segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Perguntas e respostas sobre fertilidade - Tudo o que você queria saber mas nunca teve coragem de perguntar

Alô, turminha animada.

Um post bem bacana pra vocês, logo na segunda-feira!

Esse é um post com perguntas comuns que recebemos diariamente nos grupos de tentantes do WhatsApp. Pra facilitar, iremos responder todas num único post. Fiquem à vontade para contribuir com as perguntas, não tenha vergonha de perguntar, se você se calar, nunca saberá a resposta! Se estiver com vergonha, comente de forma anônima neste post. =)

A maioria das perguntas vão ter a palavra "normal", porque é assim que geralmente são feitas. Tendemos a achar que algo de anormal está acontecendo conosco quando não conseguimos nos inserir em determinados padrões, e isso acontece muito com as tentantes, principalmente quando comparam seus sintomas e seus gráficos com os de outras mulheres.

Vamos às perguntas!

1. É normal minha temperatura oscilar [na fase folicular, na fase lútea, durante todo o ciclo]?
É perfeitamente normal a oscilação de temperaturas, nosso corpo não é uma máquina que mantém sempre a mesma temperatura. Sofremos interferência dos hormônios, do ambiente e até mesmo do clima. Porém, fique atenta aos seguintes sinais:

  • Ciclos muito extensos (mais de 40 dias);
  • Ciclos anovulatórios;
  • Diferenças bruscas nas TBs entre um dia e outro;
  • Temperatura não atinge mais do 36,6ºC.
Esses sinais podem indicar uma disfunção na tireóide. Se você observar pelo menos 1 desses sinais por mais de 1 ciclo, recomendamos procurar um médico (eu indico sempre os ortomoleculares), e realizar exames. Exames indicados: TSH, T3 livre, T4 livre, Anti-TPO, Anti-TG. É importante também dosar a ferritina, pois ela desempenha papel importante no bom funcionamento da tireóide.

Veja um exemplo de gráfico com 3 dessas condições: 
A usuária desse gráfico relatou também ser portadora de SOP. A quantidade de testes de ovulação positivos, também é um forte indicativo de SOP. Nas portadoras de SOP, geralmente há uma produção demasiada do Hormônio luteinizante (LH, detectado pelos testes de ovulação) em proporção superior à do Hormônio Folículo Estimulante (FSH).
2. Quais são as principais regras para a aferição da temperatura basal?

São 5: medir pela manhã; dormir no mínimo 4h de sono profundo antes de medir; medir todos os dias no mesmo horário (uma diferença de meia hora pra mais ou pra menos não parece interferir de forma significativa); não falar e nem se movimentar antes de realizar a medição; usar um termômetro digital. A sexta regra, embora não seja obrigatória, recomendamos fortemente: medir via vaginal.

3. Qual é o melhor horário para medir a temperatura basal?
A principal regra sempre deve ser mantida: mínimo de 4h de sono antes de medir. Porém, não recomendamos medir após às 6:30h ou 7:00h da manhã, principalmente no verão. Se o teu quarto recebe o sol da manhã (leste), e você mede a temperatura às 8:00h, ela tende a dar um valor maior. Razões para isso: o ambiente tende a ficar mais quente (por conta da parece aquecida pelo sol da manhã) e o próprio sono tende a ser mais leve. Provavelmente não haverá diferença se você dormir todos os dias com o ar condicionado na mesma temperatura. Dessa forma, recomendamos que a medicação da temperatura ocorra entre às 4:00h e 6:30h da manhã.

4. A TB deve abaixar sempre que a menstruação descer?
Não necessariamente. Às vezes ela abaixa no dia seguinte. Às vezes ela vem abaixando nos dias anteriores. É perfeitamente normal a menstruação descer com uma temperatura de 36,8ºC. No entanto, uma queda brusca no final da fase lútea, é um indicador de que ela pode estar a caminho.

5. É normal a TB se repetir por vários dias seguidos?
É completamente normal, não há nada para se preocupar e não tem nenhuma relação de temperaturas estáveis com gráficos que resultaram em gravidez ou não.

Exemplo de gráfico, com temperaturas estáveis, que resultou numa gravidez.
6. É normal ter vários dias de muco eggwhite/watery? É normal ter apenas um dia de muco eggwhite/watery?
É perfeitamente normal as duas situações. Tem muco, a regra é simples: se joooooga no namoro!

7. A menstruação indica que houve ovulação?
Não necessariamente, embora seja comum acreditar que sim. A menstruação pode descer normalmente e não ter havido ovulação. São os chamados ciclos anovulatórios, e podem acontecer com qualquer mulher. É comum até 2 ciclos anovulatórios por ano.

8. A ausência da menstruação indica um ciclo anovulatório?
Nós apenas podemos dizer que um ciclo foi anovulatório quando descer a menstruação. Enquanto a menstruação não descer, há possibilidade de ovular. Nesse caso a ovulação será tardia, e poderá acontecer, por exemplo, no 20DC, no 35DC ou no 58DC.

9. É possível engravidar sem menstruar?
Sim. Isso é comum em mulheres que tem ciclos muitos longos ou SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos). Em algum momento do ciclo a mulher acaba ovulando (pode ser no 236º dia do ciclo), tem relações sexuais desprotegida nesse período, e acaba engravidando.

10. Posso tomar vitex com maca peruana? Posso tomar a duplinha com o vitex? Posso tomar o tribullus com a fórmula Sophia? Veja nossas indicações em relação aos fitoterápicos e vitaminas:

  • Vitex com maca peruana/dupla homeopática/tribullus: escolha apenas um. Todos esses fitoterápicos possuem ação bastante forte no organismo e trabalham melhor sem a interferência do outro.
  • Vitex com clomid/indux/antibiótico/etc: não combine Vitex com nenhuma outra medicação, principalmente as de indução hormonal. Isso pode resultar em uma grave condição chamada síndrome de hiper-estimulação ovariana. Os ovários podem ir à falência.
  • Óleo de prímula com óleo de copaíba: escolha apenas um. Se a prímula não funcionou para você, ou secou o pouco muco que você tinha, tente usar o óleo de copaíba no próximo ciclo.
  • Vitex/dupla homeopática/maca peruana/óleo de prímula/antibiótico/indutor com fórmula Sophia: A fórmula Sophia, ou qualquer outra vitamina e mineral, podem ser tomados normalmente com qualquer fitoterápico ou medicamento.

11. Estou sentindo dores nos seios, "pé da barriga", tonturas, enjôos... pode ser gravidez?
Se você está sentindo esses sintomas, provavelmente você está na fase lútea ou está com a menstruação atrasada. Nós sempre dizemos nos grupos: não se apegue a sintomas. Esses "sintomas" nada mais são que o efeito da progesterona no organismo. A progesterona se eleva após a ovulação, estando a mulher grávida ou não. Esses sintomas também são bem típicos da TPM, e um indicativo de que a menstruação possa estar chegando.

12. Pode aparecer muco creamy antes/depois da ovulação/menstruação?
É perfeitamente normal ter muco creamy em várias fases do ciclo menstrual. No entanto, ele é mais comum após a ovulação, na fase lútea, quando há um aumento da progesterona. Ele pode aparecer para todas as mulheres e não tem nenhuma relação com gravidez. Você pode ter esse muco e não estar grávida como pode não ter nenhum muco e estar grávida.

13. Qual a diferença entre muco creamy e corrimento vaginal? 

  • Muco cervical (secreção natural):
    • É doença? Não, toda mulher tem secreções normais que deixam a vagina naturalmente úmida.
    • Precisa de tratamento? Não.
    • Existe uma época que pode ser mais intensa? Sim. No meio do ciclo menstrual, um pouco antes e logo após a menstruação.
    • Coça? Não.
    • Arde? Não.
    • Dói durante o sexo? Não.
    • O cheiro é muito forte? Não. Toda secreção tem um cheiro natural, que varia de mulher para mulher, mas não chega a incomodar.
    • Qual é a aparência? Branca ou transparente, fluida ou similar à clara de ovo crua.
  • Corrimento vaginal:
    • É doença? Não. Mas é um indicador de doenças que podem ser sexualmente transmissíveis (ou não), como a candidíase.
    • Precisa de tratamento? Sim, com medicamentos. O homem com quem você se relaciona precisa ser medicado também.
    • Existe uma época que pode ser mais intensa? O seu organismo manifesta os sintomas de alguma doença com o corrimento.
    • Coça? Sim.
    • Arde? Sim
    • Dói durante o sexo? Sim.
    • O cheiro é muito forte? Sim, e chega a incomodar.
    • Qual é a aparência? Branca, amarela ou esverdeada.

14. Se eu namorar no dia da ovulação terei mais chances de engravidar?
Não. As pesquisas mostram que os melhores dias para ter relações sexuais que resultem numa gravidez são os 3 dias anteriores ao Peak Day (veja a próxima pergunta sobre o peak day).

Essa tabela abaixo mostra a probabilidade de conceber a cada dia:

15. O que é o Peak Day?
O Peak Day, traduzido como Dia do Pico, também chamado de Dia do Ápice (método de Billings) é o dia mais fértil do ciclo de uma mulher. O Peak Day é o último dia em que ela tem uma sensação vaginal lubrificante ou produz fluido cervical fértil. Ou seja, é o último dia que a mulher tem um muco cervical fértil antes de ele regredir para um muco infértil (normalmente dry-seco ou creamy-creme).

É chamado de "Dia do Pico" porque denota seu dia máximo de fertilidade. Geralmente ocorre dentro de um ou dois dias antes da ovulação. Dessa forma é importante ressaltar: o Peak Day não é necessariamente o dia da ovulação. É o dia em que a relação sexual tem maiores chances de resultar em uma gravidez. O Peak Day pode acontecer tanto dois dias antes da ovulação como dois dias após a ovulação. Às vezes ele pode coincidir com o dia da ovulação.

