quarta-feira, 13 de maio de 2020

Estudos científicos que correlacionam o polimorfismo MTHFR com perdas gestacionais recorrentes e/ou anomalias fetais

Olá, queridas.
O óbito neonatal de uma colega me instigou a pesquisar mais sobre evidências científicas que correlacionem MTHFR e perdas gestacionais recorrentes.

Muitos profissionais de saúde são resistentes em anticoagular, mesmos com resultados de MTHFR positivos e diversas perdas gestacionais. Por que isso? Por que não olhar para os artigos que correlacionam os dois eventos e evitar mais sofrimento para essas mulheres? Por que olhar apenas o valor da homocisteína? Por que tanta resistência em acompanhar de perto com ultrassom com doppler obstétrico para verificação das artérias em gestações com risco de insuficiência placentária?

Uma discussão recorrente nos grupos de tentantes é se X médico considera ou não a mutação MTHFR e a possibilidade de anticoagular nas tentativas e/ou gravidez. Acompanho diariamente o sofrimento dessas mulheres e é frequente entrarem nos grupos tentantes com diversas perdas gestacionais.

----

Artigo
Revista: Reproductive Sciences
Doi: 10.1177/1933719116682874
Título Original: Association of Methylenetetrahydrofolate Reductase C677T and A1298C Gene Polymorphisms With Recurrent Pregnancy Loss in Syrian Women.
Tradução: Associação dos polimorfismos genéticos da metilenotetrahidrofolato redutase C677T e A1298C com perdas gestacionais recorrentes em mulheres sírias

Resumo: 
O polimorfismo C677T do gene metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR) foi um fator de risco de perda gestacional recorrente (PGR), mas poucos estudos confirmaram um possível papel do polimorfismo MTHFR A1298C no risco de PGR. Este estudo foi realizado para determinar a influência dos polimorfismos do gene MTHFR em mulheres sírias com perdas gestacionais recorrentes. Foi realizado um estudo de controle de casos em 2 grupos (106 mulheres saudáveis e 100 com perdas gestacionais recorrentes). A frequência dos polimorfismos do gene MTHFR foi determinada pela reação em cadeia da polimerase com base no polimorfismo do gene do comprimento do fragmento de restrição. No grupo PGR, as frequências genótipos do MTHFR C677T foram CC (41%), CT (41%), e TT (18%), e no grupo de controlo, as frequências foram CC (62,2%), CT (36,7%), e TT (1%). A análise estatística mostrou que um genótipo homozigoto TT e um alelo T eram significativamente diferentes no grupo PGR ( P = .000003 e P = .000019, respectivamente). As frequências genótipos do MTHFR A1298C foram AA (53%), AC (44%), e CC (8%) no grupo PGR, enquanto no grupo de controle foram AA (61,3%), AC (37,8%), e CC (1%). Foi observada uma diferença significativa no genótipo CC e nas frequências alélicas C no grupo de mulheres com PGR ( P = .014 e P = .064, respectivamente). As pacientes com heterozigotos compostos (677 CT/1298AC) foram associadas a um aumento estimado de 4,86 vezes no risco de perda gestacional em comparação com indivíduos de tipo selvagem ( P = .012). Os nossos resultados indicam que as mulheres PGR com genótipo homozigoto para (C677T e A1298C), quer sozinhas, quer com genótipos heterozigóticos compostos, têm um risco elevado de perda gestacional em mulheres sírias.

----

Estudo prospectivo de caso-controle, revisão sistemática e metanálise
Revista: Fertil Steril
Doi: 10.1016 / j.fertnstert.2012.12.027
Título Original: Association of maternal and fetal MTHFR A1298C polymorphism with the risk of pregnancy loss: a study of an Indian population and a meta-analysis
Tradução: Associação do polimorfismo MTHFR A1298C materno e fetal com o risco de perda gestacional: um estudo de uma população indiana e uma meta-análise

Resumo: 
Objetivo: Estudar a associação genética entre o polimorfismo A1298 da metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR) e a perda gestacional recorrente (PGR). Projeto: Estudo prospectivo de caso-controle, revisão sistemática e metanálise usando banco de dados eletrônico até 27 de julho de 2012. Configuração: Meta-análise de quatro estudos sobre PGR e três estudos sobre embriões abortados espontaneamente, incluindo o presente estudo. Pacientes: Um total de 129 pacientes com PGR e 202 mulheres controle saudáveis ​​com gravidez bem-sucedida foram analisadas, incluindo 40 embriões abortados espontaneamente e 40 embriões abortados como amostras de controle. Para a meta-análise, foram incluídos 1.080 casos e 709 controles de PGR e 375 casos e 384 amostras de controle de embriões abortados espontaneamente. Intervenção: O sangue foi coletado por punções venosas periféricas e os embriões abortados espontaneamente foram coletados por curetagem ou aspiração manual a vácuo. A metanálise foi realizada com base na heterogeneidade dos estudos. Medidas principais: A genotipagem foi realizada por polimorfismo de reação em cadeia da polimerase (PCR) - restrição-fragmento-comprimento (RFLP). O sequenciamento de DNA foi utilizado para determinar os resultados de PCR-RFLP. As razões de chances ajustadas por idade foram calculadas por análise de regressão logística. Meta-análise sobre esse polimorfismo foi conduzida para apoiar nossos achados.
Resultados: Descobrimos que a presença do alelo raro "C" e genótipos heterozigotos e homozigotos raros aumentaram significativamente o risco de PGR. Não foi observada alteração significativa na frequência do genótipo fetal MTHFR A1298C, independentemente da integridade cromossômica. A meta-análise do polimorfismo A1298C em PGR e em embriões abortados espontaneamente mostrou risco significativamente aumentado nos portadores dos genótipos AC e CC.
Conclusão: Os dados do presente estudo sugerem claramente que o polimorfismo MTHFR A1298C é um fator de risco genético para perda de gravidez.

