segunda-feira, 27 de março de 2017

As melhores dicas para aumentar a espessura do endométrio de forma natural

Olá tentantes, tudo bem com vocês?

O endométrio é a camada do útero que espessa na preparação para a implantação do embrião fertilizado. O endométrio é também a camada que se descama durante a menstruação. O estrógeno é responsável pela criação de um endométrio espesso e rico em sangue. Se os níveis de estrogênio não forem adequados, o revestimento uterino permanecerá fino. Um revestimento uterino adequado e sadio tem pelo menos 8 mm de espessura. Abaixo disso, os médicos consideram inadequado.
Um endométrio espesso e saudável é necessário para um ciclo menstrual e uma gravidez saudável. Um óvulo fertilizado precisa que o revestimento do útero (endométrio) tenha uma certa espessura para se implantar e começar a crescer. Então, o que fazer se o endométrio é fino? Existem muitas terapias naturais para ajudar a aumentar a espessura e a saúde do revestimento uterino.

Um revestimento uterino fino é um sinal de que o útero não está funcionando corretamente. Com o tempo isso enfraquece o útero. Existem ervas que têm uma ação direta sobre os músculos uterinos, estimulando suavemente o útero, que ao longo do tempo ajuda a fortalecê-lo.

Quais são as causas de um endométrio fino?

Existem 5 principais causas. São elas:

1. Estrogênio baixo 
Para o endométrio engrossar ele depende de níveis adequados de estrogênio. Na verdade, todo o ciclo menstrual depende de níveis adequados de estrogênio. Mulheres que não menstruam (amenorréia) muitas vezes têm um revestimento uterino fino devido a baixos níveis de estrogênio.

Se você está tentando engravidar, é uma boa idéia testar seus níveis de estradiol e medir a espessura do útero através de uma ultrassonografia transvaginal.

Se for constatado que você tem um revestimento uterino fino, a maioria dos médicos irá receitar medicamentos à base de estrogênio para ver se o endométrio responde bem e engrossa. Se isso não funcionar, então pode ser que o fluxo sanguíneo está comprometido ou os tecidos endometriais estão danificados.

2. Fluxo sanguíneo inadequado
Há uma variedade de razões para que o fluxo de sangue no útero esteja comprometido. Se o útero não está recebendo fluxo sanguíneo adequado, poderá não ser capaz de criar um endométrio espesso o suficiente a cada ciclo. Aqui estão algumas razões de baixo fluxo sanguíneo, que poderá ser responsável por um revestimento uterino fino: estilo de vida sedentário, miomas uterinos, embolização uterina, constrição da arteria uterina, etc.

3. Tecido endometrial pobre (sem saúde)
Danos por infecção, cirurgia ou doença podem causar danos aos tecidos do endométrio. Este dano também pode comprometer o fluxo sanguíneo do endométrio, bem como como o funcionamento do endométrio. Causas: Infecção e doença pélvica inflamatória (DST, infecção bacteriana), curetagem, tecido cicatrizado e/ou com adesões, cirurgias, cesárea, aborto.

4. Uso repetido de Clomid
Clomid é uma medicação usada para estimular a ovulação. É um dos primeiros medicamentos sugeridos pelos médicos para casais que estão na luta para engravidar. Em algumas mulheres, o uso repetido de Clomid mostrou causar um endométrio fino. A função do Clomid é enganar o organismo e forçá-lo a agir como se os níveis de estrogênio fossem baixos, o que estimula a produção de GnRH, que sinaliza para a pituitária aumentar o FSH. O resultado esperado deve ser a ovulação. O Clomid parece ser ótimo para estimular a ovulação, mas e o fato de que ele é anti-estrogênico?

O uso repetido de Clomid, especialmente quando usado por 3 ciclos seguidos, pode bloquear a estimulação do estrogênio, hormônios responsável por engrossar o endométrio. O Clomid contém dois isômeros. Os isômeros são compostos que contêm a mesma fórmula molecular, mas diferentes fórmulas estruturais. Isômeros geralmente têm ações diferentes. Quando uma mulher interrompe o uso de Clomid, um dos isômeros deixa o corpo em uma semana; o outro permanece, agindo como um antiestrogênico por até seis semanas. O uso repetido de Clomid provoca um acúmulo deste isômero resultando em um revestimento uterino fino. Esta ação sobre os níveis de estrogênio também pode impedir a ovulação natural em ciclos futuros, inibindo realmente a concepção. Sugere-se dar ao corpo uma pausa de Clomid por pelo menos 6 semanas para eliminar esse isômero restante do corpo.

Lembre-se que o Clomid poderá ajudá-la a engravidar imediatamente, mas não resolve a raiz do problema de fertilidade. Ele dá um impulso temporário, funciona como um um band-aid, mas o Clomid não pode resolver problemas relacionados à infertilidade.

5. Uso de pílula anticoncepcional
O uso prolongado de contraceptivos orais contendo quantidades mais elevadas de progestina tem sido associado ao desbaste do revestimento uterino e à atrofia uterina. Quanto mais tempo uma mulher usa progestina, aumenta a chance de um endométrio fraco e fino.

Ervas e suplementos para aumentar a espessura do endométrio e fortalecer o útero 
Ao selecionar ervas e suplementos para construir, nutrir e proteger o revestimento uterino, precisamos considerar as diferentes ações que eles têm. Pense em ervas e suplementos que promovem a circulação, suporte adequado de níveis de estrogênio (fitoestrógenos), são ricos em ferro para o sangue, e aqueles que têm uma ação direta sobre o útero. 

Trevo vermelho (partes aéreas) (Trifolium pratense): O trevo vermelho, rico em cálcio e magnésio ajuda a melhorar a função circulatória nos órgãos reprodutivos. É também considerada uma das melhores ervas de purificação do sangue, além de ser rico em vitaminas, minerais e isoflavonas, um tipo de fitoestrógeno que ajuda a proteger o corpo de xeno-hormônios (hormônios estranhos). O Trevo Vermelho ajuda também na função do fígado e do rim para o equilíbrio hormonal e a desintoxicação de poluentes.

Shatavari (Asparagus racemosus): Os principais componentes do Shatavari são as saponinas esteróides, conhecidas por ajudar a regular os níveis de estrogênio. O Shatavari é uma erva adaptógena que ajuda o sistema imune a ter uma resposta  adequada ao estresse. Esta planta é um fitoestrogénio. Fitoestrogénio ajudam a proteger o corpo de xeno-hormônios que causam desequilíbrio hormonal.

Geléia Real: Um estudo feito no Japão e publicado em 2007 mostra que a geléia real tem a propensão de imitar o estrogênio humano, ajudando aqueles que sofrem de baixos níveis de estrogênio. Este estudo também mostrou um potencial para aumento do tamanho das células uterinas nos ratos estudados. Embora haja necessidade de mais estudos para demonstrar todo o potencial do consumo de geléia real na saúde uterina, este é um excelente produto para mulheres com músculos uterinos fracos ou endométrio fino.

Sementes de linho (Linum usitatissimum): As sementes de linho contêm lignanos, que são o segundo grupo mais forte de fitoestrógenos. O linho também é rico em fibras. Estudos têm demonstrado que a combinação dos lignanos e fibras do linho ajudam a remover o excesso de estrogênio do corpo, ao mesmo tempo, protegendo-o de Xenoestrógenos.

Maca peruana (raiz) (Lepidium meyenii): A maca ajuda a controlar o estrogênio no organismo. Níveis adequados de estrogênio são essenciais para a construção do endométrio na preparação para a ovulação e concepção.

Raiz de Yam selvagem (Dioscorea villosa): O inhame selvagem pode auxiliar o organismo na produção equilibrada de estrogênio além de contribuir para a função adequada do útero.

Folha de framboesa (Rubus idaeus): A folha de framboesa trabalha para tonificar os músculos uterinos. Uma das melhores ervas para a saúde uterina, podendo inclusive ser usada alguns meses antes da concepção.

Raiz de Dong Quai (Angelica sinensis): Tonifica e fortalece o útero, regulando os hormônios e melhorando o tempo do ciclo menstrual.