Veja a tabela abaixo que mostra as probabilidades de se conceber em relação ao peak day e em relação ao shift da temperatura basal. Caso não saiba o que é o Método da Temperatura Basal (ou Método Sintotermal), clique aqui.

Você poderá usar a tabela da pergunta anterior para ajudá-la a identificar os melhores dias para ter relações sexuais.

16. Sexo oral durante o período fértil atrapalha de alguma forma para engravidar?
Alguns estudos mostram que grandes quantidades de saliva podem prejudicar a motilidade do esperma em um casal com dificuldades de engravidar. Isso pode ser verdade para um homem que já tem uma diminuição da contagem de esperma. Mas na maioria dos casos, se o homem tem uma contagem normal de esperma e motilidade, não deve atrapalhar.

Se você tem tentado engravidar por vários meses sem sucesso, tente evitar o sexo oral para ver se isso ajuda você a conceber.

17. Lubrificante comum atrapalha para engravidar?
Alguns lubrificantes afetam a capacidade do esperma para alcançar o muco cervical e o óvulo. Isso pode prevenir a gravidez. Se você faz questão de usar um lubrificante, recomendamos os lubrificantes amigáveis, que nutrem o esperma e melhoram sua motilidade, como o Pre-Seed e o Conceive Plus.

18. É verdade que ficar com as pernas para cima, após a relação sexual, ajuda a engravidar?
Não há evidências de que ficar de 20-30min com os quadris levantados ajudem a engravidar. As células de esperma atingem as trompas de Falópio em poucos minutos após a ejaculação. E tenha em mente, uma única ejaculação pode conter até centenas de milhões de células de espermatozóide. Mesmo que um pouco escape quando uma mulher se levanta, isso ainda deixa milhões de células no corpo. Porém, usamos uma regrinha básica: se não ajuda, ao menos não atrapalha. Como tentante gosta de segurança, não custa nada, né?

18. Sentir dores nos ovários, no período fértil, é um indicativo de ovulação?
Não necessariamente, embora esse seja considerado um sinal secundário de fertilidade (os sinais primários são os mais confiáveis). A chamada "dor de ovulação" pode acontecer antes, durante ou depois da ovulação. Pode também ser facilmente confundida com gases. E podem indicar também a presença de ovários policísticos (grande quantidade de cistos/folículos nos ovários). No entanto, se você sente essa dor todos os ciclos, no período fértil, ela poderá ajudá-la a identificar a ovulação.

19. Qual a espessura ideal do endométrio para engravidar?
É recomendada uma espessura acima de 7mm, porém ideal que esteja acima de 8mm.

20. Tenho restaurações de amálgama, posso tomar Lugol?
O ideal seria remover as restaurações de amálgama com um odontologista que siga o protocolo. Enquanto isso, opte pelo Kelp Iodine.

Kelp Iodine: 1 gota equivale a 12mg de iodo e 1 caps vem com 2 gotas, que é a dosagem diária, por isso a dosagem de 25mg. Se alguém receitar/ou ver pra comprar Kelp Iodine com menos de 12mg pode ter certeza que está adulterado. A dosagem mínima pra se tomar é de 1 gota por dia que equivale a 12mg.

21. Depois que comecei a usar Lugol o TSH aumentou, é normal?
Sim, essa alteração no TSH é o esperado, pois indica que o Iodo está sendo aproveitado. O TSH deve permanecer alterado por 6-12 meses, enquanto isso monitore os níveis T4, T3 e T3 Reverso.

22. Qual horário tomar a fórmula Sophia/Thor?
Pode-se tomar qualquer horário, desde que seja junto de uma fonte de gordura boa para absorção da vitamina D3, que é lipossolúvel. Pode-se consumir junto com 1 colher de sopa de óleo de côco, por exemplo. Outra opção é tomar logo após o almoço, desde que essa refeição tenha alguma fonte de gordura, como por exemplo, carne com gordura, azeite, queijo gordo, etc.

[POST EM CONSTRUÇÃO]
Façam suas perguntas nos comentários! =)

4 comentários:

  1. Bom dia,Flor.
    Gostaria de saber se posso tomar maca peruana e saúde da mulher?
    E o óleo da copaíba?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, Nina. Pode tomar os 3. Mas lembre-se que cada um tem a época correta do ciclo para tomar.
      Bjo.

      Excluir
  2. Ola to numa duvida e escape nidacao estou gravida .
    Minha mentruacao e de 5 dias sempre
    Dia 03/07 veio
    Dia 9/08veio
    Dia 8/09 veio porem essa veio diferente sem fluxo fraca escura apenas no primeiro dia ainda sujou o absorvente porem no priemeiro dia ao fazer xixi saiu um pequeno coagulo depois mas nada so sujavs a calcinha .tive relacao sem preven ao nos dias 3 4 6 7 de setembro o que pode ser isso ?

    ResponderExcluir
  3. Como posso fazer pra engrossar meu endométrio

    ResponderExcluir