----

Artigo
Revista: Geburtshilfe Frauenheilkd
Doi: 10.1055/a-0664-8237
Título Original: Methylenetetrahydrofolate Reductase Polymorphisms and Pregnancy Outcome
Tradução: Polimorfismos da metilenotetrahidrofolato redutase e desfecho da gravidez

Resumo:
Introdução: O objetivo do estudo foi avaliar o efeito dos polimorfismos da metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR) no desfecho da gravidez.
Materiais e Métodos: Foram incluídas no estudo 617 gestações de mulheres investigadas quanto aos polimorfismos MTHFR C677T e A1298C antes da gravidez. Os casos foram classificados em “polimorfismos homozigotos” (Grupo I), “polimorfismos heterozigotos” (Grupo II) e pacientes sem polimorfismos que funcionavam como controles (Grupo III). Pacientes com polimorfismos foram designados para um protocolo específico pelo menos três meses antes de engravidar. A administração de heparina de baixo peso molecular (HBPM) foi iniciada muito cedo durante a gravidez. O Índice Obstétrico de Beksac (BOI) foi utilizado para estimar os níveis de risco obstétrico para os diferentes grupos.
Resultados: Descobrimos que a taxa de perda gestacional precoce (PGP) aumentou à medida que a complexidade do polimorfismo MTHFR aumentou e que a taxa inicial de PGP foi significativamente maior em pacientes com polimorfismo MTHFR C677T em comparação com pacientes com polimorfismo MTHFR A1298C (p = 0,039). Houve diferenças significativas entre as gestações anteriores das pacientes nos três grupos de estudo em termos de complicações perinatais e PGPs (p = 0,003 ep = 0,019). O BOI diminuiu à medida que a gravidade dos polimorfismos aumentou. Foi observada associação entre polimorfismos do MTHFR e malformações congênitas e anormalidades cromossômicas. Não foi possível demonstrar diferença estatisticamente significante entre os grupos de estudo quando os três grupos foram comparados em relação aos resultados da gravidez sob protocolos de manejo específicos.
Conclusão: Os polimorfismos da MTHFR são fatores de risco em potencial para desfechos adversos na gravidez.

----

Estudo caso-controle
Revista: Sao Paulo Medical Journal
Doi: doi.org/10.1590/S1516-31802005000100004
Título Original: Associação entre anticorpo anticardiolipina e mutação C677T na metileno tetrahidrofolato redutase em mulheres com aborto espontâneo recorrente: um novo caminho na trombofilia?

Resumo: 
Contexto: O aborto espontâneo recorrente já foi associado a vários fatores etiológicos e à trombose materna. Fatores de trombofilia adquiridos e hereditários podem ser causas destes eventos. Objetivo: Avaliar a associação entre fatores de trombofilia e aborto espontâneo recorrente. Tipo de estudo: Caso-controle. Local: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil. Métodos: Foram retirados 40 ml de sangue de 88 mulheres com aborto espontâneo recorrente do Ambulatório de Aborto Recorrente e 88 mulheres férteis do Ambulatório de Planejamento Familiar, pareadas por idade e raça, para pesquisar fatores de trombofilia adquiridos e hereditários. O anticorpo anticardiolipina (ACA), anticoagulante lúpico (LA) e a deficiência das proteínas C, S e antitrombina III foram pesquisados por ELISA (enzyme-linkek immunosorbent assay), dRVVT (dilute Russel Viper Venom Time, dRVVT) e métodos coagulométrico e cromogênico. O ácido desoxirribonucléico (DNA) foi amplificado pela técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) para o estudo das mutações fator V de Leiden, G20210A no gene da protrombina e C677T no gene da enzima metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR).
Resultados: O ACA foi encontrado em 11 mulheres com aborto espontâneo recorrente e em uma mulher fértil [OR 12.4 (IC 95% 1.5 a 98.5)]. A mutação C677T heterozigota foi encontrada em 59 mulheres com aborto espontâneo recorrente e em 35 mulheres férteis [OR 3.1 (IC 95% 1.7 a 5.7)]. A presença concomitante do ACA e da mutação C677T heterozigota foi encontrada em oito mulheres com aborto espontâneo recorrente e em nenhuma mulher fértil (p < 0,01).
Discussão: O significado da associação entre a mutação heterozigota C677T no gene da MTHFR e o anticorpo anticardiolipina não está claro. Pode-se supor que um fator hereditário que, isolado, não predisporia fortemente um indivíduo à trombose poderia, em associação com um fator adquirido, deflagrar o processo e intensificar a expressão da trombose.
Conclusões: O anticorpo anticardiolipina e a mutação C677T heterozigota no gene da MTHFR apresentaram associação estatística com aborto espontâneo recorrente. A concomitância destas duas alterações é um novo achado no estudo de fatores trombogênicos em aborto espontâneo recorrente.

