja a contracepção.
Probabilidade de engravidar.
Peak Day para engravidar: Como usar a informação do peak day para engravidar? É simples: comece a ter relações sexuais assim que identificar o muco fértil. Caso o parceiro tenha um bom resultado no espermograma, pode-se ter relações sexuais todos os dias. Caso o espermograma não sena tão bom, tenham relações dia sim, dia não.

Peak Day para EVITAR uma gravidez: Os 3 dias após o Peak Day devem ser observados cuidadosamente. Se o muco fértil reaparecer dentro de 3 dias de um Peak Day duvidoso, isso sugere que a ovulação tenha atrasado e você AINDA irá ovular. Uma vez que o Peak Day tenha sido identificado, a Regra de Pico pode ser aplicada: Se você não quiser conceber, você precisa evitar o sexo (ou usar algum método de proteção de barreira) por três dias após o Pico. Isso permite o último tempo possível em que a ovulação pode ocorrer (até 48 horas após o pico) e para a vida útil do óvulo (no máximo 24 horas). Dessa forma temos 48h + 24h = 72h. São 3 dias.

Na 4ª manhã após o Pico até o final do ciclo você estará infértil - o óvulo está morto e você não irá ovular novamente até depois da próxima menstruação.

Gravidez após a ovulação: Engravidar após a ovulação é possível, mas se limita às 12-24 horas após o óvulo ter sido liberado. O muco cervical ajuda os espermatozóides a viverem até 5 dias no corpo de uma mulher e leva cerca de 6 horas para o esperma ativo atingir as trompas de Falópio. Se o esperma estiver lá quando ocorrer a liberação do óvulo ou logo após ela, você pode engravidar rapidamente no dia seguinte à da ovulação.

Tipos de muco cervical
Muco Dry (seco): Registre seu fluido cervical como "seco" se você não tem presente líquido cervical; se detectar nenhum líquido cervical em sua calcinha, e se sua vagina fica seca. Você pode esperar para ver ambos os dias secos antes da ovulação logo após a menstruação e após a ovulação.
Registre "seca" se você não for capaz de coletar ou ver algum líquido cervical, mesmo se sente dentro de sua vagina ligeiramente úmida.

Sem muco, seco ou dry
Muco Sticky: O muco Sticky é como uma cola líquida, rígida ou quebradiça e se quebra facilmente e rapidamente e, se não é facilmente esticado. Provavelmente será amarelada ou branca, mas também poderia ser mais clara. Você pode ou não pode ver algum líquido pegajoso cervical antes e após a ovulação. Ele se parece muito com a Amoeba, um tipo de massa pegajosa, uma geleca/gosma usada por crianças, colorida, que vem dentro de um potinho plástico. É considerado o muco menos fértil, pois sua consistência dificulta muito que os espermatozóides nadem. No entanto, esse muco pode aparecer em diversas fases do ciclo e cada mulher possui um padrão.

Muco sticky
Creamy: Registre seu fluido cervical como "cremoso", se é como creme hidratante, branca ou amarela ou parecida com maionese ou como uma farinha misturada com água. Ele pode esticar um pouco, mas não muito e quebram facilmente. É muito comum esse muco aparecer após a ovulação, pois ele é decorrente do aumento da progesterona. Porém é comum aparecer por alguns dias alternados logo após a ovulação. Se a mulher estiver grávida, há boas chances de ela ter esse muco até o final da gravidez. No entanto, esse muco cervical NÃO é sintoma/sinal de gravidez. Apenas de progesterona. E a progesterona toda mulher tem após ovular, na fase lútea, esteja grávida ou não.

Muco creamy.
Watery (aguado): o seu fluido cervical é claro e mais se assemelha a água. Pode ser elástico também. Este líquido cervical é considerado fértil, geralmente antecede ao fluído "clara de ovo". Para algumas mulheres, esse será o único muco fértil que terão.

Muco watery
Clara de ovo (Eggwhite): Este é o fluido mais fértil do colo do útero. Registre clara de ovo caso seu fluido cervical pareça com a clara de ovo cru, é elástica e clara, transparente ou branca, ou mesmo ligeiramente rosada. Ele também lembra sêmen (e tem muitas das mesmas propriedades físicas para permitir que o esperma de viajar e ser nutrido). Você deve ser capaz de esticá-lo entre o polegar e o dedo indicador. Se ele esticar mais do que 2,5cm, muito possivelmente é o muco fértil. Cuidado para não confundir com o muco sticky, porque são muito parecidos na aparência. A diferença é que o muco sticky não estica mais do que 1cm e facilmente é partido.

Muco eggwhite ou clara de ovo

Fonte:
- Tradução de Camila (KK Faria), do grupo MAMIS.
Visualizing Changes in Your Cervical Fluid (Cervical Mucus)
- American Pregnancy
- Billings.life
- Kindara

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, informações preciosíssima e valiosas !!! Não sabia de nada dessas informações !!! Muita gratidão 😍

    ResponderExcluir
  2. Melhor explicação que já vi, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Adorei tbm!eu comecei a tentar engravidar ha poucos meses...agora meu muco esta mais seco, um pouco esfarelento com alguns pontinhos brancos. Mas sinto q ta mais pra seco como vc disse mesmo, quase nao tem fluido nenhum. E mes passado foi só o segundo mes sem AC e meu ciclo teve só 23 dias. Então to achando que ja ovulei e nem percebi. O que acha?to entendendo direito?rsrs

    ResponderExcluir
  4. Gostei da explicação !! Obrigada

    ResponderExcluir