sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Relato de positivo - Jana

Minhas queridas...

Às vezes a luta parece grande demais. E a gente sente que não tem mais forças. E quando você precisa esperar 8 longos anos? Sem saber quando será o fim dos anos de luta?

Este é o relato da Jana, que chegou a um ponto que disse: Basta! Preciso fazer algo além pela minha saúde. Impossível não chorar com esse relato, é emocionante! A primeira vez que a Jana me mandou, eu precisei tomar um ar antes de conseguir terminar de ler. É sobre fé, é sobre amor, é sobre buscar informação e não desistir!


"Nenhum deserto jamais será maior do que a promessa..."
Sim, foram 8 anos de tentante e é com emoção em meu coração, que começo escrevendo esse relato... Sim, emoção de estar vendo a promessa de Deus se cumprir em minha vida...

Eu tenho SOP desde os 11 anos de idade, idade em que tive minha primeira menstruação, fui diagnosticada depois de apresentar o hirsutismo, naquela época o médico disse a minha mãe, que não tinha nada o que fazer, pra mim voltar após um ano... Como moramos numa cidade do interior de SP, minha mãe com ajuda de uma tia, me levaram fazer tratamento na capital, passei por hospitais renomados de São Paulo... Lembro que nessa época eu comecei a tomar um regulador porque minha menstruação já era bastante irregular e o tratamento no hospital também incluia a depilação a laser, comecei a fazer sessões de depilação no rosto, que na época eram doloridas demais, eu sentia um choque cada vez que pulsava aquela luz, era torturante, até que um dia falei pra minha mãe que eu não aguentava mais aquela vida de viver em médicos e ainda mais ficar levando choques no rosto... Minha mãe entendeu a minha dor e falou que quando eu crescesse mais, a gente voltava a procurar médicos... bom os anos foram se passando, minha menstruação ficava até dois anos sem dar as caras, mas eu tb nem me importava com isso, achava até bom, não entendia a gravidade do problema...

Por volta dos meus 18 anos, ja com praticamente todos os sintomas da SOP, obesidade, queda de cabelo bem acentuada, problema que carrego até hoje, além dos pelos indesejáveis, que foram amenizados porque fiz recentemente depilação a laser e as terríveis manchas escuras, que nunca me deixaram usar cabelo preso ou regatas... Nessa idade procurei um ginecologista, que mandou eu fazer caminhada para emagrecer, me passou anticoncepcional pra regular a menstruação, que aliás tomei por um bom tempo, mas ainda assim ela era desregulada. Larguei mão também. Até que com 22 anos mais ou menos, fui fazer enfermagem, nessa época tive mais acesso a informação e médicos, voltei ao anticoncepcional, que em mim parecia que nem fazia cócegas. Anos mais tarde falava sobre a medicação para tratar sop, a metformina. Nem lembro mais o tanto que tomei... Tomava, não via resultado, parava, não tinha outra opção, tomava novamente... Passei por vários ginecologistas, os exames eram sempre os mesmo, a glicemia em jejum e o ultrassom. Ai eles alternavam entre o anticoncepcional e a metformina e eu nas dietas junto.

Isso sempre me desgastou demais, porque além da obesidade, dos pelos, das manchas, da queda de cabelo, da hipertensão, da pre diabetes, das menstruações irregulares e das terríveis cólicas, meu relóginho biológico começou a apitar, já estava por volta dos 27, 28 anos e eu vi que não ia conseguir engravidar tão fácil... e o peso de não conseguir logo um bebê começou a pesar, cobrança da sociedade, da família e amigos.

Tenho um esposo que é uma bênção, mas cada vez que ele pegava uma criança no colo ele não conseguia disfarçar o quanto desejava um filho.
Esses dias atrás acordei e vi que ele estava orando na minha barriga, fiquei fingindo que dormia, escutei que ele clamava pelo nosso bebê, nem me movi, mas partiu meu coração... Eu me sentia humilhada, menos mulher que minhas amigas... 
Faz anos que eu não participava de comemoração ou algum evento de dia das mães porque me doia demais, parece que quando você quer muito engravidar, até a prima chata engravida e você não. Sem falar as coisas tristes que eu ouvi de pessoas próximas, cada facada que eu levava em meu coração, era desanimador. Grupos de face, whatsapp, eu estava em todos... Só não tomei a tal da garrafada, mas até ciclos de indutores eu fiz por conta, eu mesmo me medicava, fazia minhas ultrassons para acompanhar a evolução, fui minha ginecologista e acho que ainda sou, nunca tive sorte com médicos, infelizmente... e quando minha menstruação não vinha eu tomava um remedinho pra fazer ela aparecer.

Fim de ano comecei a tomar a progesterona pra regular meu ciclo, tomei por alguns meses, ela realmente fazia a minha menstruação vir todo mês, era um ciclo de 32, 33, mas ela vinha... Foi quando em um dos grupos que eu participava, pessoal sempre falava que quem tem SOP, a saida era fazer a Low Carb...

Comecei a ler tudo sobre a dieta, alimentos permitidos, proibidos... Quanto mais eu lia, mais animada eu ficava, porque além de tudo eu via que o pessoal não passava fome e com minha mente de gorda, era tudo que eu queria, emagrecer comendo bacon e torresmo rsrs... porém fui me aprofundando sobre o que era gordura do bem e o que realmente nos fazia mal... realmente eu fiz a lição de casa. Até que numa dessas fuçadas, encontrei no blog da Anne o post sobre Low Carb. Bingo, era tudo que eu procurava. No mesmo dia entrei no grupo do zap de tentantes e da Low Carb... me joguei de cabeça na dieta, comecei a fazer o método sintotermal e a tomar o ácido fólico correto que as meninas indicam no grupo, no primeiro mês, emagreci muitoooo... no mês seguinte eu parei o sintotermal devido a meu esposo ir trabalhar fora, porque estava me fazendo mal ovular e saber que ele não estaria em casa. Mas segui firme na dieta, além disso introduzi o óleo de prímula, cloreto de magnésio, ômega 3, colágeno com vitamina C, vitamina D e o chá de amora.

Eu estava preparando meu corpo, sabia que aliado à dieta, isso seria fundamental também... quando eu comecei a Low Carb, não tomei mais a progesterona, eu precisava confiar na dieta e foi o que fiz. Pois bem, minha menstruação ficou reguladinha. Foram 3 meses de low carb restrita (menos de 30g de carboidrato por dia), que foi uma ingestão bem baixa de carboidratos e tomei as vitaminas.
Não me permiti sair da dieta, estava lutando pelo meu sonho de ser mãe. 
E eu sabia que ali eu tinha uma alternativa sem efeitos colaterais, então fiquei firme na dieta; em três meses eu perdi mais de 20 quilos, o que mudou minha vida, física e mental, cansaço e o sono excessivo que eu tinha, não me pertencem mais. Dores nas pernas, fadiga, nunca mais tive. Eu senti que eu rejuvenesci uns 10 anos, até caminhada eu voltei a fazer. Meus exames de colesterol estão ótimos.

Bom, menstruação reguladinha, quando foi esse mês de agosto, tive um pequeno atraso, com tristeza ainda pensei, "puxa não acredito que vou ter que voltar a tomar a progesterona pra regular de novo", deixei dar um atraso de 9 dias e por desencargo fiz o teste de farmácia, quando pra minha surpresa, duas linhas surgiram... Fiquei sem reação no primeiro instante, eu mal acreditava e para meu desespero, fiz o teste num sábado, passei o fim de semana com o coração na boca, sem contar pra ninguém...

Segunda cedinho lá estava eu colhendo um Beta pra confirmar, mal consegui trabalhar aquele dia, até que a moça mandou o resultado por e-mail, positivooooo! Não me contive de tanta emoção, foi uma emoção sem igual... Fiz a surpresa pro meu esposo, copiei a carta do bebê da internet, coloquei numa caixinha com um macacão e o teste embaixo... Foi uma emoção tão grande, ele chorou tanto, mas tanto que achei que ia dar um treco nele... Era algo que esperamos a muito tempo, só eu e ele sabemos tudo que passamos até aqui pra conseguir esse positivo, ele sempre foi um grande companheiro, era o sonho da nossa vida...
Meu bebê foi sonhado por muito tempo, eu confiei na promessa que Deus tinha me feito há uns anos atrás, porque se tem uma coisa que uma tentante nunca pode perder é a fé... Ela nos faz crer no impossível.
Já fiz minha primeira ultrassom; escutar os batimentos do coração do meu bebê foi algo indescritível... Testemunhei na igreja meu milagre, porque assim com Sara clamou a Deus por um filho, eu também clamei e Deus me abençoou, Ele ouviu a minha oração... Não tenho dúvidas que a Low Carb e as vitaminas foram essenciais para vir meu positivo, em 3 meses consegui mudar e preparar meu corpo, o que durante 8 anos eu não tinha conseguido... Low Carb mudou minha vida, minha história... Low Carb é agora meu estilo de vida... Agora gestante, tenho seguido sim, a Low Carb, me permiti incluir os carboidratos do bem e abri o leque das frutas, descascar mais e desembalar menos, comer comida de verdade, esse é o nosso lema...

Hoje com 36 anos, sei que passei pelo deserto, mas não passei sozinha, Deus esteve o tempo todo comigo... Não desista, creia no seu milagre, passe o tempo que for, pra mim foram 8 anos, 8 longos anos... mas Deus sabe o momento certo da sua vitória chegar!


-------------

Um comentário:

  1. Que maravilha! Muito feliz por ela. Já havia lido que a low carb é ótima para a fertilidade e saúde em geral. Eu pratico sem muita rigidez. Lendo esse relato, animei de procurar um nutricionista e seguir a dieta mais a risca! Preciso perder ainda uns 10kg pra me manter no peso ideal para a minha altura, mas no início do ano eu fiz a low carb + jejum intermitente por um tempo e emagreci 10kg. Faltam mais 10 :)

    ResponderExcluir