----

Estudo retrospectivo
Revista: Fetal and Pediatric Pathology
Doi: doi.org/10.1080/15513815.2018.1461283
Título Original: Are congenital urinary tract abnormalities linked to maternal methylenetetrahydrofolate reductase polymorphisms in fetuses of intentionally terminated pregnancies with oligo- or anhydramnios ?
Tradução: As anomalias do trato urinário congênito estão relacionadas com os polimorfismos da MTHFR materno em fetos abortados com oligodrâmnios ou anidrâmnios?

Resumo
Objetivo: O objetivo foi avaliar fetos de gestações terminadas com oligodrâmnios ou anidrâmnios para investigar a associação entre os polimorfismos metilenotetra-hidrofolato redutase (MTHFR) materno e malformações do trato urinário fetal. Materiais e Métodos: Este estudo retrospectivo incluiu 16 gestações com oligodrâmnios ou anidrâmnios (com cariótipo fetal normal) que foram terminadas intencionalmente antes da 22ª semana gestacional. A autópsia fetal foi realizada em todos os casos. Avaliamos casos para presença de polimorfismos genéticos relacionados à via de metilação do DNA. Resultados: Demonstramos que existem anormalidades e distúrbios renais em 75% dos casos. Anomalias do sistema pulmonar e artéria umbilical única foram as anomalias associadas mais freqüentemente observadas. Polimorfismos com redução conhecida da atividade do MTHFR foram encontrados em 81,8% (9/11) dos casos. Associação entre anormalidades do sistema urinário e polimorfismos com redução conhecida da atividade do MTHFR foi observada em 88,8% (8/9) dos casos. Conclusão: Os médicos devem ter em mente que polimorfismos com redução conhecida da atividade do MTHFR podem estar associados com anormalidades do trato urinário e oligodrâmnios ou anidrâmnios.

----

Metanálise
Revista: Journal of Genetics
Doi: doi.org/10.1080/15513815.2018.1461283
Título Original: Maternal MTHFR polymorphism (677 C–T) and risk of Down’s syndrome child: meta-analysis
Tradução: Polimorfismo MTHFR materno (677 C-T) e risco de síndrome de Down infantil: meta-análise

Resumo
O Metilenetetrahidrofolato redutase (MTHFR) é o gene mais importante que participa do metabolismo do folato. A presença de valina ao invés de alanina na posição 677 e níveis elevados de homocisteína causam hipometilação do DNA que, por sua vez favorece a não-disjunção. Neste estudo, realizamos uma meta-análise para estabelecer a ligação entre o polimorfismo materno mononucleotídeo e nascimento da criança com síndrome de Down. Um total de 37 estudos de caso-controle foram selecionados para análise incluindo o nosso próprio, no qual investigamos 110 casos e 111 mães controle. No total, o resultado da meta-análise mostrou risco significativo de síndrome de Down afetado pela presença de polimorfismo materno mononucleotídeo (MTHFR 677 C-T OR = 0,816, 95% CI = 0,741-0,900, P < 0,0001). Heterogeneidade de alta magnitude foi observada entre os estudos. O valor do qui-quadrado sugeriu uma associação altamente significativa entre o genótipo homozigoto mutante TT e o nascimento de criança com síndrome de Down (χ2 = 23,63, P = 0,000). Modelos genéticos sugerem que o alelo 'T' possui alto risco para síndrome de Down quer esteja presente na forma dominante (OR = 1,23, 95% CI = 1,13-1,34); codominante (OR = 1,17, 95% CI = 1,10-1,25) ou recessivo (OR = 1,21, 95% CI = 1,05-1,38). A análise dos 37 estudos em conjunto sugere que o MTHFR 677 C-T é um fator de risco importante para o nascimento de criança com síndrome de Down.


Siglas:
AR (abortamento de repetição) ou PGR (perda gestacional recorrente). É a perda gestacional por três ou mais vezes consecutivas, com menos de 20 semanas de gestação.

[Artigo em construção. Quem tiver artigos interessantes para serem indexados ao post, enviem nos comentários, por favor.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário