quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Relato-desabafo da Luzia: tive gravidez ectópica duas vezes

Nem todo relato é de positivo, nem todo relato é de alegria.

Tem relato de dor, de luto, de agonia. De desespero. "Por que eu?".

Neste relato a Luzia nos conta a sua dor e a tristeza pela descoberta da gravidez ectópica, por 2 vezes. A dor de passar por isso 1 vez é imensa. Quem dirá 2 vezes?
Ectópica significa "no lugar errado", portanto a gravidez ectópica é uma gestação que se desenvolve fora do útero e que é, portanto, inviável. 
Na maioria dos casos de gravidez ectópica, a implantação acontece em uma das tubas uterinas (ou trompas de Falópio), e por isso ela também é conhecida como gravidez tubária. Fonte.

Leiam o relato da Luzia.


E ainda se vier, noites traiçoeiras, se a cruz pesada for, Cristo estará contigo, o mundo pode até, fazer você chorar, mas Deus te quer sorrindo... 
Esse trecho da música de Padre Marcelo Rossi, traduz parte da minha vida de tentante. 

Bem, tenho 36 anos (quase 37 já), meu esposo tem 39. Estamos casados há 08 anos e 04 meses e somos tentantes há 05 anos. Ele é muito reticente em relação a tomar remédios, mas adepto a fazer exames (pelo menos isso). Desde que casamos nunca tomei AC (optei por tabela), pois não queria encher meu organismo com "remédios". Quando decidimos liberar, achava eu que iria conseguir logo de cara (doce ilusão). Sofria, chorava todas as vezes que a M dava as caras. Me questionava, questionava Deus por que todo mundo conseguia menos eu?! Depois passei a não mais questioná-lo, mas não deixa de chorar todos os meses assim que ela descia. 

Meu ciclo sempre era assim (passava uns dois a três dias com sangramento borra de café e depois a M descia). Já era costume. No início de dezembro de 2014 ela passou do dia de descer a borra, estranhei, mas como não estava sentindo nada, achei normal, até uma prima-irmã insistir pra eu fazer um teste. Um pouco insegura, fiz e para a minha surpresa estava lá (POSITIVO). Foi a melhor sensação que senti na vida, me ajoelhei e agradeci imensamente à Deus! Fiz surpresa pro marido, meus pais, minha sogra, cunhada é uma tia-mãe. 

Eis que comecei com sangramento marrom (GO passou ultrogestan e o sangramento sumiu), porém por poucos dias, meados do dia 29/12 o sangramento voltou do mesmo jeito e foi aumentando (minha primeira ultra estava marcada para 07/01), mas tive que antecipar e para o meu choque estava lá: gravidez ectópica, ou gravidez tubária). Meu mundo caiu. Fiquei desolada, mas agradeci a Deus por descobrir a tempo. Me internei, tomei metotrexate (um quimioterápico que vai matando as células e impede o crescimento do zigoto, o restante vai sendo absorvido pelo organismo). Deu tudo certo. 

Meses depois descobri que fiquei com a trompa direita obstruída, me segurei e evitei novamente. Passado quase um ano refiz a histerosalpingografia e a trompa estava desobstruída (melhor notícia que eu poderia ouvir). Recomecei os treinos, dessa vez mais focada, mas nada de conseguir. Conheci o grupo. Comprei o óleo de prímula e comecei a fazer orçamentos para as vitaminas (porém tive que frear porque estávamos passando por um período de muito aperto, meu esposo quase desempregado e eu tendo que arcar com compromissos outrora pertencentes a ele). Mas tentei com o que podia. Não me dei muito com o primula, me dei melhor com o elixir de inhame. Comecei a comer gelatina, fazia o truque do abacaxi, acompanhava a temperatura e o muco certinho. Desde que comecei o sintotermal a minha menstruação regulou e deixou de aparecer a borra (já chegava chegando). 

No mês de agosto, descobri que meu primo-irmão, estava em estado terminal (isso me acabou, chorava dia e noite), até que dia 11/08 ele se foi e comecei com uma borra de café (até então eu jurava que era a menstruação que havia antecipado devido ao choque, o estresse), porém o sangramento não parava (eu estava com uma videolaparoscopia marcada para 29/08, a fim de averiguar minhas trompas). Preocupada com a proximidade da cirurgia, resolvi fazer um teste por precaução e para minha surpresa (POSITIVO), porém minha alegria mais uma vez se transformou em tristeza (pela experiência anterior, corri logo pra fazer uma ultra e lá estava meu amorzinho mais uma vez na minha trompa, dessa vez na esquerda). 

Meu mundo cai pela segunda vez. Resolvemos seguir o mesmo protocolo anterior: me internei e tomei a mesma medicação, porém, no dia seguinte fui surpreendida de forma brusca: dessa vez a medicação não fez o efeito desejado e minha trompa rompeu, tive uma forte hemorragia interna e fui às pressas para o bloco cirúrgico. Passei por duas horas de cirurgia para conter o sangramento e perdi minha trompa esquerda e meu ovário esquerdo. 

Foi uma dor imensa. Meu GO me indicou de prontidão a FIV, pois disse que pela minha idade não acharia mais viável eu tentar com uma trompa só, pois como já tive duas ectopicas, a chance de ter outra aumenta à proporção que você tem uma GE. Então pela probabilidade tenho mais chance ainda de desenvolver outra GE. 😢😔 

Agradeço imensamente à Deus pelo segundo livramento que Ele me deu, mas confesso que estou atônita, me sentindo um nada, me sentindo impotente, meu psicológico está abaladíssimo. Tenho tentado disfarçar para os familiares e para o marido, mas a verdade é que por dentro eu estou totalmente destruída, tentando marcar um psicólogo, dessa vez será necessário, pois sinto que não estou bem mesmo. 

Tenho diversas crises de choro, sempre escondida. Nesses momentos peço força a Deus. Minha cabeça está muito confusa e estou sem saber o que fazer: parte de mim quer partir logo pra FIV, parte sente que Deus irá abençoar e o meu milagre virá realmente como milagre. 

Independente de como será, decidi que o que eu quero e preciso é me empoderar, tomar as vitaminas necessárias e me entregar à Deus também. Preciso me sentir a mulher mais fértil do mundo, pois o pensamento tem um grande poder em nossa vida também. Beijos férteis!


Lu, a gente te deseja muita força. Nós acompanhamos a tua trajetória. Eu acompanhei o teu positivo (quando as chances de uma gravidez pareciam mínimas!) e a notícia da ectópica. Quando li teu relato pela primeira vez, tive um baque. Como é difícil... mas você tem sido muito forte. E minha alegria será postar o teu relato de positivo aqui. Aquele abraço apertado!

Atualização 11.12.2020
Em 2020, infelizmente, a Luzia passou por uma terceira gravidez ectópica. Ela escreveu um novo relato, que está publicado aqui:

14 comentários:

  1. Feliz em ver o meu relato publicado aqui. Com isso, espero poder ajudar outras pessoas que assim como eu sofreram e estäo sofrendo com a mesma circunstäncia.

    ResponderExcluir
  2. Ola!!!também tive 2 ectópicas ,foram retiradas minhas duas trompas ,pois as duas romperam, foi a pior experiência da minha vida, minhas chances naturais acabaram , e não sei se tenho forcas para fiv, muito difícil, só com a ajuda e misericórdia divina.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite meninas, quando leio os relatos sinto vontade de chorar, mas fico muito feliz por saber que todas estão vivas e com saúde. No ano de 2013 tive duas gravides tubária, nas duas vezes pensei ser meu último dia de vida, mas Deus foi tão misericordioso comigo que hoje estou aqui para contar.Quando perguntei para o médico se eu ainda poderia engravidar,ele me respondeu olhando no meu olho, Deus restaura TUDO.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite meninas, quando leio os relatos sinto vontade de chorar, mas fico muito feliz por saber que todas estão vivas e com saúde. No ano de 2013 tive duas gravides tubária, nas duas vezes pensei ser meu último dia de vida, mas Deus foi tão misericordioso comigo que hoje estou aqui para contar.Quando perguntei para o médico se eu ainda poderia engravidar,ele me respondeu olhando no meu olho, Deus restaura TUDO.

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas, como pode um raio atingir a mesma pessoa mais de uma vez? É assim que me sinto, em maio de 2015 tive gravidez ectópica, minha primeira gestação uma cirurgia de emergência fiquei alguns dias na UTI não fui por pouco, perdi a trompa direita, após um ano 2016 voltei a tentar com acompanhamento médico histerosalpincografia normal, ele optou por ciclos de serofene exames ultrassom seriada etc...tudo q tentantes conhecem, foi um ano de muito espectativas e nada do meu tão sonhado positivo, entrei o ano de 2017 com um propósito engravidar naturalmente sem indução já que o médico dizia q estava tudo normal, e nada 2017 passou quase em branco, quando em dez/2017 tinha certeza q havia engravidado em janeiro /2018 meu positivo chegou comecei meu pré natal e no dia 19 meu mundo desabou minha segunda gestação ectópica, dessa vez muito pior, o embrião tinha até batimentos, estava alojado na minha trompa esquerda q me sobrou, então dia 20 pela manhã dei entrada na maternidade para retirada de meu tão sonhado bb, infelizmente perdi minha trompa, Amanhã faz 7 dias da cirurgia, tenho 37 anos duas Cesáreas e nem um filho, só me restou a FIV.

    ResponderExcluir
  7. Olá meninas tive uma ectópica a dois anos atrás, não tive sintomas algum . no início eu nem imaginava o que eu tinha porque não havia planejado a gravidez, fiz exame de sangue e deu negativo foi ai que comecei a me preocupar bastante. Quando vieram a descobrir que era uma ectópica eu já estava tendo uma hemorragia interna, sentir uma dor insuportável, uma cólica triplicada e fui internada as presas.precisei remover a minha tropa esquerda o que me deixou muito abalada .. resolvi tentar engravidar no final do ano passado, e vinha tentando até o mês passado, só que agora me sinto estranha, os meus seios estão bastante sensíveis, e sinto umas dores estranhas no pé da barriga. No mês passado minha menstruação desceu mas foi intensa e saiu meio que uma borracha marrom, fiquei apenas dois dias menstruando e passei um dia sem menstruar e no dia seguinte voltou e ficou bem fraca só por mais um dia. fiz três testes de gravidez dois de farmácia é um se sangue e os três deram negativos . Mas me sinto estranha e estou agora aguardando pra ver se a menstruação vem este mês ... Confesso que estou aflita e com muito medo de está com outra ectópica 😥😪

    ResponderExcluir
  8. Olá meninas somos fortes e guerreiras. Graças a Deus nossas vidas foram poupadas pelo Senhor. Não é fácil. Também passei pela mesma experiência. Duas GE, inclusive nesse momento estou internada fazendo a medicação para expulsar da trompa direita, pois a esquerda já perdir ano passado!! Glorifico a Deus por ter descoberto antes de remper. E agradeço pela minha vida mais uma vez. Não desistam, assim como não pretendo desistir, mas vamos colocar o senhor a frente de tudo pois ele fará o melhor, e se for da sua vontade contemplará o desejo do nosso coração!! Beijos meninas.
    Deus abençoe a todas e fortaleça seus corações!!

    Vou deixar meu e-mail se alguém quiser conversar mais comigo, estou a disposição: marizabsouza@outlook.com

    ResponderExcluir
  9. Boa noite.
    Eu tive uma ge tbm.Passei mal dentro da vam indo trabalhar, nunca que passou pela minha cabeça que poderia acontecer isso comigo. A minha ginicologista havia passado a ultrassonografia e não deu nem tempo de fazer. Cheguei no medico na emergencia carregada não sei como ...foi Deus.uma dor e desmaiava toda hora. Os medicos falaram mais 20 a 30 minutos eu não iria aguentar. Mas Deus estava comigo e colocou anjos que nem mesmo me conheciam para cuidar de mim, e me socorreram as pressas.Quando fui para casa só ficava pensando o pq daquilo comigo ... pq? E pq? A gente não sabe os planos de Deus , mas sabemos que atraves deles tem algum ensinamento.Eu hj tenho um filho de 13 e outro de 5 anos de antes da gravidez ectopica, estavamos tentando uma menina que era nosso sonho. Antes do meu segundo filho já havia passado por uma perda . Fiz uma ultra e o coraçao do bb nao batia, tive q ir fazer a retirada do bb. Meu Deus meu mundo caiu. Apos chegou minha bençao q e o caua. Só que logo apos aconteceu a ge. Hj me sinto mais calma mas ainda doi lembrar ...a ferida da perda ainda está aberta mas creio que vá cicatrizar.Entreguem nas mãos de Deus e muita fé sempre.
    Deixo aqui meu email caso queiram falar. Tekasilva02@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ola,aqui estou com 12 dias que retirei a segunda trompa,em 2015 tive a primeira ectópica,descobri a tempo de romper mas infelizmente a direita foi retirada,aquilo me deixou muito triste...pra superar foi depois de 1 ano,pois quando lembrava sempre chorava,mas nunca demonstrava a ninguem, logo após a 1 ano comecei a tentar...todo mês eu e meu esposo sempre ficávamos na expectativa,e nada....ate que deixei um pouco pra la...em 2018 passei no vestibular e comecei a fazer faculdade...entao decidi tomar anticoncepcional...ja que estava estudando e por enquanto nao poderia ate me formar..só que durante os dias que estava tomando anticoncepcional eu engravidei, fiquei muito feliz,so que a dias estava sentindo dor,fui na maternidade e confirmaram que eu estava gravida,mas so passaram remedio para dor e me deram alta...no segundo dia voltei com dor novamente e com sangramento escuro..o medico diz que seria normal e novamente me deram alta...no terceiro dia ja nao aguentava mais de dor..e me internaram...logo descobri que estava novamente com a ectópica...chorei muito junto com meu esposo...ficamos muito tristes....so que eu penso é que nao quero ver ninguém...ficar so no meu canto...😢😢😢

    ResponderExcluir
  11. boa tarde meninas eu tambem tivi duas tubaria que ate hoje não consigo esquecer pois tudo que eu queria era um bebe mais tudo e da vontade de Deus,A minha medica falou que não poderia ter mais filhos,mais hoje eu estou com os seios muito doloridos e minha bariga esta estranha mais estou comedo de fazer o beta, não sei o que fazer . estou com muito medo de esta novamente ou de não estar, não sei nem o que pensar

    ResponderExcluir
  12. Olá eu tive duas gravidez tubaria e foi muito ourivel.em 2010 tive a primeira as dores eram muito fortes eu não sabia que era gravidez até que uma noite eu não conseguia mais aguentar as dores fui as pressas para o bloco cirúrgico e retiraram o bb e o a vários direito.agora em 2018 tive a segunda faz dois meses foi a pior eu estava de seis semanas e a barriga cheia de sangue novamente retirada de bb e o ovário esquerdo.tenho 34 anos e estou enfrentando uma barra com menopausa,mas estou viva!o marido fala deus levou o bebê mas nao tirou você de mim.e triste saber que nessa vida não terei meu filho.tem que seguir a vida..

    ResponderExcluir
  13. Olá meninas me chamo Vanessa tenho um filho de 7 anos do qual foi uma gestacao abençoada tudo tranquilo e normal, eu e meu esposo decidimos a 2 anos engravidar sem muita pressao apenas parei com o remedio mais não estava fazendo tabelinha e nada apenas esperando o momento, para minha surpresa nomdia 09/07 para a alegria de todos de casa estava lá o positivo seios estavam doloridos e na semana veio um borra de cafe do mesmo jeito do meu primeiro filho foi aí que fiz o exame a alegria tomou conta de nosso lar porém na semana antes da descoberta estava sentindo uma dorzinha chata embaixo da barriga mais pensei que fosse gases e qdo descobri a gestação na sexta feira da mesma semana senti novamente essa dorzinha mais não dei importância pois pensei que era o cós da calça que estava apertando mais na madrugada de sexta para sábado tive sangramento fiquei desesperada pois tudo o que eu menos queria estava acontecendo fui ao banheiro e qdo me senteo no vaso sem muito fazer força o sangramento aumentou muito e veio como se fosse o xixi da manhã muito forte, nesse momento senti muito mal estar sensação de desmaiar, ânsia, muita ânsia logo passou e me deitei novamente e rezei para que Deus cuidasse do meu bebê, ao amanhecer o sangramento havia parado fiquei feliz não fui ao hospital pois trabalho com decoração de festa é no sábado tinha um aniversário para fazer do qual fui e fiz porém com a consciência pesada resolvi tomar um banho assim que cheguei em casa e ir ao hospital para saber o que de fato tinha acontecido comigo expliquei para o medico do qual fez exame de toque e constatou que útero estava fechado que aquilo era bom sinal mesmo assim solicitou o ultrasson transvaginal, eu estava me sentindo super bem sem dores o sangramento não estava mais tendo e ao fazer o Ultra para minha surpresa estava lá !!!! Meu bebê tão desejado na trompa esquerda e questionada se era ali que estava doendo qdo médico encostou o aparelho no local aquela dor senti novamente, e meu mundo desabou qdo me explicou que teríamos que retirar pois onde ele estava não iria para frente e eu estaria correndo risco de vida tive que fazer uma cesária às pressas e retirar a trompa esquerda e o pior de tudo é sentir a dor do pós operatório sem ter ninguém nos braços para a dor amenizar é triste muito triste, a recuperação foi muito triste choro choro e choro até meu filho de 7 anos me dizia palavras de conforto meu esposo amigas mais queria tanto esse bebê que foi difícil aceitar, porém já está com mais de 40 dias que aconteceu e hoje estou melhor consigo falar do momento que passei sem chorar fui no médico fiz exames e está tudo em ordem porém só posso voltar a tentar daqui 4 meses com acompanhamento mais não perdi minha fé e sei que teremos ainda esse momento não podemos desistir a hora certa vai chegar Deus sabe o momento certa de cada uma bjos a todas....

    ResponderExcluir
  14. Nossa queridas, sei o tamanho da dor que sentem. Eu tive 3 ectopicas e2 abortos. O primeiro aborto em 2015, em junho de 2016 a primeira ectópica na trompa direita, que tratei com metotrexato, em novembro de 2016 uma nova ectopica na mesma trompa, retirei a trompa direita, fiz histerossalpingografia que mostrou minha trompa esquerda pervia, sem nenhuma obstrução. Então em meados de 2017 voltei a tentar, em outubro tive um novo aborto e o desespero, medo de nova tentativas. Em dezembro de 2018 tive o meu positivo no dia 23 e tomada de alegria pois tudo corria bem, fiz o beta hcg que deu 2260,70 com 6 semanas, achei baixo mas me mantive confiante que Deus tinha ouvido minhas orações, no dia seguinte ao beta hcg comecei a ter sangramento, ao fazer a ultra meu mundo caiu, uma nova ectópica. 😔😔
    O médico decidiu tratar com metotrexato mesmo eu querendo a cirurgia. Agora estou de repouso, dilacerada por dentro, pois encerra aqui a minha tentativa de engravidar naturalmente. Precisando me recuperar psicologicamente pra pensar talvez na FIV

    ResponderExcluir