sábado, 30 de dezembro de 2023

Chá da Naoli: receita original e adaptada para entrar em trabalho de parto naturalmente

Olá, queridas leitoras!

Há cerca de seis anos, venho adiando escrever este post, sempre pensando: 'Ah, farei isso mais tarde'. Mas quem está no mundo da maternidade sabe bem como o tempo voa (e como é corrido!) - vocês vão entender o que eu digo! 😄 

Inspirada por uma amiga muito especial que me pediu a receita do chá, e aproveitando que as crianças estão com os avós, finalmente encontrei um momento de tranquilidade para me dedicar a compartilhar esta história e receita com vocês

Quero começar a contar sobre o finalzinho da gestação do Arthur, meu primeiro filho. Imagine a cena: lá estava eu, grávida de 40 semanas e 4 dias e ansiosíssima* para experimentar o famoso Chá da Naoli, quando percebo que estou sem um ingrediente chave - as folhas de abacate. O que fazer? Bom, o jeito foi recorrer aos vizinhos! Essa missão inesperada acabou se tornando uma história hilária na minha família, com meu tio herói da vez, batendo de porta em porta em busca das preciosas folhas.
* Pelas minhas contas eu estava de 40 semanas e 4 dias, porém pelo primeiro Ultrassom, eu estava com 1 semana a mais, ou seja, 41 semanas e 4 dias. O limite do meu obstetra eram as 42 semanas.
Além da saga das folhas de abacate, há outra parte importante da minha jornada para o trabalho de parto: a acupuntura. Nas duas gestações, juntei essa prática milenar ao Chá da Naoli, mas com resultados diferentes. Na primeira gravidez, tudo funcionou maravilhosamente, mas na segunda, as coisas não foram tão simples. Suspeito que a possível diabetes gestacional que enfrentei (embora os exames fossem limítrofes, os sintomas estavam lá) tenha sido um fator decisivo para essa diferença.

Essa experiência me mostrou que cada gravidez é um universo único, cheio de surpresas e lições. Acompanhe a história completa, e descubra como esse chá especial e a acupuntura fizeram parte da minha jornada rumo à maternidade.

Conheça Naoli Vinaver - Uma autoridade em parto natural

Naoli Vinaver é uma renomada parteira mexicana, conhecida por sua abordagem holística no cuidado materno e no parto natural. Com décadas de experiência, Naoli se destaca como uma professora, escritora e palestrante influente no mundo da obstetrícia natural. Sua expertise é buscada em várias partes do mundo, e ela contribui significativamente para o empoderamento das mulheres no processo do parto. Ela é frequentemente convidada para conferências internacionais e workshops, onde compartilha seu conhecimento e experiências.  Seus livros e cursos são recursos valiosos para profissionais da área e para mulheres interessadas no parto humanizado.

Além do famoso "Chá da Naoli", ela desenvolveu várias técnicas e métodos que promovem um parto mais natural e menos intervencionista. Naoli é uma defensora fervorosa do parto humanizado, lutando pela autonomia das mulheres e pelo respeito às suas escolhas durante o parto.

O Poderoso Chá da Naoli

O "Chá da Naoli" não é apenas uma bebida. É uma fusão de sabedoria tradicional e conhecimento prático, criado para apoiar as mulheres nas fases finais da gravidez. Este chá é feito com ingredientes naturais, cada um escolhido por suas propriedades únicas para aquecer, estimular e energizar o corpo da mulher, auxiliando no início do trabalho de parto.

Ingredientes para fazer o Chá da Naoli. Contém folha de abacate, chocolate amargo, pimenta do reino, manjericão, paus de canela e alecrim.
Imagem de minha autoria. Ingredientes para o chá da Naoli.

Ingredientes tradicionais:

  • 2/3 paus de canela;
  • Chocolate puro;
  • 5-10 bolas de pimenta negra;
  • 3 folhas de abacate;
  • 1-2 raminhos de alecrim;
  • Açúcar mascavo ou mel para adoçar.
Ingredientes opcionais para melhorar o efeito das contrações:
  • Gengibre fresco;
  • Páprica (pimentão vermelho);
  • Orégano, manjericão, tomilho;
  • Folhas de Zoapatle ou tintura zoapatle em brandy.

Receita adaptada - como eu fiz:

  • 3 paus de canela;
  • 20 cravos;
  • 50g de nibs de Cacau (cacau 100%, são pequenos fragmentos da amêndoa do cacau);
  • 10 bolas de pimenta negra (pimenta do reino) inteiras;
  • 3 folhas de abacate frescas;
  • 2 raminhos de alecrim fresco;
  • açúcar mascavo para adoçar.
  • fatias de gengibre fresco;
  • orégano, manjericão e tomilho em quantidades de meia colher de chá.
O Zoapatle, ou Montanoa tomentosa, é uma planta tradicional mexicana, conhecida por suas propriedades que podem estimular as contrações uterinas. Embora faça parte da receita original do Chá da Naoli, essa planta não é comumente encontrada no Brasil, o que pode tornar difícil replicar a receita exatamente como Naoli Vinaver sugere. Por essa razão, optei por não incluir o Zoapatle na minha adaptação da receita.

Minha experiência pessoal com o Chá da Naoli

Como mãe de dois, experimentei o Chá da Naoli em ambas as minhas gestações. Na primeira, com 40 semanas e 4 dias, tomei o chá e realizei acupuntura para indução, entrando em trabalho de parto poucas horas depois. Já na segunda, apesar de repetir o processo com 40 semanas e 5 dias, acabei necessitando de indução medicamentosa no hospital com 41 semanas e 5 dias. Ambos os meus filhos, Arthur e Alessia, nasceram de parto normal.

O Chá da Naoli realmente funciona? 

Sim, o Chá da Naoli pode funcionar para induzir o trabalho de parto. Baseando-me em minha própria experiência e nos relatos de outras mulheres, percebi que a mistura especial de ingredientes naturais como canela, pimenta preta e folhas de abacate, oferece um potencial significativo. 
Na minha primeira gravidez, o Chá da Naoli pareceu desempenhar um papel crucial no início do meu trabalho de parto poucas horas após o consumo. No entanto, na minha segunda gestação, mesmo repetindo o uso, acabei necessitando de indução medicamentosa, o que indica que a eficácia pode variar de acordo com diversos fatores, incluindo condições individuais de saúde, como a possível diabetes gestacional que eu experienciei. Cada gravidez é única, e os efeitos do chá podem variar de mulher para mulher. 
Portanto, é essencial consultar um profissional de saúde antes de tentar qualquer método natural de indução. As experiências positivas de várias mães e a sabedoria de parteiras experientes como Naoli Vinaver reforçam que, quando utilizado corretamente, o Chá da Naoli pode ser uma ferramenta natural valiosa no preparo para o parto.

Importância do Acompanhamento Profissional

É crucial entender que cada gestação é única. Embora o Chá da Naoli seja uma ferramenta poderosa, seu uso deve sempre ser acompanhado por um profissional de saúde qualificado. A sabedoria de Naoli Vinaver nos lembra que o parto é um processo natural, mas que cada mulher deve ser respeitada em suas necessidades e individualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário