segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Protocolo de Tratamento para SOP - engravide naturalmente

Olá, meninas, tudo bem?

Hoje gostaria de apresentá-las, com muito orgulho, o Protocolo de Tratamento para SOP (Síndrome do Ovário Policístico), no qual venho trabalhando nas últimas semanas.
Esse post tende a ficar mais longo com o passar do tempo devido às diversas modificações e agregações. Os links serão constantemente atualizados e informações novas serão inseridas. Visite regularmente este post.
Para quem não sabe, o blog tem grupos de tentantes no WhatsApp (acesse aqui) e lá surgiu a necessidade de fazermos alguns protocolos específicos para mulheres que tem SOP. Eu sou uma grande entusiasta dos tratamentos naturais, então meus protocolos serão SEMPRE com produtos naturais. Como nutrição funcional desempenha um papel de extrema importância na saúde e na doença das pessoas, haverá muitos itens sobre esse assunto também.

Como muitos dos produtos e suplementos aqui indicados são difíceis de encontrar, deixarei links de lojas para que vocês possam adquirir com confiança os produtos indicados.
Este protocolo é específico para mulheres portadoras de SOP. 
IMPORTANTE: Antes de mais nada, gostaria de deixar bem claro que não sou médica, não sou nutróloga, não sou farmacêutica. Nada do que eu disser irá substituir uma consulta presencial com um profissional. As dicas que dou no blog foram coisas que aprendi ao longo dos anos e que tem ajudado muitas tentantes.

Seguem alguns esclarecimentos:
  • A síndrome do ovário policístico é um distúrbio hormonal que causa a dilatação dos ovários e o aparecimento de cistos nos ovários. Outros sintomas são menstruação irregular, excesso de crescimento dos pelos, acne e obesidade.
  • Ultrassom não diagnostica SOP. Ultrassom aponta se você tem cistos ou não. Para o ultrassonografista, "cisto" pode ser um termo usado para "folículo". Desconfie disso se a ultra foi feita perto do período fértil;
  • Ter cistos não significa ter SOP. Ter SOP não significa, necessariamente, ter cistos. Você pode ter SOP e não ter cistos. Você pode ter cistos e não tem SOP;
  • Apesar do nome, os ovários NÃO SÃO OS VILÕES. Os ovários são vítimas do desajuste hormonal;
  • Para diagnosticar a SOP é preciso ultrassom, exames hormonais completos, análise clínica e histórico da paciente;
  • Não há um exame para dizer o seu "grau" de SOP. Isso depende mais de como você se sente de forma geral e como os seus exames estão. E como você responde ao tratamento. Uma SOP mais "severa" é mais resistente;
  • O tratamento primário é exercícios físicos + dieta equilibrada. A partir daí o tratamento fica mais personalizado pois cada uma é afetada pela SOP de forma diferente. Um nutricionista poderá elaborar um menu visando a melhora da SOP e poderá indicar alguns suplementos como vitamina D, complexo B, ômega 3, magnésio, zinco, picolinato de cromo etc. 
  • Vitamina D3 é essencial, é um excelente regulador hormonal que trabalha a longo prazo. 
  • O tratamento secundário pode incluir algumas ervas e óleos que sempre discutimos aqui, Vitex Agnus Castus, óleo de prímula, óleo de borragem, chá de folha de amora, chá de hortelã, uxi amarelo e unha de gato etc;
  • Suplementos vitamínicos com Mio-Inositol + Ácido Fólico tem apresentado excelentes resultados. 
  • Se não quer engravidar, camisinha sempre ou DIU de cobre.
Leia esse texto da Dra. Bel Saide, Médica Ginecologista especializada em Ginecologia Natural.
SERÁ QUE A SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS É TÃO COMUM ASSIM?
Ainda não encontrei dentro da ginecologia uma patologia tão comumente mal diagnosticada quanto a Síndrome dos Ovários Policísticos. 😒
Normalmente começa errado pra terminar pior ainda.
A maioria começa com um pedido de ultrassonografia desnecessário.
Vou repetir mais uma vez: ultrassonografia transvaginal NÃO é exame de rotina! Não deve ser realizada todo ano como rastreio em mulheres assintomáticas. Assim como qualquer outra ultrassonografia (abdominal, renal, transretal, da tireóide, etc), só deve ser solicitada se houver uma indicação para isso. Existem diversos estudos científicos sobre este assunto.
O pedido de exame de imagem para um paciente que “não esta sentindo nada” não é um zelo extra de um profissional ultra-cuidadoso e prudente. Não trata-se de “ah, mal não faz né…?!”
É ERRADO! É contra-indicado.
Não melhora a qualidade ou a expectativa de vida e sim, pode acarretar prejuízos.
Um deles, talvez o principal, são os chamados resultados falso-positivos.
A SOP É UM BELO EXEMPLO DISSO.
A mulher é submetida a um exame em que não havia nenhuma justificativa pra ser feito. O laudo vem: “ovários com microcistos em sua periferia”, ou algo do tipo.
AÍ, TEMOS A POSSIBILIDADE DE ESTARMOS DIANTE DO ERRO NÚMERO DOIS DA SEQUÊNCIA: O OLHAR TREINADO (OU NÃO) DO EXAMINADOR. OS OVÁRIOS TEM NATURALMENTE CARACTERÍSTICAS CÍSTICAS. SE ESTIVER NO PERÍODO FÉRTIL HAVERÁ FOLÍCULOS DOMINANTES. TEM QUE VER LEGAL SE ESSA IMAGEM DE CISTOS ESTÁ DENTRO OU FORA DOS PADRÕES DA NORMALIDADE.
Mas, digamos que realmente se trata de um ovário aumentado e com padrão elevado de micro cistos.
ISSO, POR SI SÓ, SIGNIFICA SABE O QUÊ?
NADA!
Numa mulher que menstrua normalmente e não tem nenhuma queixa é o tipo da coisa que nem precisava saber, entende? Porque a partir daí vai surgir no mínimo uma encanação, uma pulga atrás da orelha que pode evoluir pra questões muito mais graves como medicações de uso crônico e procedimentos invasivos, progredindo o tal erro se a mulher estiver mal orientada por médicos ruins.
Essa imagem simplesmente NÃO é diagnóstico de SOP.
Nem mesmo uma mulher que tenha essa imagem ultrassonográfica + menstruação irregular já fecha necessariamente um diagnóstico de SOP.
Síndrome dos Ovários Policísticos é uma doença metabólica que cursa com resistência a Insulina. A irregularidade menstrual é só um dos sintomas e o diagnóstico é feito a partir de exames de sangue, dosagens hormonais e principalmente o quadro clínico da pessoa.
Um diagnóstico desse, dado equivocadamente, pode causar um tremendo estrago na vida. Nóia absurda, medo de não poder engravidar, estigma, baixa auto estima.
O lacre da cagada acontece quando é dada a sentença do destino inescapável dessa mulher: anticoncepcional forever. E anticoncepcional de alta dose porque só serve aquele lá. Não, não dá pra ficar sem, só com essa maravilha da indústria farmacêutica você poderá menstruar, ovular, ter filhos, ter uma pele linda, viver, enfim…
SÓ QUE NÃO UM MILHÃO DE VEZES!
Não tenho dados estatísticos, mas arrisco dizer sem medo algum de estar exagerando, que mais da metade das mulheres que acham que tem SOP na verdade não tem.
MAS, MESMO PARA AS QUE TEM: ANTICONCEPCIONAIS NÃO SÃO O TRATAMENTO!!
NANANINANÃO!
Tratamento é alimentação com baixas quantidades de carboidratos e alta de proteínas, semelhante à de uma pessoa diabética e que deve ser orientada por um nutricionista.
🥝🌽🍇
🍌🍆
🍉
Atividades físicas >>>>> fundamental, indispensável, nada de desculpinhas.  💃
Na medicina convencional prescreve-se Metformina e o diabo do AC entra pra regular a menstruação – daquele jeitão dele fake, disfarçando que ta resolvendo alguma coisa – muitas vezes só pra mulher se sentir melhor por estar menstruando. Ele não ajuda ninguém a ovular, óbvio. A idéia é que controlada a doença tudo funcione normalmente.
SIM, IRMÃS!! EXISTEM ALTERNATIVAS!!
Existe a fitoterapia e as ervas com fitohormônios. Realmente os hormônios fazem falta no nosso corpitcho.
Temos utilizado com excelentes resultados o Vitex, a Agoniada, o Uxi com unha de gato, a Artemísia.
🌿🍃
🌱
Mas amadas, não fiquem chateadas comigo tá? Falo pro bem de vocês: não, não posso prescrever tratamento por aqui. Isso é coisa muito séria e deve ser acompanhada por um profissional, além de ser individualizada. Plantinhas também tem efeitos colaterais, doses tóxicas, contra indicações, tempo certo de uso.
Como podem ver, o tratamento é multiprofissional. Recomendo inclusive psicólogos e terapeutas holísticos para considerar todo o contexto daquele ser humano. Isso na Ginecologia Natural vai ser sempre muito importante. E a cura verdadeira só acontece se abranger todos esses aspectos.
E sim, tem cura. ♥
Fonte: Ginecologia Natural. Bel Saide é Médica Ginecologista especializada em Ginecologia Natural.
Mas por onde começar? Como tratar a SOP? Quais as modificações que preciso fazer em minha rotina alimentar para começar o tratamento? Antes de mais nada, elimine um veneno chamado pílula anticoncepcional.

Elimine:
  • Pílula anticoncepcional. Os anticoncepcionais hormonais podem melhorar TEMPORARIAMENTE alguns sintomas como: acne, irregularidade menstrual e pelos, mas NÃO TRATAM A SOP! Esta droga podem provocar a PIORA DA RESISTÊNCIA À INSULINA e aumento dos níveis de triglicérides e colesterol durante o "tratamento" da SOP. Sabe qual é a base patológica para se formar a SOP? A resistência à insulina! Incrível, não?! É jogar gasolina na fogueira para apagar o fogo! Além disso, enquanto a mulher acha que está tratando seu problema, os anticoncepcionais permanecem com os seus riscos principais: câncer de mama, trombose e câncer do colo do útero. (texto adaptado da página da nutricionista Fernanda Monteiro.)
Cuidado com:
  • Metformina. A metformina é um remédio de diabetes tipo 2 usado na SOP para tratar resistência à insulina (RI). Não deve ser tomada por conta própria, apenas com prescrição médica. Pode temporariamente reduzir os cistos, no entanto só "funciona" para a SOP derivada da resistência à insulina. Provoca alterações na tireóide, é necessário ao menos 6 meses de tratamento, na maioria das vezes os cistos voltam e para muitas mulheres ela não resolve o problema da SOP. A metformina pode ser uma aliada quando usada como tratamente coadjuvante. Sem uma boa alimentação, ela funciona apenas temporariamente.
1. Alimentação
A alimentação correta vai ser tua principal aliada no combate à SOP. Sabe aquela frase "que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio"? Foi dita por Hipócrates, o pai da medicina. Segue uma citação do Dr Rodolfo Peres: "Vou ter de fazer dieta por toda a vida? [...] Minha resposta é sim. Se você quiser viver mais e melhor, terá que mudar seus hábitos e estabelecer uma rotina alimentar." A melhor dieta para o tratamento da SOP é a Low Carb, inúmeros estudos mostram que a ingestão de poucos carboidratos trata a SOP de maneira extremamente eficiente. Leia mais sobre a dieta Low Carb aqui.

(Apenas para as interessadas de fato na dieta Low Carb!)

Elimine completamente:
  • Industrializados. Presunto, bacon, miojo, gelatina, bala, salgadinho, refrigerante, biscoite, temperos artificiais para alimentos, salsicha, linguiça, etc;
  • Leite. Elimine completamente da dieta, o leite é altamente inflamatório. O cálcio você obtem do brócolis, abacate, ovo, couve, espinafre;
  • Açúcar. Nem o orgânico salva, quem tem SOP tem que cortar completamente o açúcar, seja ele demerara, orgânico ou mascavo;
  • Óleos vegetais. Todos esses fazem mal: óleo de canola, óleo de girassol, óleo de milho e óleo de soja. Azeite apenas frio! Nunca aqueça o azeite. Os óleos vegetais em altas temperaturas produzem substâncias que são tóxicas ao organismo.
  • Carboidratos simples. Corte o pão, o macarrão, arroz, pizza, biscoito, bolo, batata inglesa. "Produtos integrais" são apenas menos ruins;
  • Soja. Além de ser um dos grãos que mais recebe agrotóxico e pesticida, agride o equilíbrio hormonal com uma enxurrada e estrogênio. Apesar da crença popular e até mesmo de muitos entusiastas em nutrição, a soja não é um alimento saudável. Entre muitas outras questões, a soja pode enfraquecer seu sistema imunológico e prejudicar a função da tireoide, podendo causar infertilidade e câncer de mama. Caso não acredite, tire suas próprias conclusões lendo esta entrevista da escritora e jornalista Sonia Hirsch que dedicou 30 anos de sua carreira para estudar alimentação: Soja: efeitos nocivos;
  • Café, chá preto, chá mate.
  • Bebidas alcóolicas.
  • Adoçante. Qualquer adoçante é absolutamente noçivo para a saúde, elimine-os completamente.
Adicione à dieta:
  • Ovos caipiras orgânicos. Se não achar orgânico, pode ser o de supermercado mesmo, melhor um ovo não-orgânico do que uma dieta sem ovos;
  • Óleo de côco. Perca de uma vez por todos o medo de gordura. Estão caindo por terra todos os argumentos de que gorduras fazem mal. A gordura do óleo de côco é essencial para a produção de hormônios sexuais e o equilíbrio do organismo. Recomendo muito que você assista este vídeo sobre o côco.
  • Banha de porco. De preferência orgânica, para usar nas receitas salgadas.
  • Chá de folha de amora miúra. A folha amora tem inúmeros benefícios; tem 22 vezes mais cálcio que o leite, ajuda na disposição, fortalece os cabelos e principalmente regulam os hormônios ajudando quem tem SOP). Adquira as folhas secas em casa de produtos naturais ou use 5 folhas de amora colhidas na hora e coloque para ferver em 2 litros de água por 5 minutos. Leia mais sobre o milagre do chá das folhas de amora aqui e aqui.
  • Água filtrada em filtro de barro com vela tripla com carvão ativado. Os filtros de barro brasileiros foram considerados os mais eficientes do mundo na eliminação de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e parasitas (99% de retenção).
  • Sal cinza marinho. Recomendo a marca Guérande ou o sal rosa do Himalaia.
  • Limão com água morna em jejum. Expreme um limão em um pequeno copo (200ml) de água morna. Beba em jejum. Irá garantir a vitamina C necessária. O limão também é muito usado na medicina tradicional chinesa e tem ajudado muitos casais a engravidarem ao longo dos anos,
  • Abacaxi em jejum, na fase lútea (período depois da ovulação e antes da menstruação). Consumir 1 fatia de abacaxi com miolo, por 5 dias, em jejum, começando no dia seguinte ao dia da ovulação. É importante comer principalmente o miolo da fatia do abacaxi, pois é onde possui grande concentração da enzima bromelina. É ela que irá melhorar a vascularização do útero permitindo que a progesterona enviada pelo ovário seja melhor absorvida pelo endométrio, resultando assim em uma boa implantação do embrião. Ao chegar na fase lútea, pare de tomar o limão em jejum e comece a comer o abacaxi.
  • Cúrcuma. Também chamada de açafrão da terra e falso açafrão, é uma planta que possui raiz de coloração amarelada, de onde se obtém esse tempero. É um poderoso antioxidante e tem ação direta na produção de progesterona, hormônio feminino responsável manter o ambiente propício no útero para o óvulo fecundado se desenvolver. 
  • Physalis na fase lútea. Poderosa em anti-inflamatórios (30x mais forte que os anti-inflamatórios comercializados atualmente), protege o sistema imunológico, combate às infecções de rins e bexiga, entre muitos outros benefícios. Também é conhecida por evitae a rejeição de órgãos transplantados, por conta da fisalina (physalina), substância encontrada na physalis. A intenção é fazer com o que o corpo da mulher não interprete o embrião como um invasor, e dessa forma não crie anticorpos afim de combater e eliminar a vida recém criada. Por esse motivo é muito usada na fase lútea, principalmente por mulheres que se submeteram à FIV (Fertilização in Vitro).  Acredita-se que 3 frutos por dia após a ovulação, seja a quantidade ideal para contribuir para a implantação do embrião. 
2. Suplementação
A suplementação de vitaminas e minerais será de extrema importância para ajudar a combater a SOP.

Adicione à dieta:
  • Fórmula Sophia. A fórmula Sophia contém: Vitamina D3, Ácido Fólico, Coenzima Q-10, Vitamina E e Zinco. 
    • Fórmula Sophia: Vitamina D3 (7.000 UI); Metilfolato - Vitamina B9 (500 mcg); Coenzima Q-10 (50 mg); Vitamina E - Tocotrimax (100 mg); Zinco quelato (20 mg) e Vitamina C (500 mg).
    • Fórmula Sophia, COMPRE AQUI: Tito Farma.
  • Fórmula Sophia PLUS. A fórmula Sophia PLUS é mais completa que a fórmula Sophia, tanto em quantidade de vitaminas e minerais quanto em suas dosagens. 
    • Fórmula Sophia PLUS: Vitamina A (3000 UI); Vitamina D3 (10.000 UI); Vitamina K2 (100 mcg); Vitamina B6 (50 mg); Metifolato - Vitamina B9 (500 mcg); Metilcobalamina - Vitamina B12 (500 mcg); Vitamina E - Tocotrimax (100 mg); Zinco glicina (25 mg); Cobre glicina (1mg); Selenometionina (100 mcg); Iodo Quelado (250mcg) e Coenzima Q-10 (100 mg). *A Coenzima Q-10 vem num frasco separado do restante da fórmula. Dessa forma, quando grávida, a gestante pode continuar fazendo uso da fórmula; deve apenas descartar a Coenzima Q-10, cuja dosagem (100mg) não é indicada na gravidez.
    • Fórmula Sophia PLUS, COMPRE AQUI: Tito Farma.
  • Fórmula Sophia PLUS Mag. A fórmula Sophia com a adição de magnésio e vitamina C.
    • Fórmula Sophia PLUS: Vitamina A (3000 UI); Vitamina D3 (10.000 UI); Vitamina K2 (100 mcg); Vitamina B6 (50 mg); Metifolato - Vitamina B9 (500 mcg); Metilcobalamina - Vitamina B12 (500 mcg); Vitamina C (500 mg); Vitamina E - Tocotrimax (100 mg); Zinco glicina (25 mg); Cobre glicina (1mg); Magnésio glicina (200 mg); Selenometionina (100 mcg); Iodo Quelado (250mcg) e Coenzima Q-10 (100 mg). *A Coenzima Q-10 vem num frasco separado do restante da fórmula. Dessa forma, quando grávida, a gestante pode continuar fazendo uso da fórmula; deve apenas descartar a Coenzima Q-10, cuja dosagem (100mg) não é indicada na gravidez.
    • Fórmula Sophia PLUS Mag, COMPRE AQUI: Tito Farma.
  • Fórmula Sophia Suprema. A fórmula Sophia Suprema é a mais completa de todas.
    • Fórmula Sophia Suprema: Vitamina A (betacaroteno) 5000 UI + Vitamina D3 (colecalciferol)10.000 UI + Vitamina K2 (MK-7): 100 mcg + Vitamina B1 (Tiamina): 5 mg + Vitamina B2 (50% como riboflavina 5'-fosfato de sódio e 50% como riboflavina): 5 mg + Vitamina B3 (Niacina como niacinamida): 25 mg + Vitamina B5 (Ácido Pantotênico como pantotenato de d-cálcio): 15 mg + Vitamina B6 (Piridoxal-5'-fosfato): 50 mg + Vitamina B9 (Metifolato): 500 mcg + Vitamina B12 (Metilcobalamina): 500 mcg + Biotina: 400 mcg + Vitamina C (Ácido ascórbico): 300 mg + Vitamina C (Ascorbato de magnésio): 200 mg + Vitamina E (Tocotrimax): 100 mg + Cobre (Bisglicinato de cobre): 900 mcg + Cromo (Nicotinato de cromo): 100 mcg + Iodo (Iodeto de potássio): 250 mcg + Magnésio (Bisglicinato de magnésio): 200 mg + Manganês (Bisglicinato de manganês): 2 mg + Molibdênio (Bisglicinato de molibdênio): 100 mcg + Selênio (Selenometionina): 100 mcg + Zinco (Bisglicinato de zinco): 25 mg + Colina (como bitartarato de colina): 250 mg  & 1 Frasco de Coenzima Q10 200mg & 1 Frasco de Ferro Glicina Quelado 30mg & 1 Pacote com sachês de Mio inositol 2g. *A Coenzima Q-10 e o mio-inositol vem num frasco separado do restante da fórmula. Dessa forma, quando grávida, a gestante pode continuar fazendo uso da fórmula; deve apenas descartar a Coenzima Q-10 e o mio-inositol cuja dosagem não é indicada na gravidez.
  • 2 castanhas do Pará por dia para garantir a ingestão de selênio. Ainda contêm quantidades significativas de magnésio (106%), fósforo (104%), manganês (58%), vitaminas do complexo B (especialmente a tiamina, 54%), zinco (43%), vitamina E (38%) e fibras (30%).
    • ATENÇÃO: A Embrapa, desde 2016, não garante mais os níveis de selênio nas castanhas. Quem toma a fórmula Sophia Plus e a fórmula Sophia Suprema não precisa ingerir as castanhas do Pará, pois ambas as fórmulas já possuem selênio.
  • Cloreto de magnésio PA. O magnésio é vital para balancear os hormônios femininos, como a progesterona e o estrogênio. Conforme a concentração de magnésio diminui, os níveis de estrogênio aumentam, resultando em sangramento excessivo, enquanto a progesterona deficiente, causa amenorréia ou falta de menstruação. O cloreto de magnésio PA (tem que ter a sigla PA) vem em cápsulas de 500mg ou em saquinhos de 33g (parece um sal grosso). Eu indico comprar os saquinhos de 33g. O sabor não é muito agradável, então irei passar a receita para fazer o óleo de magnésio para aplicação tópica (via transdérmica, ou seja, aplicação na pele). Além de ser um excelente regulador hormonal. o magnésio reduz o açúcar no sangue pois participa do metabolismo da glicose. Por favor, leia este link, onde explico melhor sobre o cloreto de magnésio.
Óleo de Magnésio
Ingredientes
- 1 sachê (33 g de cloreto de magnésio P.A.);
- ½ xícara de água filtrada (118 ml);
- Tigela de vidro ou copo medidor de vidro;
- Um frasco com borrifador de vidro escuro (pode ser de plástico escuro também).
Modo de preparo
Coloque o cloreto de magnésio em uma tigela de vidro ou em um copo medidor (de vidro) e despeje a água fervente sobre ele.
Mexa bem até dissolver completamente. Deixe esfriar completamente e guarde no frasco com borrifador. Deixe descansar durante dois dias e em ambiente escuro antes de começar usar. Pode ser armazenado à temperatura ambiente durante pelo menos seis meses.
Como usar o óleo de magnésio

Borrife-o nos braços, pernas e barriga diariamente. Pode ocorrer uma sensação de leve coceira na pele (pinica levemente), isso é perfeitamente normal e de curta duração; este efeito desaparece após 10 a 20 minutos. Depois de um tempo de aplicação rotineira do óleo de magnésio, você provavelmente não vai mais experimentar esta sensação na pele. Use o óleo de magnésio, começando com 6 a 8 borrifadas por dia e aumente 1 borrifada a cada dia, até chegar a 20 borrifadas.

Você pode deixá-lo na pele ou lavá-lo depois de 30 minutos da aplicação. Eu costumo aplicar o óleo de magnésio após o banho e, em seguida, uso o óleo de côco como hidratante, cerca de 5 minutos mais tarde. Não pode haver cremes hidratantes na pele, antes da aplicação do óleo de magnésio. 
Se causar desconforto no seu intestino reduza o número de borrifadas para a quantidade inicial. 
  • Colágeno hidrolisado em pó. Sem sabor e ser corantes! Deve ser misturado à água, suco, leite ou sopa e também em forma de preparo para gelatina (misture com frutas, algumas batidas, outras inteiras). O colágeno tem o poder de fortalecer o endométrio, ajudar na implantação do embrião e evitar o aborto. Tomar por todo o ciclo, mas principalmente por 12 dias após a ovulação. ATENÇÃO: NÃO COMPRE colágeno em cápsulas, é dinheiro jogado fora. Seria necessário ingerir cerca de 12 cápsulas por dia para ter a mesma dosagem que uma colher de sopa de colágeno em pó.
3. Dicas extras
  • Acompanhamento da fertilidade. 
    • Participe do nosso grupo do WhatsApp. Entre aqui.
    • Baixe o aplicativo Fertility Friend Tracker.
      • Passo-a-passo em português para usar o aplicativo Fertility Friend AQUI.
  • Auto-hemoterapia. É uma técnica simples, em que, mediante a retirada de sangue da veia e a aplicação no músculo, ela estimula um aumento dos macrófagos, responsáveis pela limpeza do organismo. Eliminam as bactérias, os vírus, as células cancerosas, que se chamam neoplásicas. Fazem uma limpeza total, eliminam inclusive a fibrina, que é o sangue coagulado. Ocorre esse aumento de produção de macrófagos pela medula óssea porque o sangue no músculo funciona como um corpo estranho a ser rejeitado pelo Sistema Retículo Endotelial (SRE). Enquanto houver sangue no músculo o Sistema Retículo Endotelial está sendo ativado. E só termina essa ativação máxima ao fim de cinco dias. É um método de custo baixíssimo, basta uma seringa. Pode ser feito em qualquer lugar porque não depende nem de geladeira - simplesmente porque o sangue é tirado no momento em que é aplicado no paciente, não há trabalho nenhum com esse sangue. Não há nenhuma técnica aplicada nesse sangue, apenas uma pessoa que saiba puncionar uma veia e saiba dar uma injeção no músculo, com higiene e uma seringa, para fazer a retirada do sangue e aplicação no músculo, mais nada. E resulta num estímulo imunológico poderosíssimo.
    • Vídeo original do Dr Luiz Moura. Minuto 21:26 fala sobre cistos e miomas. 
    • Grupo sobre auto-hemoterapia no Facebook, onde é possível encontrar profissionais que realizam AHT: Auto Hemoterapia Geral
  • Dupla homeopática Folliculinum + Ovarium CH6. Folliculinum e Ovarium são duas fórmula homeopáticas, manipuladas juntas, que tem feito muito sucesso! Há inúmeros relatos, inclusive de mulheres que tentavam há anos e engravidaram nos primeiros ciclos usando essa duplinha homeopática milagrosa.
    • Folliculinum: A função do Folliculinum é restaurar o equilíbrio do organismo, dessa forma, é muito indicado para ser tomado após parar a pílula anticoncepcional.
      É indicado para os casos de ovulação desiquilibrada (também anovulação), TPM (Síndrome pré-menstrual), inchaço, secura vaginal, baixa libido, cólicas menstruais, miomas, cistos ovarianos, Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). É muito indicado para a mulher que tem desejos de comer açúcar e/ou trigo, pois o estrogênio sintético ajuda a controlar a compulsão. Nos casos de anovulação (ausência da ovulação), quando tomado antes do período fértil, esse medicamento ajuda na maturação do folículo e posterior liberação do óvulo no ovário.
      O Folliculinum também é muito utilizado para estimular a ovulação em mulheres com baixa reserva ovariana e FSH (hormônio folículo-estimulante) alto, principalmente aquelas que passaram por tratamentos de infertilidade e/ou usaram pílula anticoncepcional por muitos anos.
      Folliculinum ajuda a melhorar a auto-estima e trazer uma sensação geral de bem estar. Essa homeopatia pode produzir efeitos negativos se usado em excesso.
    • Ovarium: O Ovarium é uma mistura de vários componentes homeopáticos que agem em diferentes questões da fertilidade feminina. O Ovarium  atua regulando os ciclos menstruais ao agir diretamente no controle dos hormônios envolvidos no processo. Cada um de seus componentes atua num ponto diferente.
      É indicado para casos de cólicas menstruais, parametrite (inflamação do paramétrio, camada mais externa), endometrite (inflamação do endométrio, camada mais interna), osteomalacia (amolecimento dos ossos devido à mineralização anormal e carência de vitamina D), menorragia (período menstrual anormalmente carregado em fluxo e prolongado em tempo), metrorragia (sangramentos uterino fora do ciclo menstrual), bem como vários outros distúrbios metabólicos. 
    • POSOLOGIA: Folliculinum + Ovarium CH6. Tomar 5 gotas 3 vezes ao dia, por 15-20 dias, começando no 1º dia do ciclo. Não deve ser tomado direto, caso isso ocorra, a ovulação não irá acontecer. Esse medicamento fitoterápico não tem à venda na farmácia convecional. É preciso manipular.
    • COMPRE AQUI: Tito Farma.
  • Mio-inositol: muito conhecido nos EUA e na Europa pelas tentantes, é uma excelente vitamina do complexo B usada para combater a SOP. Quem faz uso da fórmula Sophia Suprema, deve lembrar que o kit da fórmula já possui mio-inositol. Segundo o IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia):
    • Benefícios do Mio-Inositol nos tratamentos de fertilização:
      • Restaura a função ovariana induzindo a ovulação;
      • 100% seguro na gravidez;
      • Reduz a chance de hiperestimulação ovariana;
      • Reduz a quantidade de FSH necessária para estimulação ovariana;
      • Reduz o número de dias de estimulação;
      • Melhora a qualidade dos óvulos;
      • Melhora a qualidade dos embriões.
    • NA SOP:
      • Reduz a resistência à insulina;
      • Reduz o hiperandrogenismo;
      • Restaura o equilíbrio hormonal;
      • Reduz hirsutismo e acne;
      • Restaura o equilíbrio metabólico.
    • POSOLOGIA: 2000mg (2g) por dia. No Brasil é vendido com o nome comercial Fertisop, do fabricante Stragen.
  • Geléia real: A geléia real é rica em vitaminas A, B, C, D e E, contendo também minerais como cálcio e ferro, todos os aminoácidos essenciais e tem propriedades antibacterianas que estimulam o sistema imunológico. Ela tem sido indicada para equilibrar os hormônios, uma vez que possui propriedades que a assemelham ao estrogênio. A geleia real pode aumentar a libido, o apoio à produção de óvulos e do esperma saudável, além de reforçar o sistema imunológico natural do corpo. Tomar durante todo o ciclo.
4. Dicas extras
Veja todos os produtos de fertilidade disponíveis na Tito Farma AQUI.

5. Links extras:

ATENÇÃO: Este post e estas dicas não substituem a consulta presencial de um profissional. Consulte regularmente teu ginecologista, endocrinologista e nutrólogo/nutricionista.

16 comentários:

  1. Muito boa essa matéria ������������

    ResponderExcluir
  2. Pergunta! Mas e pessoas como eu se parar os anticoncepcionais fica 1 ano sem menstruar? Fazer tratamento naturais faz a mestruação volta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza faz, tratamento natural aliado à uma boa alimentação.

      Excluir
  3. Boa tarde, meu nome é Fabi

    Não estou tentando engravidar, porém estou tratando SOP em conjunto com o hipotiroidismo.
    Devido a ambas doenças, vou começar a fazer o uso do Lugol, pois após pesquisas vi que ele é ótimo para os dois.
    Já uso metformina, indicado para SOP, mas sinceramente após esse artigo pretendo deixar ele e passar a usar o FERTISOP, pois vim que trás os mesmos beneficios.
    Até agora não usei o lugol pois na bula do metformina tem uma proibição de usar Iodo.
    Minha dúvida é se pode usar o FERTISOP normalmente com IODO/Lugol?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fertisop com iodo pode sim, pois um é vitamina e outro é mineral.
      Desconhecia essa informação de não misturar iodo com metformina. Interessante.

      Excluir
  4. Passei nas perguntas mas n conseguir entrar no grupo diz tente mais tarde

    ResponderExcluir
  5. Li este post pela primeira vez e sem dúvida alguma os meus enormes parabéns, está 100% completo, claro e elucidativo. Engloba todos os principais tratamentos que têm tido sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Minha duvida e... Como tomar? Com qual começo?

    ResponderExcluir
  7. Recebi de uma amiga a indicação para acompanhar este blog e já de cara na primeira leitura que fiz fiquei apaixonada.... há muito tempo leio sobre SOP e nunca encontrei tantas informações e tão bem abordadas como aqui. Parabéns pelo blog Anne!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, fico tão contente com esse carinho!
      Muito obrigada!
      Apareça sempre e entre no nosso grupo do WhatsApp.

      Excluir
  8. Essa formula para a SOP qual das duas é a melhor e como tomar? 1 cap por dia?

    ResponderExcluir