Óleo de prímula (Oenothera biennis): Também conhecido como óleo de onagra, o óleo de prímula é muito conhecido por reduzir os sintomas da TPM. Também é bem famoso entre as tentantes por aumentar o famoso muco cervical. O muco cervical é de extrema importância para sobrevivência e mobilidade dos espermatozóides dentro do útero. A prímula também é indicada para casos de SOP (Síndrome do Ovário Policístico) e endometriose. O óleo de prímula têm um efeito direto sobre as células uterinas, porque ele trabalha com a contração e o relaxamento do tecido do músculo liso. Esta ação é tonificante para os músculos uterinos.

Agripalma (partes aéreas) (Leonurus cardiaca): Também conhecida como cauda-de-leão, foi descobriu-se que essa erva funciona como um suave estimulante para o útero, enquanto também o ajuda a trabalhar de forma eficiente.

Leia o artigo original aqui.

11 comentários:

  1. Adorei este post!!! Adorei conhecer seu blog... vou seguir!

    Eu tive um trabalho para engrossar o endométrio... falei disso. Enfim amei as dicas =)

    beijos e linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tendo um trabalhão p engrossar meu endométrio, oq vc fez, nada funciona comigo

      Excluir
    2. Estou no 4 ciclo de clomid.mais eu ovulo normal sem ele, o medico me passou clomid para ajudar a ovular por mais tempo ja q o espermograma do meu marido eh baixo, mais agora meu ultero afino, ele me passou outro remedioo p engrossar, nao quero mais remedios queria algo natural, alguma indicacao

      Excluir
  2. Qual a maneira correta de consumir a macA peruana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu esposo esta tomando para aumentar a qtdade de espermatozoide ele faz uma vitamina de frutas e coloca um colher de chá,mais vou passar a tomar tbm.depois da.materia!

      Excluir
    2. Eu tomo de duas a tres capsulas de 200mg ao dia.a mg correta eh de iniciar com 500 ateh 1200mg.mais tomo as 500 fracionadas para o organismo absorver melhor

      Excluir
  3. Tomei Selene por 10 anos e decidi engravidar. Parei a cartela dia 24/11/2017 (tinha tomado apenas 7 comprimidos) a menstruação desceu (novamente) no dia 27/11/2017 durou 5 dias... No dia 13/12/2017 (17° dia do ciclo de 28 dias) fiz uma ultra que deu um folículo no ovário direito de 23,8mm, mas o meu endométrio está fino cerca de 4,18 mm...
    Estes valores são normais para um primeiro ciclo sem anticoncepcional?
    Detalhe: antes do anticoncepcional meu ciclo era reguladissimo de 28 dias, com base nisso achei q eu ovularia dia 10/12/2017... Mas com este fóliculo presente acho que terei uma ovulação tardia ou não vou ovular, sendo que, não apresento muco cervical... Inclusive nos dias 07 e 08/12/2017 tive o muco clara de ovo, achei que era ovulação.
    Alguém que possa me tirar esta dúvida?
    Achei mesmo que ovularia dia 10/12...

    ResponderExcluir
  4. Isso são chas ? onde encontrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Responder essas dúvidas são difíceis qdo ma Vdd gostaríamos de saber td q acontece com nosso corpo.Mas a maca peruana tem ela em pó e cápsulas eu optei pela a capsula tem outros como o chá de dente de leão,chá verde dizem q esse é ótimo para engrossar o endométrio tem q ser tomado 3 dias antes da menstruação.Esses chãs são encontrados em lugares q vendem apenas esses tipos caseiros de chá.

      Excluir
  5. Maca peruana é tomada antes ,durante ou depois da menstruação em cápsula.

    ResponderExcluir
  6. Dia da minha última menstruação foi dia 18/03 dia 17/04 fiz um exame de farmácia deu positivo no dia seguinte fiz o beta deu positivo
    Hj 27/04 tive um sangramento forte até cm pequenos pedaços de sangue
    Fui pra Maternidade fiz uma trans e não foi encontrado nada,mas eu ouvi a moça falar em endométrio tipo cerca de 8mm eu acho
    Em fim desceu tudo e acho q nunca estive grávida 😭 o q aconteceu?🙏

    ResponderExcluir